O que fazer em Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio

Curtir praias de mar cristalino é uma dica de o que fazer em Arraial do Cabo
Foto: Leonardo Shinagawa/Flickr

Não sabe o que fazer em Arraial do Cabo? Calma, nós vamos te ajudar! Nos últimos cinco anos, a procura por viagens para a cidade cresceu com a aparição de seu mar cristalino em cenas de novelas. Arraial do Cabo está a pouco mais de 160 quilômetros da capital (RJ), na Região dos Lagos. O município fica próximo a Cabo Frio e Búzios, formando a região turística da Costa do Sol.

Mas, afinal, você deve estar se perguntando: o que essas cidades têm de tão incrível? Vamos falar abaixo sobre o que fazer em Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio. Com essas dicas, você vai aproveitar muito mais a sua viagem! Para conhecer as três cidades em uma única viagem, reserve no mínimo quatro dias. Há aeroporto em Cabo Frio, mas você pode também pode ir de ônibus do Rio de Janeiro para Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio.

Cabo Frio

Passeios de barco estão entre as opções de o que fazer em Cabo Frio
Passeios de barco partem do canal do Itajuru, em Cabo Frio. Foto: Marinelson Almeida/Flickr

Começarei falando de Cabo Frio pois considero a cidade o ponto de partida para todo o roteiro. Comparada a Búzios e Arraial do Cabo, Cabo Frio tem uma boa infraestrutura para os turistas, principalmente em questão de diversidade de hospedagens. A cidade tem ótimas opções de Airbnb, hotéis e pousadas a ótimos preços, além de oferecer mais atrações que Arraial do Cabo. Outro ponto positivo de se hospedar em Cabo Frio, é que a cidade fica entre Búzios e Arraial do Cabo, tornando fácil e rápido o deslocamento entre os lugares, seja de carro ou ônibus. 

O que fazer em Cabo Frio

Praia do Forte está na lista de o que fazer em Cabo Frio
O Forte de São Mateus tem vista panorâmica para a praia do Forte. Foto: Anna Carol/Flickr

Aproveitar as praias do Forte, Foguete, Ilha do Japonês, Peró, Dunas e Conchas. Uma dica de ouro: ao lado do Forte de São Mateus, no canto esquerdo da praia do Forte, o mar costuma ser mais calmo, formando piscinas naturais. Vale visitar também um mirante público que fica a poucos passos dali. 

Outras atrações são o passeio de barco pelo canal Itajuru, os bares e restaurantes da avenida Boulevard Canal, comprar moda praia a bons preços na rua dos Biquínis, caminhar pela orla da praia do Forte e conhecer o histórico bairro da Passagem, o mais antigo de Cabo Frio. 

Arraial do Cabo

Passeio de barco é opção de o que fazer em Arraial do Cabo
Cenário do passeio de barco em Arraial do Cabo. Foto: Beth Castelo/Flickr

Com as praias mais lindas da região, Arraial do Cabo é a cidade favorita dos turistas. Por este motivo, o trânsito para chegar em Arraial durante as férias e feriados pode ser caótico. Se você está hospedado em Cabo Frio e vai fazer passeio de barco pela manhã em Arraial, saia cedo! Vale a pena tentar, inclusive, reservar seu lugar no barco com bastante antecedência pela internet caso você vá viajar no verão. Uma das empresas que oferece esta opção é a Tortuga Tur. 

O que fazer em Arraial do Cabo

O passeio de barco inclui desembarque nas praias da Ilha do Farol e do Pontal do Atalaia. Há também uma parada no mar da praia do Forno – caso você queira ir até a areia, pode fazer isto fora do passeio: a trilha de acesso sai ao lado do porto de Arraial do Cabo, é curta e fácil de ser feita, além de ter uma vista linda! Aproveite também as outras praias da região: Praia Grande, Prainha, Pontal e Brava – as agências de turismo locais oferecem mergulho com equipamento em algumas delas.

Búzios

Praia da Azeda é opção de o que fazer em Búzios
Praia da Azeda, em Búzios. Foto: Pattrick Müller/Flickr

Conhecida nos roteiros de cruzeiros, Búzios é uma península, ou seja, uma grande porção de terra cercada pelo mar. Em geral, hospedar-se e comer na cidade costuma ser mais caro do que em suas vizinhas Cabo Frio e Arraial do Cabo. Vá preparado financeiramente, mas não deixe de passear ao menos um dia por lá.

O que fazer em Búzios

A rua das Pedras é a principal da cidade, com restaurantes, galerias de artesanato e lojas de grifes. Em relação a natureza, há mais de 20 praias, cada uma com um encanto diferente. Uma boa dica é fazer o passeio de bugre ou jardineira, que dá uma volta panorâmica pela península, parando em praias e mirantes. Você pode escolher uma praia para passar o dia e pedir para a empresa do passeio te buscar no fim do dia. Há também barcos que partem do Cais do Mangue, próximo a rua das Pedras, para diversas praias. 

Agora que você já sabe o que fazer em Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, já pode planejar a sua viagem e fazer as malas! Não deixe de compartilhar suas dicas com a gente nos comentários e ler também o que fazer no Rio de Janeiro com chuva.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que seja possível continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens, além de reviews de companhias aéreas! 🙂

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados