ROTEIRO DE 4 DIAS NO SALAR DE UYUNI

E aí viajantes, vocês já ouviram falar do Salar de Uyuni? Pois hoje eu vim explicar um pouco sobre ele e contar sobre o meu roteiro de 4 dias por lá!

O Salar de Uyuni fica na Bolívia, fronteira com o Brasil, mas tem cenários diferente de qualquer outro já visto no Brasil.

Porém, o que muita gente não sabe é que ir ao Salar de Uyuni não significa apenas visitar o deserto de sal na Bolívia, mas sim fazer toda uma viagem com dezenas de paradas e experiências únicas que ficarão para sempre em sua memória.

Eu escolhi a empresa Flávia Bia Expediciones para ir ao Salar de Uyuni (a mesma que me levou para o Atacama ano passado e que da 10% de desconto para meus seguidores).

Existem 3 tipos de roteiros para o Salar se Uyuni: 2 dias e uma noite, 3 dias e 2 noites e 4 dias e 3 noites. Eu recomendo APENAS a última opção: 4 dias e 3 noites na expedição ao Salar de Uyuni. Acho que fazer a viagem em menos tempo compromete tudo!

Como dirige-se muito e existem vários pontos de interesse no caminho até o Salar, o legal é parar e contemplas tudo que os Andes e a região Altiplânica oferece.

DIA 1:

Saímos da cidade se San Pedro do Atacama as 7 horas da manhã rumo a fronteira com a Bolívia.

Antes de passarmos pela imigração, a equipe da Flavia Bia Expediciones preparou um café da manhã excelente para todos nós.

Logo depois, passamos pela imigração chilena, alfândega boliviana e imigração da Bolívia.

Nossa primeira parada foi a Lagoa Branca que tem 5km de extensão e parece um quadro. Logo depois, bem próximo está a Lagoa Verde.

A Lagoa Verde fica ao lado do famoso vulcão Licancabur (o maior vulcão do Atacama).

Deserto de Dalí: claro que se envolve o nome do famoso artista catalão Dali, é porque coisa normal não deve ser, né? O deserto parece aquelas ates feitas no Ceará com diferentes tons de areia e pilhas de pedra. Tudo perfeito para fotos!

Termas de Polques: essas termas são lindas e bem quentinhas. A água vem de lençóis freáticos provenientes de vulcões da região. Aproveitamos para relaxar e depois almoçar um salmão cozinhado pela Carlita (cozinheira boliviana da Flavia Bia que nos acompanhou durante toda a viagem).

Cidade de Uyuni: Uyuni quer dizer “junção” ou “ponto de encontro” no idioma Quéchua. Isso acontece porque várias cidades como Cochabamba, La Paz, Sucre e Santa Cruz levam a Uyuni. A cidade é relativamente pequena (30 mil habitantes). Porém, viajantes, tem crescido muito nos últimos anos devido ao “boom” de turismo na Bolívia. Sugiro conhecer o mercado central de lá. Gosto muito de ir a mercados municipais, pois consigo entender bem o comportamento do povo local. E este mercado é bem doido! Com centenas se tipos de batata e frangos jogados no balcão. Só indo mesmo para entender.

DIA 2:

Acordamos na cidade de Uyuni no Hotel Jardines del Salar.

O hotel era muito, muito bom e confesso que superou minhas expectativas. Eu esperava algo muito mais simples pelo que havia escutado sobre a região. O restaurante do hotel também era excelente!

Após o café da manhã, seguimos para a cidade de Colchani, onde vimos como o sal é feito e as esculturas feitas de sal. Logo depois, estávamos prontos para o próximo passo: conhecer o Salar de Uyuni. Nossas paradas pelo Salar de Uyuni foram:

Marco Rally Dakar: feito quando o Rally Dakar passou por lá.

Praça das Bandeiras: fica ao lado do monumento Dakar. São bandeiras que viajantes trazem de seus times ou países.

Museu de Sal: um antigo hotel que hoje funciona como museu e refeitório.

Ilha Incahuasi: sim! Existem ilhas no Salar de Uyuni, a Incahuasi é, sem dúvidas, Imperdível. O valor da entrada já estava incluso no pacote que fechei com a Flavia Bia.

Saindo do Salar fomos ao cemitério de trens. Que era muito usado na Guerra do Pacífico de 1879 a 1884, onde o chile pegou parte do território boliviano (cheio de minérios e com saída para o mar). Algumas empresas europeias abandonaram os trens aqui, pois não eram mais utilizados. Porém, em breve devem retomar as ferrovias e voltar a usar mais trens.

Espero que as dicas ajudem a sua viagem a esse lugar magnifico!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Faça aqui a cotação com a Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial!

Número de pessoas:

Data:

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados