PORTUGAL – ROTEIRO DE 15 DIAS

Pensa em um país barato para viajar na Europa? Esse lugar (ainda) é Portugal! O país tem visto um aumento surreal no número de brasileiros por lá, tanto morando quanto passeando. Eu tive a sorte de ir quatro vezes a Portugal e conhecer mais de 10 cidades incríveis! Vou deixar aqui meu roteiro perfeito para curtir 15 dias saindo de Lisboa.

COMO CHEGAR EM PORTUGAL?

O jeito mais fácil de ir a Portugal é pegando um voo direto para a cidade de Lisboa ou Porto. A Azul Linhas Aéreas, TAP Portugal e Latam oferecem dezenas de voos todos os dias de 11 capitais do Brasil. Dá para chegar em Portugal saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Campinas, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e Belém. Sim! Super fácil né?

APROVEITE PRA VER OS PREÇOS E RESERVAR SUA PASSAGEM NESTE LINK. VOCÊ ACHA O MELHOR PREÇO E AJUDA O BLOG A SEGUIR EXISTINDO! 🙂

COMECE POR LISBOA e SINTRA: 4 DIAS NA CAPITAL
DIA 1 – LISBOA

As principais cidades de Portugal são Porto e Lisboa, mas não ache que o país se resume apenas a isso. Na verdade, eu adoro cidades menores como Aveiro ou Braga, mas acho que começar por Lisboa é o jeito mais legal de iniciar sua aventura lusitana, caro viajante!

Sugiro que você passe duas noites em Lisboa e faça um tour gratuito chamado Free Walking tour, onde você pode, logo no primeiro dia, ter uma boa noção do centro histórico da cidade. Os tours costumam sair da região da Praça do Comércio e são ótimos, mas claro que não cobrem todos os cantos da cidade. Tu pode ver aqui os horários.

 

SABIA QUE O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO EM PORTUGAL? SE AINDA NÃO FEZ, APROVEITE QUE LETOR DO BLOG TEM DESCONTO NESTE LINK!

 

Mas calma lá! Para conhecer Lisboa de verdade, você tem que passear pela Praça do Comércio, visitar o Palácio da Ginja Portuguesa, tirar fotos na Praça do Rossio, ver a estação do Rossio por dentro e ainda subir a Avenida Liberdade! Ah, falando em subir, a melhor vista da cidade fica subindo em um shopping da capital portuguesa, o Shopping Amoreiras! Onde você paga 5 euros para pegar o elevador do mirante e tem uma linda vista das cidades de Lisboa, Belém e Almada. Logo depois, minha dica é jantar em algum restaurantes no bairro do Chiado.

DIA 2:

 

No dia seguinte, contratei uma outra empresa incrível para conhecer Almada, Belém e Sintra. Eu estava em Lisboa e eles me levaram para Almada ver o Cristo Rei e ainda para passear por Belém, ver a Torre, comer os pastéis de Belém e entrar no famoso Mosteiro dos Jerónimos. A empresa chama-se Portugal Afora, eu falei muito deles no Instagram e Youtube, pois tive uma excelente experiência na Terrinha essa equipe! Os donos são um português e um brasileiro, então a sintonia e conteúdo são sempre muito bons e você tem dois pontos de vista diferentes no mesmo tour. Vou deixar aqui o WhatsApp deles ( +351 931 433 001), caso você tenha interesse em fazer um tour privado por Lisboa ou várias outras cidades, como Sintra, Óbidos, Cascais ou até mesmo o Algarve e Porto .

Em Lisboa, visitei dois Palácios: um que é muito famoso, chamado Palácio de Queluz, onde Dom Pedro nasceu e morreu (as fotos estão aqui logo aqui acime). Os jardins são lindos, principalmente se for no verão. Lá você vai entender bastante sobre a história de Portugal, da família real e alguns hábitos portugueses.

Já o outro palácio que visitei é pouco conhecido, mas tão incrível quanto – se não mais – que o Palácio de Queluz. Chamado de Palácio Nacional da Ajuda ou Paço de Nossa Senhora da Ajuda, este palácio fica em Lisboa, na freguesia da Ajuda. Este edifício neoclássico é lindo, já foi morada de reis e desde 1968 virou um museu (não sei porque é tão pouco visitado por brasileiros).

DIA 3 – SINTRA:

No terceiro dia conheci os castelos de Sintra. Aconselho comprar um passe que te dê acesso a todos os castelos e palácios. Um passeio incrível! Já adianto que o Palácio da Pena (acima) foi meu favorito. No terceiro dia, aproveitei para visitar o Cabo da Roca, Boca do Inferno e Cascais! LUGARES LINDOS! Tudo isso com o pessoal do Portugal Afora, pois são lugares difíceis para ir sem carro. Alguns brasileiros alugam carros em Portugal (que não é uma má ideia) mas ter um guia contextualizando tudo que você está vendo, não tem preço! Por sinal, se quiser alugar um carro em Portugal pelo melhor preço e ainda ajudar este blogueiro a seguir escrevendo todas estas dicas, use ESTE LINK! 🙂

DIA 4:

 

No último dia em Lisboa, decidi me aventurar por cidades pouco conhecidas e faladas. Fui a medieval cidade de Óbidos (famosa pela ginja portuguesa), o Mosteiro de Alcobaça, e terminei o dia no Palácio de Mafra, que é simplesmente gigante e lindo!

Você pode ver MAIS dicas sobre Lisboa clicando AQUI e assistindo ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=xdSK2GTujH4&t=26s

FIQUE CONECTADO E TENHA INTERNET DE ALTA VELOCIDADE EM PORTUGAL E EUROPA!
COMPRE AQUI SEU CHIP COM 4G COM 10% DE DESCONTO!

O CENTRO DE PORTUGAL É LINDO: Leiria, Nazaré e Fátima

Separei dois dias para conhecer as cidades de Leiria (dia 5 da viagem) e o outro para visitar Nazaré (cidade das ondas gigantes) além do Santuário de Fátima (que dispensa explicações rsrsr).

DIA 5 – LEIRIA:

Esta pequena cidade é capital da província de mesmo nome. Muitos brasileiros têm se mudado para a região devido a facilidade de encontrar casa e emprego e por ser um lugar menos disputado que grandes centros. Trabalhar em cidades menores pode ser muito mais fácil que Porto ou Lisboa. Afinal, em Lisboa e no Porto a concorrência é muito maior.

Para ir até Leiria, eu peguei um ônibus em Lisboa (estação do Rossio) e levei 3 horas para chegar. O ônibus era bem apertado, porém muito limpo. A cidade não é grande, mas bonita e gostosa para passear e comer algo no centro. Encontrei meus primos que haviam alugado um carro e fomos viajar mais um pouco por Portugal!

DIA 6 – NAZARÉ:

Farol de Nazaré Portugal

Esta cidade me surpreendeu muito! Aqui tem muita história e por isso está sempre cheia! Dizem Nazaré tem esse nome, pois um padre estava sendo perseguido e parou a beira de um abismo com seu cavalo. Ao pedir ajudar para Nossa Senhora de Nazaré, o cavalo que iria cair em um abismo, parou de andar e todos viveram. Linda história né? Exatamente por isso, milhares de fiéis vem a cidade todos os dias.

Ah! Mas não é apenas por isso que a cidade ficou famosa. Na verdade, ultimamente, a cidade está super famosa devido aos surfistas que querem pegar ondas gigantes no mar de Nazaré. A região é palco de um fenômeno onde as ondas atingem mais de 20 metros, principalmente no inverno. Então se curte surf, já sabe que visitar Nazaré de outubro a abril pode ser a chance de pegar uma onda gigante!

DIA 7 – SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA FÁTIMA e BATALHA:

Saindo de Nazaré, depois de meia hora de estrada, chegamos à Batalha, onde o famoso mosteiro de Santa Maria da Vitória está localizado. O mosteiro começou a ser erguido em 1386 a mandado de D. João I, para comemorar a vitória na Batalha de Aljubarrota. Dizem que a Virgem Maria foi quem os ajudou a vencer a batalha.

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

CONFIRA O PREÇO DE HOTEIS EM PORTUGAL E FAÇA SUAS PELO MELHOR PREÇO NESTE LINK! VOCÊ AINDA ME AJUDA A SEGUIR COM O PROJETO! 🙂

DIA 8 – COIMBRA:

 

Coimbra é uma cidade universitária e muita famosa por ter servido de inspiração a J. K. Rowling quando escreveu Harry Potter. Os uniformes das faculdades são capas pretas e cheias de movimento. Mas o evento mais famoso aqui é o festival no mês de maio, chamado de Queima da Fitas, recomendo visitar Coimbra em maio se você gosta de uma festa!

Visite o centro histórico e principalmente a Biblioteca de Coimbra. Ela é linda, uma verdadeira obra de arte!

DIA 9 – FIGUEIRA DA FOZ:

 

Esta aqui é uma das mais famosas praias de Portugal e fica bem pertinho de Coimbra. Se for verão, você pode ficar em Coimbra e passar o dia em Figueira da Foz. O trem para lá é extremamente barato e tem vários restaurantes, bares e cafés gostosos para curtir um dia perfeito de praia! Eu fui com amigos que moravam em Coimbra e foi muito divertido!

DIA 10, 11 e 12 – CIDADE DO PORTO:

Olha, decidir se gosto mais de Lisboa ou do Porto é uma missão difícil! Eu até hoje não sei opinar! rsrs. Acho que o Porto é uma cidade mais tranquila, com um ar mais relaxado e tem uma vibe mais Rio de Janeiro. Já lisboa é mais agitada e seria como um São Paulo portuguesa.

Aqui você precisa passear pela cidade. Os principais pontos turísticos, são:

  1. Caminhas pela Ribeira do Rio Douro
  2. A Sé do Porto
  3. Estação São Bento
  4. Ponte Luis I
  5. Rua das Flores
  6. Igreja e Torre dos Clérigos
  7. Livraria Lello
  8. A menor casa de Portugal
  9. Jardim do Palácio de Cristal
  10. Fazer um tour pelas vinícolas do Porto
  11. Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados
  12. Teleférico de Gaia
  13. Mercado Bom Sucesso
  14. Comer uma francesinha em um restaurante NÃO turistico.
  15. Visitar o Mc Donald’s eleito o mais lindo da Europa.

GARANTA SEUS INGRESSOS PARA PASSEIOS E ATRAÇÕES NA EUROPA AQUI. EVITE FILAS!

DIA 13 e 14 – BRAGA,  A CAPITAL DA CULTURA:

Saindo do Porto, segui para a cidade de Braga, um lugar que iria me surpreender. Braga é a terceira maior cidade de Portugal com apenas 200 mil habitantes (ficando atrás do de Lisboa e do Porto). Além disso, é a queridinha de muitos brasileiros que vem para Portugal firmar residência, pois é maior que cidades centrais como Leiria e super segura.

Em Baga, visitar o Santuário de Bom Jesus do Monte é parada obrigatória! Não deixe também de ver a rua que “sobe mais desce” bem próxima ao Santuário, bem como o Santuário do Sameiro.

Já mais para o centro da cidade, você precisa explorar o centro antigo, ruínas romanas, Sé de Braga (onde está o “Tesouro da Sé” usado para rezar a primeira missa no Brasil). Tem muita história e beleza pelas ruas de Braga. De noite, a mesma rua da Sé tem vários bares que bombam!

Ainda no centro, o Arco da Porta nova e os Jardins de Santa Bárbara são famosos para fotos e recebem vários turistas que passeiam pela região. Aproveite para se perder pelas ruas de Braga, tomar um “portinho” (como eles chamam o vinho do Porto) e comer muito bem!

DIA 15 – GUIMARÃES E PARQUE NACIONAL DOS GERES:

 

Se ainda tiver tempo, sugiro que visite a cidade de Guimarães, onde dizem que Portugal teve seu início! E Não deixe também de passar um dia no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

DIA 16 – AEROPORTO, HORA DE VOLTAR PARA O BRASIL:

DICA DE OURO: Uma boa dica é comprar seu voo chegando por Lisboa e Saindo pelo Porto. Assim você economiza tempo e muitas vezes até dinheiro. Caso não consiga, Porto e Lisboa estão conectadas por um voo de trinta minutos ou por uma viagem de 3 horas de trem.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para
ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas. 🙂

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados