CANCELAMENTO OU ATRASO NO SEU VOO? VOCÊ PODE SER INDENIZADO!

Viaaaaaaajantes! Viajar é maravilhoso, mas quando a viagem começa com seu voo atrasando ou sendo cancelado é muito ruim, não é mesmo? Mas não desanime, você sabia que você tem direito a indenização em casos de atraso ou cancelamento? Pois é! Nesse post eu explico tudo, saiba de todos os seus direitos logo a abaixo:

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 As principais causas dos atrasos e cancelamentos

Clima

Névoa, chuva, vento muito forte, neve são alguns dos exemplos. Essas condições do tempo podem complicar o uso das pistas e exigir maior tempo entre as decolagens e pousos ou até mesmo ter implicar no  fechamento do aeroporto.

Manutenção de urgência

Por mais seguros que sejam os equipamentos de um avião eles podem ter algum problema inesperado, como por exemplo a troca dos pneus. A maioria das companhias não disponibilizam aviões reservas, e isso com certeza implicará em atrasos ou até cancelamento.

Tráfego aéreo

Infelizmente esse é o maior motivo dos atrasos no Brasil, pode ser por falta de espaço para estacionamento ou taxiamento dos aviões, o clima em volta do aeroporto obrigando os aviões a desviarem ou até quando o aeroporto tem que receber aviões não programados vindos de outros aeroportos. E isso é um problemão pois causa um atraso de efeito cascata em todos os próximos voos!

Tripulação

Quando um piloto ou alguém da tripulação falta, por mais que as companhias tenham funcionários que ficam em stand by, às vezes até essa outra pessoa chegar demora mais tempo do que o previsto.

Quantidade de passageiros

Se o avião estiver com a quantidade de passageiros inferior a 30%, faz com que a companhia junte com um voo mais tarde ou até realocar em outros voos em outros dias. Mas tem também a situação oposta, quando acontece um overbooking, que é quando o avião está completamente lotado, e alguns passageiros tem que ser realocados e também dificultando o desembarque e embarque que acaba sendo mais lento.

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Como evitar

Consulte o histórico

No site da companhia aérea é possível consultar o histórico de=e atrasos e cancelamentos do voo que você vai pegar. Por causa do efeito cascata, que eu expliquei acima, é mais comum que os voos da noite atrasem mais que os da manhã. Consulte também o histórico de clima e limitação de infraestrutura do aeroporto  que você pretende voar, e analise a possibilidade de voar na véspera ou escolher outro aeroporto.

Consulte a companhia

Opte por empresas que oferecem mais voos na rota que você pretende voar, pois em casa de qualquer problema você terá mais opções de reacomodação. Veja também se empresa tem aeronaves mais novas, pois elas oferecem menos manutenção.

Demanda do aeroporto

A quantidade de voos aumenta em alta temporada como vésperas, e férias, por isso fique atento aos aeroportos que não são 24 horas, pois se o seu voo for depois das 23h em um aeroporto desses provavelmente seu voo vai ser mudado para o aeroporto mais perto.

Na véspera da viagem consulte sua reserva pela internet, no site da companhia aérea ou pelo telefone; seu voo pode ter sido alterado sem que a empresa tenha conseguido avisá-lo. A reacomodação prevista pode ser em um horário diferente, ocasionando muitos transtornos.

Painel de informações

Desde a sua chegada no aeroporto até o embarque, fique ligado no painel nos avisos nos alto-falantes. E se o seu voo for cancelado procure o balcão da companhia aérea o mais rápido possível pois a ordem de chegada é muito importante para a reacomodação nos próximos voos.

Fique atento também confirmando o  seu portão de embarque, pois é muito comum trocar e a distância entre o portão novo e o anterior pode ser longe.

Clima

Em caso de cancelamento por clima, fique atendo pois se você não tiver despachado sua bagagem, você pode pedir o reembolso ou pedir relocação em outro voo pelo telefone.

Seja exigente

Sempre educadamente exija seus direitos. E fique atento pois os funcionários são treinados afirmar que a opção oferecida é a única existente, quando na verdade, 90% dos casos não é a única. Por isso é tão importante conhecer seus direitos.

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Seus direitos

Atrasos em voos nacionais e internacionais no Brasil

  • A partir de 1h, você tem direito a acesso ao telefone e internet;
  • Depois de 2h, além do telefone e internet você tem direito a um voucher de alimentação para um almoço ou jantar ou lanche.
  • A partir de 4h ou mesmo se já existir a estimativa desse atraso. Você tem direito a acomodação ou hospedagem e transporte do aeroporto até a acomodação e de retorno ao aeroporto depois também, ou esse mesmo transporte para sua residência, se for na cidade onde você mora.
  • Mais de 4h ou em caso de cancelamento, você tem direito a assistência material, a companhia tem que te oferecer opções de outros voos sem custo (os funcionários não informam, mas você pode exigir por ser reacomodado no voo de outra companhia), ou até reembolso integral da passagem.
  • Se você ainda não tiver despachado as bagagens pode também desistir de voar! Seja qual for o motivo, por causa de atrasos por mau tempo ou filas quilométricas de passageiros à espera de reacomodação. Você pode solicitar o reembolso ou a alteração do voo por telefone.

 

ATENÇÃO: De acordo com as leis brasileiras, não importa a razão do atraso ou cancelamento, a responsabilidade sempre é da companhia aérea e cabe a ela oferecer opções de acomodação e assistência. E mesmo que o problema seja por causa do clima, na maioria das vezes as companhias são solidárias. Mas infelizmente, apesar da lei estar mais do lado dos passageiros, as companhias insistem em não a cumprir.

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Veja AQUI como eu consegui ser compensado por um voo cancelado.

Atrasos em voos na Europa

As regras são validas para todas as empresas do mundo, desde que o voo saia de um país da União Europeia. Ou quando o voo sai de fora da União Europeia, mas  o destino é um país da União Europeia, e a companhia é licenciada em um Estado que é membro da União Europeia.

Diferente do Brasil, as regras de lá não preveem um determinado prazo para que o passageiro faça a reclamação, seja para atrasos, cancelamentos ou até a recusa de embarque. Quaisquer que sejam os motivos do atraso ou cancelamento, todos têm direito a receber assistência como: refeições, fazer chamadas telefônicas e enviar e-mails para avisarem sobre o ocorrido. Além disso a empresa tem que arcar com todas as despesas que foram geradas pelo cancelamento, como acomodação, transporte, alimentação e etc.

Mas assim como no brasil as companhias nem sempre cumprem essa regulamentação. Portanto se você tiver que pagar pela alimentação, acomodação, ou qualquer outro tipo de despesa, guarde os comprovantes e peça reembolso.

Além disso, fique muito atento pois o regulamento também prevê uma compensação em caso de o voo atrasar mais de 3h ou cancelar e valor varia entre 250 a 600 euros (exceto se o cancelamento ocorreu por mau tempo). Confira os valores abaixo:

Distâncias menores a 1.500km = 250 euros;

Distância entre 1.500 a 3.500km = 400 euros;

Distâncias maiores a 3.500km = 600 euros;

 

Atrasos em voos nos Estados Unidos

E lá nos Estados Unidos, como tudo, os direitos também são bem diferentes do Brasil e da Europa. Quando acontece atrasos ou cancelamentos as leis não exigem das companhias a indenização dos passageiros. Sim, pois é! Por isso, fica a critério da companhia como irá agir diante dos danos de seus passageiros. Por isso, fique muito ligado antes de comprar a passagem de lá para qualquer lugar do mundo, leia atentamente as normas no site da companhia.

Outra grande diferença com o Brasil é em relação à responsabilidade da companhia em caso de mau tempo. Por lá é comum os ventos fortes, névoas e nevasca. E quando por esses motivos, acontecem os atrasos e cancelamentos, infelizmente, o máximo que as companhias oferecem é realocar o passageiro no próximo voo.

Hospedagem, refeição e tudo que nos outros lugares estão nos regulamentos, aqui só são oferecidos em caso de atraso ou cancelamento por problemas técnicos ou de equipe, e não é uma regra, cada companhia decide quando e quais despesas são de sua responsabilidade.

Por isso tudo, como eu já citei acima fique super atento as regras no site de cada companhia e exija os seus direitos dentro do regulamento deles!

Agora que você sabe de como agir em caso de atraso ou cancelamento, seja sempre muito educado, mas exija os seus direitos sempre!

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Fonte: Anac

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