DICAS PARA EVITAR PASSAR MAL EM UM VOO

Fala Viajante! Quando viajamos de avião sempre sentimos algum desconforto, não é mesmo? Seja uma dorzinha aqui e outra ali, um mal estar, e por isso hoje eu vim dar dicas de como evitar esses desconfortos durante a sua viagem de avião.

Principais motivos

Menos oxigênio no ar e menos pressão atmosférica leva a um aumento do volume dos gases dentro do nosso organismo e faz com que nosso corpo tenha várias reações  para se manter estabilizado. Por isso pessoas com doenças cardiovasculares, principalmente infarto do coração e AVC, precisam ficar muita atentas, e talvez nem voar, pois no voo pode acontecer a antecipação de um evento ou até que não aconteceria, estes episódios mais graves geralmente acontecem em voos longos, com mais de 4h de duração, normalmente são voos internacionais.

Agora vamos as dicas para que você possa ter um voo mais tranquilo e com o mínimo de desconforto possível!

 

Poltronas na direção das asas

Se você é do tipo de pessoa que sente muito enjoo ou tontura essa dica é valiosíssima! Pois é a parte do avião que menos balança, ou seja, mais estabilizada durante turbulências, ficar nas fileiras que ficam na direção das asas garante que você sofrerá menos. Você sabia que esse enjoo que sentimos tem um nome específico: cinetose. E acontece quando o nosso corpo está em movimento, por exemplo dentro do avião, barco ou carro, mas algum de nossos sentidos não consegue perceber isso, e manda informações conflitantes para o cérebro. E se você é ansioso, saiba que essa ansiedade ou medo pode agravar esses sintomas. Então para ajudar o seu corpo a “entender” o que está acontecendo, o conselho é sentar na janela e ver o que tá acontecendo lá fora, e também é importante que você não leia durante o voo.

 

Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes

Antes e durante o voo. O álcool diminui a capacidade das células cerebrais usarem o oxigênio fornecido, que dentro do avião é bem menor. Não consumir esses itens pode te ajudar a não ter dores de cabeça, assim como diminuem os enjoos e tonturas! E é muito importante que você beba muita, mas muita água, antes durante e depois do voo, pois irá evitar o Jet lag.

 

Imagem: dubbi
Ouvido e Nariz

No decolar e pouso, você pode usar aqueles sprays nasal, 30 minutos antes do embarque e do desembarque, pois ele libera a passagem do ar entre o nariz o ouvido, isso faz com que a pressão nessa região diminua muito! Caso você não tenha o spray, bocejar e mascar chiclete quando você começar a sentir a pressão, te ajudará! E se por acaso você também não tiver nada para mastigar, tapar o nariz e engolir saliva com a boca fechada algumas vezes, irá aliviar muito a pressão.

Você sabia que esse mal estar se chama barotrauma? E acontece por uma mudança na pressão atmosférica que altera a pressão  e o volume dentro do ouvido.

Já para quem tem crises de labirintite, o ideal é conversar com seu médico para já entrar no avião medicado.

 

Imagem: uol
Se movimente sempre que possível

Quando você passa muito tempo sentado acontece a compressão de algumas veias atrás dos joelhos e na virilha, e isso pode causar ou agravar doenças como a Trombose. A recomendação é que durante o voo você movimente seus pés para cima, para baixo e em movimentos circulares várias vezes, enquanto estiver sentado e sempre que possível ande pelo avião, aproveitando para se movimentar e alongar o resto do corpo também, pois assim, você diminui o inchaço dos pés e das mãos. Se você estiver grávida ou já tiver uma pré disposição para essas doenças de circulação a dica é usar aquelas meias de compressão para ajudar na circulação do sangue.

 

Refeições leves

Não coma coisas que você não está habituado, antes e durante o voo coma apenas coisas leves e que você já está acostumado. Pois assim você evita a formação de mais gases, e não dificulta a digestão.

 

Agora que você já está preparando, bora viajar?

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Deixe o seu comentário