Lugares pelo mundo para apreciar arte de rua

Você já pensou em viajar pelo mudo para apreciar arte de rua? Pois saiba que isso existe sim. A arte de rua, mais conhecida como grafite, é uma das manifestações culturais que mais cresce no mundo. O grafite é uma das principais formas de arte urbana, que nada mais são que desenhos feitos à mão em muros, fachadas e paredes da cidade.

Há diversos lugares pelo mundo onde podemos apreciar arte de rua. Por isso, separamos alguns destinos onde há um movimento grande de arte de rua, tanto no Brasil como no exterior. Sem dúvida uma excelente oportunidade de conhecer mais da cultura local.

BRASIL

Beco do Batman em São Paulo (SP)

Beco do Batman é um ponto turístico muito visitado em SP

Os desenhos fazem parte da paisagem e da cultura de São Paulo. Em outras palavras, são verdadeiras telas de desenhos ao ar livre. Alguns desses desenhos são assinados por artistas mundialmente conhecidos, como os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos como OsGêmeos.

Na Vila Madalena, os grafites se tornaram pontos turísticos. O Beco do Batman ganhou fama nos anos 80 quando um desenho do Batman apareceu grafitado da noite para o dia em uma das paredes do beco. A partir daí, os muros ganharam desenhos coloridos criando uma enorme galeria de arte a céu aberto.

Boulevard Olímpico no Rio de Janeiro (RJ)

Mural Etnias Kobra – crédito Fernando Frazão da Agência Brasil

No Rio de Janeiro os grafites não são apenas desenhos, são verdadeiros monumentos arquitetônicos. De tal forma que o tamanho desses desenhos fez deles a própria paisagem do local. O Boulevard Olímpico, área portuária revitalizada para os Jogos Olímpicos Rio 2016, ganhou enormes painéis coloridos que formam um dos maiores corredores artísticos a céu aberto do mundo.

Em 2016, a cidade entrou para o Guinness Book por ter o maior grafite do mundo. O “Mural Etnias” é um trabalho de 15 metros de altura e 170 metros de comprimento, do artista Eduardo Kobra. O painel carrega a mensagem de união nos rostos de cinco povos do mundo, o que levou o espírito da competição olímpica para todos que o viram estampado no Porto Maravilha.

Grafite pelas ruas de Belo Horizonte (MG)

Grafites pelas ruas de BH

Assim como São Paulo, a capital mineira também é adepta da arte de rua e incentiva esse tipo de movimento. Para a cidade esse trabalho de ressignificação dos espaços urbanos é um reconhecimento tanto para moradores quanto para os artistas.

Os grafites da cidade chamam a atenção pelo tamanho, que chegam a ocupar laterais inteiras de arranha-céus. Os grafites também estão espalhados por diversos bairros, além de pontos estratégicos de grande circulação.

As lixeiras da cidade foram transformadas em lindos cupcakes pela artista Maria Raquel Bolinho. Outros artistas renomados que estampam desenhos pela cidade são Zack, Thiago Alvim e Baba Jung. Uma galeria de arte gratuita para todos os moradores e turistas.

EXTERIOR

Brick Lane – Londres (UK)

Brick Lane

Banksy é um dos grafiteiros mais famosos do mundo e Londres é a sua casa. Seu trabalho é feito principalmente com estêncil e suas obras estão em diversos muros da cidade. Sua fama vem especialmente pelo fato de ninguém saber quem é o artista, que se esconde dos holofotes.

Suas peças são tão famosas que algumas já foram vendidas por milhares de dólares em casas de leilão. Na cidade há diversas obras espalhadas de diferentes artistas, porém, a área de Brick Lane é uma das preferidas para expor obras.

Wynwood Art District – Miami (EUA)

Wynwood Art District

Miami é um dos destinos mais buscados por quem gosta de praias e compras, mas a cidade oferece muito mais. Miami é também conhecida por seus passeios culturais. Para quem curte arte de rua, o Wynwood Art District é um local com galpões abandonados que foram transformados em galerias de arte a céu aberto, todas suas paredes estão cobertas por grafites coloridos.

High Line Park – NY (EUA)

High Line Park

Nova York é uma das cidades mais visitadas pelos brasileiros que viajam para os Estados Unidos. Em contrapartida aos shoppings, restaurantes e a enorme variedade de shows e entretenimento, a cidade oferece ainda um lugar especial para os amantes da arte. Desse modo, uma visita imperdível são os grafites situados no High Line Park, onde é possível encontrar trabalhos em lugares super inusitados. Por lá, a arte de rua é livre.

Muro de Berlim – Alemanha

“Beijo fraternal” na East Side Gallery

A capital da Alemanha é cheia de história e há diversos passeios que contam um pouco dela. Em virtude de Berlim já ter palco Guerra Fria, ela foi divida em duas. Após o fim desses conflitos o Muro de Berlim, que dividiu a capital em duas, se tornou uma enorme galeria.

Conhecida como East Side Gallery, o local ganhou desenhos de artistas de todo mundo que retrataram acontecimentos da política de forma caricata. Por exemplo, uma das imagens mais famosa é o “beijo fraternal” entre o líder soviético Leonid Brezhnev e o presidente comunista alemão Erich Honecker.

Valparaíso – Chile

Grafites expostos nos muros e morros da cidade

A cidade de Valparaíso é conhecida como a cidade-cor e, por lá, é possível encontrar e se divertir com diversas atrações disponíveis. Mas o destaque são os grafites que ficam expostos nos muros e morros da cidade, tanto que, essas manifestações artísticas renderam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 2003.

Medellín Graffitour – Colômbia

Grafites da Comuna 13 em Medellín

A arte urbana renovou a periferia de Medellín. A cidade já foi muito associada ao crime e ao tráfico de drogas, mas depois de revitalizar um dos bairros mais violentos do mundo, o Comuna 13, o local ganhou vida nova. Os próprios moradores começaram a pintar suas casas e os muros para elevar a autoestima, e assim vieram os artistas que contribuíram com seus desenhos. Hoje existe até um passeio que leva o visitante ao bairro para ver sua mudança. O Medellín Graffitour – conhecido como “Tour da Transformação” – é feito com guia local, que também é um artista.

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Deixe o seu comentário