Como escolher mala de viagem?

Como escolher mala de viagem
Foto: Jeshoots/Unsplash

Você sabe como escolher uma mala de viagem que atenda às suas necessidades? Nesse post, vamos te ajudar a decidir qual é a melhor para você. Esse item é com certeza um dos mais importantes para um viajante, afinal, ninguém quer passar perrengue ou ter a surpresa de pagar excesso de peso porque não conseguiu acomodar tudo o que precisava. Confira, abaixo, dicas para escolher a sua mala com rodinhas.

Peso e medidas importam

Antes de comprar uma mala de viagem, é importante pensar qual o seu objetivo com ela. Por exemplo: você quer fazer um mochilão, viajar no fim de semana ou passar 30 dias em um destino? Tudo isso importa. Afinal, você precisa de espaço suficiente para guardar seus pertences, mas tem que considerar ainda a franquia de bagagem que terá em ônibus, trens e companhias aéreas. 

Esse ponto é MUITO importante, afinal, algumas empresas vendem franquias de bagagem mais caras que a própria passagem! Se você quer fazer muitas compras durante a viagem, reflita sobre isso e adicione o gasto com a franquia no seu planejamento financeiro da viagem. Em muitos dos casos, comprar este serviço no site das companhias costuma ser mais barato. Se você precisa de mais peso e espaço, invista em uma franquia de bagagem – caso a sua passagem não inclua – e uma mala grande. 

Bagagem de mão

Tamanho bagagem de bordo
Tamanho da mala de mão nas companhias aéreas brasileiras (Foto: Divulgação/ABEAR)

Mas, se você quer economizar, vale fazer o esforço de levar apenas o tamanho e peso de mala permitidos pelo meio de transporte que você vai viajar – em média, são aceitas nos voos bagagens de mão de até 10 quilos (no Brasil) ou 12 quilos (em trechos internacionais) com estas medidas: 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de comprimento, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). No site da associação, você confere também os itens proibidos na bagagem de mão e outras dicas para embarcar. Veja sempre no bilhete que você comprou qual o peso e tamanho permitidos, porque estas regras podem variar entre as empresas.

Como escolher mala de viagem?

Mala de tecido
Mala de viagem Shield grande, de poliéster, da Samsonite (Foto: Divulgação)

Após refletir sobre quanto espaço e peso você precisa, é hora de pensar nos tipos de malas disponíveis no mercado! As de tecido, como o poliéster ou nylon, em geral são resistentes, mas também costumam pesar mais que as de outros materiais. Antes de comprar a sua mala, veja qual o peso dela vazia, porque se o seu objetivo é usá-la como mala de mão, o importante é que ela pese o mínimo possível para que você possa colocar os seus pertences sem ultrapassar os 10 ou 12 quilos. Vale lembrar também que, caso você não pretenda despachá-la, não há necessidade de gastar com um material ultra resistente, porque a mala estará sempre perto de você, aos seus cuidados. 

Mala rígida

Mala de mão de policarbonato
Mala de mão de policarbonato da Além, com Power Bank embutido, cadeado TSA e bolsas para roupas sujas e compras extras (Foto: Divulgação/Além)

Uma opção bastante interessante e moderna são as malas rígidas (de policarbonato, ABS ou polipropileno). Elas costumam ser leves, o que é muito vantajoso para quem tem pouco peso disponível e muitos dias de viagem pela frente. Porém, com elas não é recomendado fazer o velho truque de sentar em cima da mala para fechar o zíper quando está muito cheia: o corpo dela pode amassar, trincar e quebrar! Uma vantagem é que a maioria delas tem rodinhas 360º, que permitem que você arraste a mala sem precisar incliná-la e puxar peso. Esse modelo é muito comum entre os passageiros de negócios em voos de ponte aérea, como a rota Rio-São Paulo. Por isso, já é possível imaginar que a maioria das malas nesse trecho são das cores preto ou prata. Se você quer diferenciar a sua para não correr o risco de confundir com a mala de alguém, escolha outra cor ou coloque algum acessório, como uma capa de tecido, uma cinta de bagagem ou uma etiqueta/tag de identificação.

Confira também como proteger sua mala de viagem no aeroporto e nove itens para não esquecer de colocar na bagagem.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que seja possível continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens, além de reviews de companhias aéreas! 🙂

Posts Relacionados