Qual é o aeroporto em São Paulo mais próximo do centro?

Faaaaala viajantes, você está se preparando para uma viagem à terra da garoa e não sabe em qual aeroporto desembarcar? Na verdade, o que você mais precisa se atentar não é nem qual é o melhor aeroporto, pois os 3 são ótimos. O mais importante é a localização do aeroporto em relação a onde você precisa ir. Você sabe, por exemplo, qual é o aeroporto em São Paulo mais próximo do centro da cidade? Para te ajudar nessa escolha, eu vou te apresentar os 3 principais, bora?

COMPRE AQUI SEU CHIP COM 4G NO MUNDO TODO COM 10% DE DESCONTO

aeroporto-em-sao-paulo-mais-proximo-do-centro
Imagem: GRU
Aeroporto Internacional de Guarulhos (ou Cumbica)

Esse é o maior e mais movimentado aeroporto do Brasil! Oferece 2 terminais para voos internacionais e 1 para voos nacionais. É a melhor opção para quem vai para os bairros da Zona Norte e Leste da capital. Além disso, também oferece fácil acesso às rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra, que ligam a capital às cidades do interior como São José dos Campos e Lorena.

Saindo do aeroporto…

A GOL e a TAM oferecem ônibus saindo do aeroporto de Guarulhos para o de Congonhas, totalmente gratuito!!! E tem também várias linhas de ônibus que fazem a ligação entre esses dois aeroportos e entre Cumbica e outros lugares da capital paulista. E mais: também dá pra ir direto do aeroporto de Guarulhos, de ônibus, para cidades como Santos, São Vicente e Praia Grande, no litoral, e Campinas e São José dos Campos. Não sei se você sabe, mas Guarulhos é um município vizinho da capital Paulista e o aeroporto está a 25km do centro de São Paulo.

As formas mais baratas de ir de Cumbica para o centro de São Paulo (ou o contrário)

Outra opção recente e quem muita gente ainda não sabe que existe é o Airport Express, um trem que liga o Aeroporto de Guarulhos até as estações da Luz em um trajeto de aproximadamente 35 minutos. Na estação, que ficam bem em frente ao aeroporto, os passageiros contam com o serviço gratuito de ônibus que faz a ligação entre a estação e o aeroporto, parando nos três terminais disponíveis. O serviço é barato (cerca de 10 reais) mas os horários são um pouco limitados. Confira:

Luz-Aeroporto:

Segunda a sexta: 10h, 12h, 14h, 16h e 22h

Sábado e domingo:  8h, 13h, 18h

Aeroporto-Luz:

Segunda a sexta: 9h, 11h, 13h, 15h, 21h

Sábado e domingo: 7h05, 12h05, 17h50

Também é possível ir da estação Brás até o aeroporto de Guarulhos com a linha 13-Jade e pagando o preço normal de uma passagem (menos de 5 reais!). Mas para isso, é preciso ir de trem ou metrô do Brás até a estação Engenheiro Goulart, na zona leste da capital e, quando chegar lá, trocar de trem em uma parada exclusiva para a linha 12-Safira, que faz a ligação até o aeroporto.  Confira os horários:

Brás-Aeroporto: 

Segunda a sexta: 5h45, 6h25, 7h05, 7h45, 8h25, 17h25, 18h05, 18h45, 19h25 e 20h05

Sábado: 5h45, 6h25, 7h05, 7h45 e 8h25

Aeroporto-Brás: 

Segunda a sexta: 5h40, 6h20, 7h, 7h40, 8h20, 17h20, 18h, 18h40, 19h20, 20h e 00h.

Sábado: 5h40, 6h20, 7h, 7h40, 8h20, 0h

Domingo: 0h

Você pode ter mais informações aqui.

aeroporto-em-sao-paulo-mais-proximo-do-centro

Aeroporto de Congonhas

Esse aeroporto fica na verdade dentro da cidade de São Paulo e, na maioria dos casos, é o mais bem localizado, pois está bem próximo de regiões turísticas da capital, como por exemplo o Parque do Ibirapuera, o Jardim Zoológico, a Avenida Paulista e os Jardins. Também tem fácil acesso para as zonas sul e oeste da capital, onde ficam as melhores baladas, museus, shoppings  e opções de hospedagem. Além disso, também é o aeroporto mais próximo da região do grande ABC. Porém, além de normalmente as passagens para esse aeroporto serem mais caras do que para os outros terminais, ele oferece apenas voos domésticos.

Por estar localizado dentro da capital, é o aeroporto que oferece mais opções de transporte, como táxi, Uber e ônibus. Mas infelizmente ainda não tem ligação com o Metrô. A estação mais próxima é a São Judas, que fica a aproximadamente 3 km de distância. No entanto já existe um projeto de construção de mais uma estação nesse terminal.

Você pode ter mais informações aqui

VIAJE SEM PREOCUPAÇÕES! ALUGUE SEU CARRO AQUI

Imagem: G1
Aeroporto Internacional de Campinas ( ou Viracopos)

O Viracopos na verdade fica no interior de São Paulo, em Campinas. É um aeroporto que tem crescido muito nos últimos tempos, e oferece voos internacionais e nacionais. Está a 95 km do centro da capital e a 17 km do centro de Campinas.

Nele está o principal centro de operações da companhia Azul. É por isso que a Azul oferece a seus passageiros linhas de ônibus gratuitas, saindo de Viracopos para Congonhas ou para o Terminal Barra Funda, que tem fácil a conexão com trens e metrôs. Existe também uma linha que liga Viracopos à Sorocaba.

Mas a má notícia que é as estradas que ligam o aeroporto de Campinas até a capital normalmente contam com tráfego intenso. Por isso que o indicado é ficar sempre ligado ao trânsito e, caso o seu voo saia de lá, sempre tente sair de casa com bastante antecedência e já contando com possíveis congestionamentos.

Para aqueles que não são passageiros da Azul, a melhor opção de transporte é o ônibus que vai para o Terminal Rodoviário do Tietê, que têm saídas a cada hora, além de fácil acesso ao metro.

Confira mais informações aqui

Agora você já está familiarizado com os 3 terminais e também já sabe qual é o aeroporto em São Paulo mais próximo do centro da cidade.  Também sabe que a distância não é exatamente a questão principal, e sim as opções de deslocamento disponíveis. Agora vai ficar mais fácil de decidir qual é o melhor aeroporto pra você, não é mesmo?!

Ajude o Blog!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará contribuindo para que todo o conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Posts Relacionados