Qual é a melhor época para visitar Santiago?

A capital do Chile é uma daquelas cidades que em cada estação do ano oferecem uma experiência totalmente única para os visitantes. Por isso que a melhor época para visitar Santiago vai depender principalmente do que você pretender ver e fazer por lá.

Antes de mais nada, a primeira coisa que você precisa saber é que o Brasil e o Chile compartilham das mesmas estações. Ou seja, verão, inverno, outono e primavera aqui e lá acontecem nos mesmos meses. A grande diferença é que por lá essas estações são muito melhor definidas que aqui.

melhor-época-para-visitar-Santiago

CONFIRA AQUI AS MELHORES OFERTAS DE PASSAGENS PARA CANCÚN.  AJUDE O BLOG A SEGUIR EXISTINDO!

E pra quem não curte tanto calor, já adianto que em Santiago, mesmo no verão, as temperaturas não costumam passar dos 30ºC. Já as mínimas para essa época do ano são surpreendentemente baixas, na casa dos 11º C.

No inverno, as temperaturas variam entre 0ºC e 13ºC, sendo bem difícil se deparar com temperaturas negativas. Outra vantagem é que mesmo nessa época, as tardes costumam ser mais amenas e até pode aparecer um solzinho. Agora uma coisa que nem todo mundo vai gostar: uma característica bem marcante do inverno santiaguino é a chuva, que ocorre com mais frequência nos meses de junho e julho.  Já o restante do ano é bem seco.

IMPORTANTE: Ao final deste post, vou deixar o contato da empresa que sempre utilizo quando vou a Santiago. Consegui um desconto especial para todos os leitores do blog com eles.

Afinal, qual é a melhor época para visitar Santiago?

Além das condições climáticas, as coisas mais importantes a se levar em consideração na hora de escolher a melhor época para visitar Santiago são as datas comemorativas na cidade e a demanda de turistas (alta e baixa temporada). E claro, como eu já havia falado, qual é o seu objeto principal na cidade.

Você pretende visitar apenas a cidade ou quer fazer outros programas como conhecer as cidades litorâneas próximas, esquiar ou curtir as vinícolas incríveis que ficam próximas de Santiago? Para cada uma dessas atrações existe um período do ano mais adequado. Confira:

Esquiar

Se o seu objetivo principal é utilizar Santiago como ponto de partida para as estações de esqui da Cordilheira dos Andes, não tem outra: viaje no inverno! Não dá pra dizer exatamente quais são os melhores meses para esquiar porque tudo depende do montante de neve acumulado e das condições climática de cada ano.  Mas no geral, o melhor período para isso vai do final de junho até o final de setembro ou início de outubro. Agora se você quiser ver neve sem sair de Santiago, já adianto que vai ser difícil! Já até aconteceu, mas é bem raro nevar na cidade.

melhor-época-para-visitar-Santiago

Visitar o litoral

Um passeio muito procurado por quem visita Santiago é o bate-volta para as vizinhas Viña del Mar e Valparaíso, a terra de Pablo Neruda. A pouco mais de 100 km de distância da capital chilena, essas duas cidades, apesar de coladas uma na outra, encantam pela diferença absurda entre elas. Mas para aproveitar melhor, a melhor época para visitá-las é o verão. Assim dá pra passear livremente pelas ruas e aproveitar cada detalhe. Mas se sua ideia é nadar no Oceano Pacífico, cuidado: as águas são geladas em qualquer estação do ano!

Vinícolas

Se você não quiser deixar de provar os melhores vinhos chilenos direto da fonte, o verão e o início do outono são os melhores períodos para visitar as famosas vinícolas que ficam próximas de Santiago. Na verdade elas podem ser visitadas durante todo o ano, mas é nessa época que o turista pode se deparar com as parreiras ainda verdes e até participar da colheita.

Você só que ficar em Santiago mesmo?

Se a sua ideia é visitar apenas a cidade de Santiago e focar em seus parques, cafés e museus, os meses da primavera (outono e novembro) e do outono (março e abril) são os mais adequados. As temperaturas são mais amenas e você não vai encontrar nem tanto frio e nem tanto calor.

Alta e baixa temporada

Outra coisa muito importante é saber quais são os meses de alta e baixa temporada na cidade. Isso porque, obviamente, quanta mais gente “disputando” a cidade com você, mais caras ficarão as coisas, inclusive hospedagem e passagens aéreas. Então anote aí: março, abril e maio são considerados os meses de baixa temporada. Se o seu objetivo é curtir Santiago gastando o menos possível vale a penas organizar a sua viagem para essa época do ano. Já os meses de verão e inverno são os de alta temporada.

 

melhor-época-para-visitar-Santiago

CONTRATE O SEU SEGURO VIAGEM AQUI PELO MELHOR PREÇO. AJUDE O BLOG A CONTINUAR CRESCENDO!

Feriados

Nos feriados em Santiago é comum que a cidade fique completamente parada, inclusive as coisas que podem afetar diretamente os planos do turista como lojas, restaurantes e museus. As principais datas festivas por lá são:

  • Ano Novo
  • Dia do Trabalhador (1º de maio)
  • Natal
  • Sexta-feira da Paixão
  • Páscoa
  • Fiestas Pátrias

As Fiestas Pátrias acontecem nos dias 18 e 19 de setembro. É uma ótima oportunidade de ver a cultura chilena espalhada por toda a cidade de Santiago com muita comida, bebida e danças típicas. Mas por outro lado, TUDO FECHA! E ao mesmo tempo os preços dos hotéis sobem bastante porque gente de todo o Chile procura a capital para curtir esse feriado.

Já no Ano Novo a cidade fica vazia, já que quase todo mundo procura comemorar a passagem do ano nas vizinhas Viña del Mar e Valparaíso.

E aí, conseguiu decidir qual é a sua melhor época para visitar Santiago? Deixe sua resposta nos comentários!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Faça aqui a cotação com a agência 321 Chile e garanta nosso desconto especial!

Número de pessoas:

Data:

Posts Relacionados