Qual é a melhor época para viajar para Portugal?

Afinal de contas, qual é a melhor época para viajar para Portugal? A resposta para essa pergunta, viajantes, vai depender principalmente de três fatores: o clima, a região e a quantidade de turistas que estarão “disputando” espaço com você. Entenda mais sobre cada um desses quesitos agora!

Clima

Portugal tem um clima mediterrâneo e isso faz com que o país tenha uma das médias de temperaturas mais amenas da Europa. O inverno por lá é sim frio (em algumas regiões mais que outras), mas em comparação com o restante do continente, você não vai sofrer tanto com temperaturas extremas. E ainda vai pegar uns dias de céu bastante azul mesmo nessa época.

melhor-época-para-viajar-para-Portugal-Porto
Porto

CONFIRA AQUI AS MELHORES OFERTAS DE PASSAGENS PARA PORTUGAL.  AJUDE O BLOG A SEGUIR EXISTINDO!

Já no verão as temperaturas podem chegar aos 40º em algumas regiões. Quem curte praia e calor não vai se decepcionar na parte Sul do país, principalmente no Algarve. Outra vantagem dessa época do ano é que os dias são longos. Assim é possível aproveitar mais os passeios, seja nas praias, nos parques ou nas cidades. E mais: no verão costuma acontecer várias festas, festivais e outros eventos bem bacanas.

A época de chuva se concentra principalmente nos meses de outono (setembro a dezembro) e inverno (dezembro a março). Por outro lado, os meses de primavera (março a junho) e verão (junho a setembro) costumam ser mais secos.

Vale lembrar que as estações do ano em Portugal são invertidas em relação ao Brasil. Ou seja, quando aqui é verão,lá é inverno; quando aqui é primavera, lá é outono… e assim por diante.

Alta e baixa temporada

A alta temporada no país acontece entre maio e outubro. E com mais turistas nas ruas, os preços nos restaurantes, hotéis e atrações turísticas costumam subir consideravelmente. Em compensação, o bom tempo é quase 100% garantido. No final do ano, mesmo já sendo inverno, é considerado alta estação os dias de Natal e Ano Novo, devido as festas que acontecem principalmente nas maiores cidades portuguesas.

Já a baixa temporada, entres os meses de novembro e abril, costuma não ser tão quente, mas não se esqueça que estamos falando de Portugal. Ou seja, mesmo nesses meses você vai encontrar dias de sol, só que com a vantagem de os preços estarem um pouco mais em conta. A baixa temporada é ideal para quem pretender ir para Portugal para visitar as cidades do país, que não dependem tanto assim do clima para oferecerem atrações incríveis.

melhor-época-para-viajar-para-Portugal-Lisboa
Lisboa

Regiões

Mesmo sendo um país minúsculo, Portugal tem uma variedade de atrativos gigantesca. Lá é possível encontrar praias de tirar o fôlego, parques e reservas naturais, cidades históricas, castelos e até estações de Ski. E é claro que, para cada uma dessas atrações, haverá uma época mais adequada para visitação.

Em Lisboa e no Porto, as duas maiores cidades, os dias são mais chuvosos no inverno e mais quentes e secos no verão. Inclusive o norte de Portugal, onde está a cidade do Porto, é também a região mais fria. Aliás, justamente por ser o lugar com as temperaturas mais rigorosas nessa época do ano, essa é a única região do país onde é possível aproveitar a neve. E o melhor lugar para isso é a Serra da Estrela, região do município de Seia que abriga a única estação de Ski de Portugal. Outra característica muito forte do norte são os dias mais cinzentos e nublados e os ventos fortes mesmo no verão (com exceção da região de Trás-os-Montes).

As regiões do Algarve (sul) e do Alentejo (centro-sul), apesar dos ventos fortes, têm temperaturas mais amenas nos dias mais frios e verões bem quentes. Já as regiões do Douro, Trás-os-Montes e Minho são um pouco mais frias que o restante do país em todas as estações do ano.

O sul português, de modo geral, é uma região que pode ser visitada o ano inteiro. As temperaturas por lá são sempre agradáveis e mesmo no inverno dá pra encontrar dias bastante ensolarados.

Praias

Se o que você quer mesmo é curtir as praias, a melhor época para viajar para Portugal é o verão. Mas já vá sabendo que a temperatura do mar português não é das mais quentes, mesmo nessa estação. Nas praias do Algarve as águas são um pouco mais convidativas que a média, mas nada que se compare às praias brasileiras.

A única praia do país que pode ser considerada melhor no inverno é a Praia de Nazaré – na região central de Portugal – famosa pelos campeonatos de surf e pelas ondas gigantescas. E é por isso que os meses dessa estação, quando o mar está mais agitado, são os melhores para conhecê-la.

melhor-época-para-viajar-para-Portugal-Algarve
Praia em Albufeira, no Algarve.

CONTRATE O SEU SEGURO VIAGEM AQUI PELO MELHOR PREÇO. AJUDE O BLOG A CONTINUAR CRESCENDO!

Vinícolas

O seu negócio é vinho? Então o cenário já muda totalmente de figura. A melhor época para visitar as regiões do Douro e do Alentejo, principais produtoras da bebida no país, é o mês de setembro. Isso porque é nesse mês que é feita a colheita das uvas. E não se esqueça do que já falei: no norte de Portugal, onde fica o Douro, chove bastante no inverno. Então se você quiser fugir da chuva, reserve seu voo para os meses de junho a outubro.

Afinal, qual a melhor época para viajar para Portugal?

Agora respondendo a questão do título desse texto, a melhor época para viajar para as terras lusitanas é a sua época! Portugal é um país que oferece atrações o ano inteiro para todos os tipos de turistas e gostos. Então a decisão de quando ir pra lá vai depender basicamente do que você pretende conhecer no país.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

 

Posts Relacionados