DICAS PARA SUPERAR O MEDO DE AVIÃO

Fala viajantes!!! Eu sempre recebo mensagens me perguntando como superar o medo de avião. Por isso resolvi escrever algumas dicas que podem tornar a sua viagem mais tranquila!

Você sabia que as segundo as pesquisas apenas 2% dos passageiros ficam o tempo todo tranquilo em avião? E que 40% da população brasileira morre de medo de voar?

Então saiba que você não está sozinho nessa, pelo contrário, tem muita gente com você, mas a verdade é que uma hora ou outra, principalmente se viajar é sua paixão, assim como é a minha, será necessário controlar esse medo!

O bom é que existem sim, algumas maneiras de superar este medo ou pelo menos conviver com ele de uma melhor forma e ter uma viagem mais tranquila. Quer ver só?

 

Se preparando para a viagem

Entenda melhor e respeite o seu medo:

Analise se o que você sente é apenas uma insegurança ou se é uma fobia ou um pânico. Pois se de fato for tipo um pânico e você não suporta nem pensar em de ficar dentro de um avião, a primeira coisa a fazer é, sem dúvidas, procurar ajuda de um médico. Apenas um profissional terá a solução mais adequada para cada um, pois dependendo da situação, pode ser necessário recorrer a medicamentos, os quais devem sempre ser indicados por um profissional. Além do tratamento médico, fazer uma simulação de voo também pode te ajudar muito, afinal você pode fazer um treinamento antes!

Mas se o que você sente é apenas um ligeiro desconforto ou insegurança antes ou durante um voo, tente todas as dicas que escrevi abaixo, eu tenho certeza que elas irão te ajudar muito, pois foram as que me ajudaram!

 

Programe-se

Faça exercícios físicos e tente ter dias tranquilos antes da sua viagem, isso te ajudará a ficar menos ansioso durante a viagem. Se programe para organizar todos os preparativos com antecedência, como arrumar malas e separar documentos, para que nos dias que antecedem a viagem você não tenha nenhuma preocupação e nem tenha que sair correndo atrás de itens de última hora. Tenha uma ótima noite de sono antes da sua viagem, e não esqueça de usar roupas confortáveis para viajar, pois a última coisa que você quer, é ter mais algum motivo para se sentir incomodado durante o voo. E tente evitar a cafeína ou qualquer tipo de estimulante, para não ficar muito agitado.

A alimentação antes e durante o voo também é muito importante para evitar desconfortos. Tenha refeições leves, não coma nada novo ou diferente do que você está habituado e beba água para manter seu corpo hidratado.

Ah, lembre-se que pensamentos positivos sempre ajudam!! Então, foca na chegada e imagine como será incrível o lugar novo que você irá conhecer!

 

Entenda melhor o avião

Leia sobre os aviões e entenda como eles funcionam e você perceberá que ela é um meio de transporte muito seguro! Lembre-se de que a chance de sofrer um acidente de carro é muito maior do que sofrer um acidente de avião. Compreender que existe muita segurança, treinamentos e planejamento para os voos, pode diminuir o seu medo, já que a maioria sente medo por ter muitas dúvidas!

As turbulências não afetam na segurança do voo, os aviões são fabricados para suportá-las, na verdade o maior risco é quando o avião balança muito e os passageiros que não estão sentados com os cintos de segurança afivelados, podem bater em algo ou cair e se machucar. Se ainda assim a turbulência te incomoda muito, te aconselho a escolher um assento que fique na direção das asas, pois é a parte mais estável do avião.

Algumas coisas que são normais e você pode achar estranho e se assustar, por exemplo, é comum que as asas da aeronave balancem e que o motor diminua e aumente o som durante a viagem. Se você ver alguma coisa que te deixe com medo por você não saber se é normal, não se acanhe em perguntar a um comissário de bordo, é melhor você se tranquilizar do que ficar com medo por vergonha de perguntar!

 

 

No aeroporto

No dia da viagem:

Chegue ao aeroporto e faça check-in com tempo e antecedência, não esqueça de já levar os documentos separados para não correr o risco de ter problemas. Entre na área de embarque e já procure seu portão, após encontrá-lo ande ali por perto para se ambientar e procure distrações como lojas. Além disso, uma boa dica é observar a calma dos demais passageiros, para você ver que está tudo bem!

 

Não sente na janela:

No check-in, ou se você conseguir marcar seu assento antes, peça para ficar no corredor, pois assim você conseguirá esticar as pernas e levantar com mais facilidade e sem incomodar ninguém para dar uma voltinha em momentos de ansiedade ou ir ao banheiro. Afinal, sentando na janela você vai acabar olhando para fora e isso pode te assustar mais.

 

Durante o voo Converse com os comissários de bordo:

Nunca tenha vergonha de falar para os membros da tripulação que você tem medo de avião, eles são treinados para lidar com essas situações e normalmente são bem atenciosos. E como eu falei, caso se assuste com algo que pareça estranho, pergunte aos comissários, eles explicarão o que está acontecendo.

 

Faça coisas que te entretenham:

Uma ótima opção é conversar com alguém, mas se você estiver viajando sozinho observe se a pessoa ao lado parece ser alguém que goste de conversar, talvez seja legal explicar seu medo, pois isso pode fazer com que ela queira te ajudar. O segredo é sempre se manter ocupado, como por exemplo ler um livro que te prenda a atenção, jogar um jogo, ver um filme ou sua série preferida!

 

Não tome bebidas alcóolicas:

Muita gente acredita que tomar algo alcóolico pode ajudar a relaxar, até poderia, mas a pressão dentro do avião acelera muito os efeitos do álcool e deixa as pessoas bêbadas muito mais rápido, e ficar nesse estado pode te causar mais medo ainda, tome muito cuidado!!

 

Dessa maneira quando você se der conta já vai estar no aeroporto do destino esperando sua bagagem! Espero que minhas dicas te ajudem a ficar mais tranquilo durante sua próxima viagem de avião!!!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

 

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados