Viagem para o Chile: como chegar no Atacama?

Para quem sonha em viajar até o deserto mais árido do mundo, a principal dica é: nunca compre um voo direto do Brasil para o Aeroporto de Calama, que é o mais próximo do Atacama. A não ser, claro, que você encontre uma promoção imperdível. Mas em condições normais, se você fizer isso pode ter certeza que vai pagar muito mais caro. Agora você deve estar se perguntando como chegar no deserto do Atacama então, certo? É simples! O ideal é comprar um voo com destino à Santiago, a capital do Chile. E de lá partir para Calama em outro voo.

Também é possível ir de Santiago para o Deserto do Atacama de ônibus ou mesmo de carro, mas a viagem é muito mais longa e cansativa. Vou dar todos os detalhes sobre cada uma dessas opções agora.

IMPORTANTE: Ao final deste post, vou deixar o contato da empresa que sempre utilizo quando vou ao Atacama. Consegui um desconto especial para todos os leitores do blog com eles.

Como-chegar-no-Atacama

COMPRE SUA PASSAGEM PARA O CHILE COM O MELHOR PREÇO AQUI

Como chegar no Atacama saindo do Brasil

Existem diversas opções de voos diretos ou com conexão ligando os principais aeroportos do Brasil ao Aeroporto Internacional de Santiago. Algumas das empresas que fazem esse trajeto são a LATAM, a Gol, a Sky e mais recentemente, a JetSmart.

Os preços das passagens variam muito dependendo de onde você pretende sair e também da data de compra da sua passagem. Mas entre todas as opções, a JetSmart, que é uma companhia low cost chilena, apresenta os melhores preços e têm saídas a partir de três cidades brasileiras: São Paulo, Salvador e Foz do Iguaçu.

Como chegar no Atacama saindo de Santiago

Depois de chegar em Santiago você terá duas opções: aproveitar para ficar alguns dias na cidade antes de seguir para o Atacama (inclusive eu recomendo isso) ou seguir diretamente para lá. Mas atenção: todo o cuidado é pouco! Não se esqueça que o seu voo pode sair com atraso do Brasil. Então nunca compre uma passagem de avião ou ônibus para o Atacama em um horário muito próximo ao seu horário de chegada em Santiago.

Mas como ir de Santiago para o deserto? Vamos às opções:

Avião

Com certeza a forma mais rápida e prática de chegar até o Atacama a partir de Santiago. Três empresas fazem esse trajeto dentro do Chile: a  Sky, a JetSmart e a LATAM. A viagem dura cerca de 2 horas com destino ao Aeroporto de Calama, que é a cidade próxima ao Atacama com a melhor estrutura.

De lá para San Pedro de Atacama, vilarejo que serve como base para quem visita o deserto, ainda é necessário pegar a estrada por mais 1h30 (cerca de 105 km). E aqui você terá três possibilidades:

  • Transfer: assim que chegar no aeroporto você verá várias opções de transfers coletivos que transportam turistas até San Pedro. Você pode fazer a reserva antes mas é muito fácil encontrar uma vaga mesmo sem reserva. As passagens custam pouco mais de 20 mil pesos chilenos (ida e volta). A empresa mais conhecida nesse trajeto é a Licancabur. A grande vantagem desse tipo de transporte é a comodidade de ser deixado e buscado na porta do hotel.
  • Carro: no aeroporto também você encontrará várias empresas de aluguel de carros com preços variados. Mas ao contrário do transfer, o melhor nesse caso é fazer a reserva com antecedência. Essa é uma boa opção para quem viaja em grupo e quer ter mais liberdade para fazer alguns passeios por conta própria.
  • Ônibus: também é possível ir de ônibus para San Pedro. Também compensa mais se você tiver viajando em grupo, já que será necessário pegar um táxi do aeroporto até o terminal rodoviário. O táxi custará cerca de 7 mil pesos e os ônibus em torno de 4 mil.

Como-chegar-no-Atacama

CONTRATE O SEU SEGURO VIAGEM ATRAVÉS DO NOSSO LINK. AJUDE O NOSSO BLOG A CONTINUAR EXISTINDO!

Ônibus

Agora voltando a Santiago, também é possível ir de ônibus de lá até Calama ou diretamente para San Pedro. A viagem dura quase um dia inteiro mas as estradas são bem pavimentadas e as empresas que fazem o trajeto costumam dar lanches durante a viagem. As principais companhias que fazem esse trajeto são a Pullman e a TurBus. Outra vantagem de viajar de ônibus são as paisagens incríveis que você encontrará pelo caminho. Por isso tente pegar as poltronas da frente do andar superior. O ideal é comprar as passagens com 1 mês de antecedência.

Carro

Se você for viajar em grupo e gosta de curtir as paisagens com liberdade de parar quando quiser, pode ser que alugar um carro seja uma boa opção. Em Santiago você deverá pegar a Ruta 5 e seguir para San Pedro de Atacama pela Ruta 23. Toda a viagem durará cerca de 20h.

Agora você já sabe como chegar no Atacama. Quais dessas opções te pareceram melhores? Deixe sua opinião nos comentários.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

    Faça aqui a cotação com a Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial!

    Número de pessoas:

    Data:

    Posts Relacionados