Museus modernos para visitar

Quando falamos em museus modernos pelo mundo que valem a pena visitar, quais são os que vem à sua cabeça, viajante? Prado, MoMA, Louvre? Pois deixe eles de lado por um momento. Nesse post, vou apresentar os museus modernos com projetos arquitetônicos monumentais que valem muito a pena estarem na sua lista de visitas! Se você é um amante de museu, arte e design, não pode perder essas dicas!

Canadá – Museum of Contemporary Art

museus modernos
Imagem: artasiapacific

Em 1993, em Toronto, foi fundada a Gallery of North York, que após 6 anos foi fechada com o pretexto de se tornar maior e com um novo nome. Com imprevistos e muito atraso na obra, o museu, que agora é cinco vezes maior, foi inaugurado em 22/09/2018. Seus três andares abrigam gigantescas salas de exibição, uma loja de souvenires, um café e uma praça ao ar livre.

A primeira mostra após a reabertura, “Believe”, trouxe 16 artistas expondo crenças e perspectivas sobre comportamentos no mundo contemporâneo. Entre eles, estava o artista etíope Awol Erizku, que hoje é uma das principais vozes do movimento antirracista nos EUA. É dele o retrato da Beyoncé grávida (uma das fotos mais curtidas no Instagram).

Escócia – Victoria & Albert Museum of Design

Imagem: catracalivre

Inaugurado em 15 de setembro de 2018, em Dundee, ele é o primeiro museu da Escócia totalmente dedicado ao design! E sua arquitetura já é uma grande uma atração: as estruturas de vidro e concreto homenageiam os penhascos da costa escocesa. Isso pode ser visto também no interior do espaço, em suas salas cheias de mobílias, cerâmicas e vestimentas sobre o passado histórico da nação. Além de reunir peças valiosas, como as malas de viagem Goyard do Duque de Windsor e a coroa Cartier da Duquesa de Roxemburgo, com 2500 diamantes.

Finlândia – Amos Rex

museus modernos
Imagem: museot.fi

Inaugurado em 2018 em Helsinki, foi construído no mesmo solo que abrigou os Jogos Olímpicos de Verão em 1940 – quando a Finlândia substituiu Tóquio por causa dos desdobramentos da Segunda Guerra Sino-Japonesa e da Segunda Guerra Mundial.

Este museu vem de um investimento milionário e remete toda a influência modernista nas obras expostas ali através de sua arquitetura curvilínea, que favorece a luz natural. Antes de ser um dos exemplos de museus modernos, o lugar servia como lar de um cinema intitulado Lasipalatsi. O arquiteto responsável pela reforma preservou a torre do relógio e restaurou a maior sala de cinema subterrânea.

Qatar – National Museum

Imagem: architecturaldigestindia

O museu foi aberto ao público em março deste ano, após longos oito anos do início das obras. A reforma que finalmente saíra do papel teve projeto assinado pelo arquiteto Jean Nouvel, que usou as rosas do deserto (espécie de cristal típico do Qatar) como principal inspiração. Os deslumbrantes 225 mil metros quadrados de estruturas que representam as pétalas envolvem dois prédios de Doha. O complexo abriga o museu e o palácio do Sheikh Abdullah bin Jassim Al Thani.

Em seu interior, a mostra permanente exibe itens que revelam, da forma mais fiel possível, a história da cultura dos nômades árabes que formaram a identidade nacional. Desde as tendas a redes de pesca, passando por instrumentos de navegação e de extração de petróleo. O museu também abriga um teatro, salas de aula para o ensino da culinária catari, um centro de pesquisas, dois restaurantes, um café, duas lojas de souvenires e um parque todo reflorestado com plantas nativas.

Egito – Grand Egyptian Museum

Foto: Divulgação/GEM

Esse museu, que se encontra no lado oposto das pirâmides de Giza, está na fase final de construção e promete competir pelos olhares ao antigo mundo. Super moderno por fora com seus painéis piramidais, conserva em seu interior milhares de anos de história.  Foi estimado em um bilhão de dólares e recebeu ajuda financeira do Japão para ser finalizado. Seu acervo conta com mais de 100 mil artefatos que representam o passado glorioso do país, datados das eras faraônica, grega e romana. A suntuosa estátua de Ramsés II foi tirada da praça que recebe o mesmo nome, para habitar exclusivamente o museu. 

E aí viajante, já decidiu qual destes museus modernos quer visitar primeiro? Confira também 15 presentes para quem gosta de viajar.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que seja possível continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens, além de reviews de companhias aéreas! 🙂

Posts Relacionados