FISCALIZAÇÃO DA BAGAGEM DE MÃO SERÁ INTENSIFICADA

Faaala Viajantes! Na quarta, 10 de abril, começou uma campanha da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), que orienta os passageiros em relação ao tamanho da bagagem de mão, visando agilizar o fluxo do embarque, evitar atrasos e proporcionar maior espaço nos bagageiros  que ficam a cima dos bancos dentro do avião.

De acordo com a ABEAR, 15 aeroportos brasileiros irão participar da campanha. E cada aeroporto terá um período de duas semanas para adaptação, ou seja, para que as companhias possam orientar seus passageiros e para que em maio possam ser implementadas as regras. Porém a fiscalização já foi intensificada a partir de quarta passada.

Por isso fique atento as regras das dimensões e pesos autorizados pela companhia que irá viajar, mas segundo as regras da ANAC, a bagagem de mão não pode pesar mais de 10 kg e o volume pode mudar de acordo com a companhia aérea, mas deverá ficar entre 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.

No início, toda a fiscalização será feita antes do embarque, por uma empresa terceirizada, que irá filtrar as bagagens de acordo com a dimensão e quantidade de volume determinado por cada companhia. E as  malas fora do padrão terão que ser despachadas no check-in, e estarão sujeitas a cobranças conforme o tipo da franquia contratada.

A orientação aos passageiros nos aeroportos será dividida em 3 etapas, começando na quarta passada, 10 de abril, nos aeroportos: Juscelino Kubitschek (Brasília); Afonso Pena (Curitiba); Viracopos (Campinas/SP) e Aluízio Alves (Natal). E a partir de 25 de abril, será finalizado o período de orientação e a se iniciará a  fiscalização e triagem das bagagens, e as que passarem dos padrões das regras deverão  ser despachadas, e o valor varia entre R$ 59 e R$ 220.

Em 17 de abril, começa a orientação nos aeroportos de Confins (Belo Horizonte), Pinto Martins (Fortaleza), Guararapes (Recife), Luís Eduardo Magalhães (Salvador) e Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém), e após duas semanas, em 2 de maio, terá início da fiscalização.

A terceira, e última etapa começa no dia 24 de abril nos aeroportos de Santa Genoveva (Goiânia), Salgado Filho (Porto Alegre), Congonhas (São Paulo), Internacional de São Paulo (Guarulhos), Galeão – Tom Jobim (Rio de Janeiro) e Santos Dumont (Rio de Janeiro), e em 13 de maio a fiscalização.

Caso você ainda tenha alguma dúvida, confira o site da ABEAR. E caso tenha alguma reclamação contra as empresas áreas, elas podem ser feitas no site.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados