Como se proteger do Coronavírus?

Como se prevenir do novo coronavírus?

Está de viagem marcada ou pensando em viajar, mas está na dúvida se é seguro por causa do coronavírus? Não sabe como se proteger do coronavírus? Calma, não se preocupe! A Anvisa preparou um documento com diversas dicas de prevenção e recomendações para os viajantes.

As dicas são importantes porque diversos países estão tomando precauções e protegendo fronteiras. A Organização Mundial da Saúde (OMS) inclusive já declarou estado de emergência internacional por causa do coronavírus.

Como ainda não há tratamento específico para as infecções do coronavírus, a prevenção é a melhor opção.

Vem conferir os procedimentos e cuidados que devem ser seguidos para quem vai viajar ao exterior. Da mesma forma, as dicas valem para quem acabou de voltar de uma viagem e desembarcou no Brasil.

Evite viajar para a China

A primeira e mais importante recomendação é: evite viagens para China! O país só deve ser visitado em casos de extrema necessidade. A cidade de Wuhan é o epicentro dessa epidemia e todas as 31 regiões da China já apresentaram casos de coronavírus. Portanto, evite!!

Para quem voltou da China nos últimos 14 dias e apresentar febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico imediatamente e informe, com detalhes, o histórico de sua viagem. Não se esqueça de nenhum local visitado.

Como se prevenir?

Se você está em outro país procure não visitar mercados em regiões com registro do novo coronavírus. Bem como lugares fechados e lotados.

Evite contato próximo com pessoas com sintomas respiratórios agudos e pessoas doentes. Se precisar, use equipamentos de proteção como mascaras respiratórias.

Evite também tocar nas mucosas dos olhos, nariz e boca sem lavar as mãos, e não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, com pessoas com sintomas respiratórios e doentes.

Outra dica é quando estiver no exterior, evitar o consumo de produtos de origem animal crus ou malcozidos.

Lave as mãos, sempre

Lave as mãos com água e sabão com frequência. Se não tiver água e sabão, use álcool gel com concentração de 70%. Repita esse procedimento todas as vezes que for se alimentar, após utilizar transporte público ou retornar de locais aglomerados, como mercados, shoppings, aeroportos e rodoviárias.
A fim de não espalhar germes pelo ar, sempre que tossir ou espirrar cubra a boca e o nariz. Se usar lenço de papel, descartar logo após o uso. Segundo é não usar as mãos, se preciso use o cotovelo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, já são 40,5 mil casos registrados em 18 países

O que é o coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, já são 40,5 mil casos registrados em 18 países, com 910 mortes. A descoberta do novo tipo de coronavírus mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento.

No Brasil

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, ainda não há casos registrados do coronavírus, apenas casos suspeitos estão sendo monitorados. Recentemente, o governo repatriou um grupo de 58 brasileiros que estava em Wuhan. Apesar de estarem em quarentena, nenhum está infectado com o coronavírus.

O Ministério da Saúde tem realizado monitoramento diário da situação junto à Organização Mundial da Saúde, e instalou o Centro de Operações de Emergência (COE) para preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil.

Cancelamento de voos para China

Depois da OMS declarar estado de emergência internacional por causa do coronavírus muitas companhias aéreas cancelaram voos para a China. As companhias aéreas norte-americanas United Airlines, American Airlines e Delta Air Lines anunciaram o cancelamento de voos para a China. Assim como Air France, Iberia, British Airways, Air Canada e o Grupo Lufthansa.

Todas elas estão diminuindo suas frequências para os destinos chineses ou até interrompendo as operações por tempo determinado. Assim como outras que estão permitindo que seus passageiros remarquem seus voos.

Portanto, fique atento aos canais de comunicação dessas companhias que estão sendo atualizados com frequência sobre as mudanças.

Turismo

O coronavírus está atrapalhando o turismo na China, onde diversas atrações foram fechadas. Como o parque da Disney, a Cidade Proibida e parte da Muralha da China e pontos turísticos em Pequim e no Tibet.

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Posts Relacionados