EUA e Europa: Seguro viagem é obrigatório?

Seguro viagem é obrigatório em alguns países e em outros não, mas a verdade é que o ideal é sempre contar com um, não importa pra onde você vá. Falando especificamente dos Estados Unidos e Europa, existem algumas diferenças que você precisa prestar atenção.

No Estados Unidos o seguro viagem NÃO É OBRIGATÓRIO. Mas, ao mesmo tempo, o país é um dos lugares mais caros do mundo para receber atendimento médico. Ou seja, qualquer possível acidente ou imprevisto que acontecer na sua viagem pode significar um grande estrago no seu orçamento. Por isso, o mais indicado é ter a proteção de um seguro se você for viajar pra lá.

Por outro lado, na Europa o seguro viagem É OBRIGATÓRIO. O que muda é o valor mínimo da cobertura que pode variar de um país para outro. No Velho Continente esse valor deve ser de pelo menos 30 mil euros (para assistência médica por doenças ou acidentes) para países que fazem parte do Tratado de Schengen.  Na Irlanda, que não faz parte do acordo, por exemplo, esse valor cai para 25 mil euros. O Reino Unido também não faz parte mas exige o mesmo valor mínimo: 30 mil euros.

Seguro-viagem-é-obrigatório
Ter um bom seguro viagem é fundamental para evitar despesas inesperadas fora do Brasil

CONTRATE O SEU SEGURO VIAGEM AQUI PELO MELHOR PREÇO. AJUDE O BLOG A CONTINUAR CRESCENDO!


O que é o Tratado de Schengen?

O Tratado de Schengen é um acordo feito por diversos países da Europa que permite, entre outras coisas, a livre circulação de turistas. Isso significa que se você for pra Europa e desembarcar em Portugal, poderá viajar por todas essas nações que fazem parte desse grupo sem a necessidade de outros vistos ou autorizações. E é por isso também que um mesmo seguro viagem vale para todos os membros do acordo.

Para que você fique sabendo, os países que fazem parte desse grupo são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia.

Além desses, ainda existem mais quatro membros associados: Liechtenstein, Islândia, Noruega e Suíça. A diferença é que, ao contrário da maioria, esses 4 países partilham do Acordo de Schengen mas não fazem parte da União Europeia. Já Mônaco, San Marino e o Vaticano não fazem parte de nenhum desses grupos mas mantém suas fronteiras abertas.


Estados Unidos

Seguro-viagem-é-obrigatório-EUA
Nos EUA o seguro viagem não é obrigatório mas é recomendado

Agora voltando a falar dos EUA, o principal pensamento que você deve ter é que investir dinheiro em um seguro é sinônimo de economia. Isso porque, como eu já falei, os serviços médicos por lá são bem caros e qualquer pequeno acidente pode representar um grande baque no seu bolso. Por isso mais vale gastar um pouco com um seguro do que gastar muito com as contas de um hospital local.

Só para ficar mais claro, uma consulta médica simples nos Estados Unidos pode custar até 450 dólares e uma diária em um hospital pode beirar os 3 mil dólares! Isso sem falar em gastos com internações e cirurgias, que são muito maiores. Já um seguro viagem com uma ótima cobertura pode te custar cerca de 20 reais por dia de viagem (o valor exato varia de acordo com a cobertura escolhida). Qual te parece a melhor opção?

Dica: para os EUA, o ideal é que o seguro viagem tenha uma cobertura mínima de 100 mil dólares para despesas médicas/hospitalares. Além disso, também é recomendado incluir no seu pacote um seguro especial para acidentes de carro, caso você pretenda alugar um por lá.

Europa

Seguro-viagem-é-obrigatório-Europa
Na Europa o seguro viagem é obrigatório

Se você decidir desembarcar na Europa sem um seguro viagem pode ser que você seja mandando de volta pro Brasil no primeiro voo disponível. A apólice do seguro é um dos documentos que os agentes poderão te pedir assim que você passar pela imigração. Na verdade, a chance de isso acontecer é bem baixa, mas existem. Vai depender basicamente da sua sorte. Então em hipótese alguma decida correr esse risco!

O que um seguro viagem ideal deve incluir?

Tanto para os EUA quanto para a Europa, antes de fechar o seu seguro você deve analisar qual é a cobertura básica do mesmo. O ideal é que ele ofereça pelo menos esses três serviços fundamentais:

  • Assistência médica por doença ou acidente
  • Assistência funerária
  • Repatriação

Além desses, outros itens interessantes e que podem fazer toda a diferença lá na frente, dependendo das suas necessidades, são:

  • Assistência odontológica
  • Extravio e atraso de bagagem
  • Reembolso para cancelamento de viagem
  • Extensão de internação hospitalar
  • Cobertura de doenças preexistentes
  • Assistência jurídica

Outro diferencial muito importante é prestar atenção se o seguro que você pretende contratar oferece serviço de atendimento em português. Nas hora do nervosismo isso pode fazer toda a diferença.

ENCONTRE PASSAGENS AÉREAS COM O MELHOR PREÇO AQUI!

E como escolher o melhor seguro?

Aqui não tem jeito, o segredo é realmente pesquisar bastante. Isso porque uma diferença de 5 reais por dia de um seguro para outro pode representar uma série de benefícios que você poderá ter ou não.

No Brasil, existem diversas seguradoras oferecendo diferentes pacotes com várias coberturas disponíveis. As mais conhecidas são: Assist Card, Mondial, STB, Tourist Cart, Itáu Seguros, Bradesco Seguros, Travel Ace, entre outras.

Mas a maneira mais prática de comparar preços e coberturas é utilizando os serviços de algum comparador online, que com toda certeza vai facilitar e muito a sua busca. Duas das plataformas mais conhecidas disponíveis são a SegurosPromo e a Real Seguros.

Basicamente é só acessar um desses sites, indicar o seu destino e o número de dias que você pretender passar por lá. Depois disso você já conseguirá ver todas as opções disponíveis e comparar não só as diferenças de preços, como também de cobertura. Simples!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Posts Relacionados