DICAS PARA QUEM VIAJA SOZINHO

Viaaaaaaajntes! Vocês sempre me pedem dicas para quem viaja sozinho, então hoje eu resolvi fazer um post com algumas dicas que me ajudam muito!

Viajar sozinho as vezes é uma ótima opção para quem não quer ficar preso à agenda, horários e costumes de outras pessoas. Apesar de ser uma delícia viajar com a família e os amigos, em alguns momentos é maravilhoso passear da maneira que eu decidi, nos meus horários, curtindo o que tenho vontade, eu particularmente ADORO!

Mas, a experiência pode ser um pouco difícil para quem não se arriscou antes, não tem experiência ou tem medo.

Mas calma, viajar sozinho não é um bicho de 7 cabeças como você pode estar imaginando!!  O mundo é enorme com destinos espetaculáres esperando por você. Então supere essas inseguranças, e permita-se vivenciar uma das experiências mais enriquecedoras da vida!

E por isso estou aqui para te dar essa força, e várias dicas para você embarcar nessa viagem do seu jeitinho!

  • Tá com medo? Vai com medo mesmo!!!

Encha a alma de coragem e vá… Viajar sozinho te dá a oportunidade de escolher o que você quer fazer, mas saia da sua zona de conforto. Entenda seus limites, vá no seu ritmo, mas tente se desafiar, como falar com estranhos, comer algo diferente, conhecer lugares fora dos pontos turísticos, mas sempre alerta com sua segurança!

E lembre-se de deixar algum amigo ou familiar informado sobre seu itinerário, com todas as infos, como horários, voos e etc.

 

  • Informe-se sobre o seu destino.

A regra principal é saber o máximo de informações possíveis sobre seu destino. Tenha um roteiro, se você não está viajando com uma agência com tudo programado, então programe-se! Faça o seu roteiro! Pesquise cada lugar onde você irá, leia sobre eles, veja valores, tipos de roupas para usar, segurança. Pesquise, leia, entenda e aprenda!

Tem o meu blog e o meu canal do youtube que podem te ajudar nessas pesquisas, existem apps que podem te ajudar também, mas lembre-se que o mais importante é saber onde você está indo!

 

  • Documentos e dinheiro.

Você já ouviu falar nas doleiras? É muito importante que você tenha uma, pois são ótimas para guardar dinheiro e documentos importantes bem juntinho de você e de difícil acesso para os ladrões de oportunidade! Você pode ter um pouco de dinheiro na mochila ou bolsos, mas a maior parte do seu dinheiro, cartões e passaporte devem ficar na doleira.

É importante você ter cópias dos seus documentos nas malas que você irá despachar, as cópias podem te ajudar muito caso você os perca, mas nunca deixe documentos originais e dinheiro dentro da mala no hotel!

Lembre-se também de fazer um seguro viagem e ficar atento sobre suas vacinas.

SAIA DO BRASIL TRANQUILO COM SEU SEGURO SAÚDE! CONTRATE EM POUCOS MINUTOS NESTE LINK

 

  • Hospede-se com segurança.

Já faça todas reservas antecipadamente, mas antes de fechar as reservas, pesquise sobre o hotel/hostel, leia comentários, leia sobre as experiências de outras pessoas, certifique-se se é uma boa localização para quem está sozinho, confira os temos de cancelamento.

Os hostels são perfeitos para quem viaja sozinho, não se engane pensando que todos quartos são compartilhados. Você pode se hospedar em quartos compartilhados ou em quartos individuais, e ainda existe a opção de quartos com banheiro compartilhado ou privativo, a escolha é sua! O legal de hostels, é que eles sempre oferecem uma confraternização maior entre seus hóspedes, com salas de jogos, cozinhas compartilhadas, ou seja lugares onde você pode conhecer outros viajantes solo e trocar experiências e dicas, além de poder fazer amigos de todos os cantos do planeta!

CONFIRA DIÁRIAS DE HOTEL E FAÇA RESERVAS CLICANDO AQUI. 

 

  • Mala na medida certa.

Estar leve quando viaja sozinho faz toda a diferença, principalmente nos aeroportos ou quando caminhar pelas ruas, escadas, metro… afinal nem sempre você poderá contar com aquela mãozinha na hora de carregar a bagagem extra. Dicas valiosas: deixe sua mala o mais leve possível e leve uma mala fácil de carregar. Para diminuir o peso você pode considerar lavar as roupas no seu destino, lembre-se de confirmar isso com seu hotel/hostel.

Outra dica importante é sempre ter as mãos livres, imagina ter que segurar 2 malas de rodinha e uma mala de mão, mais a bolsa ou mochila? Nossa, fiquei cansado só de pensar! Imagina então se ainda você tem que pegar o dinheiro do metro? Ou pegar o celular pra chamar um Uber/táxi? Ou pegar o documento, mapa, ticket, se ainda se segurar no corrimão, ufaaa! Imaginou? Então, mãos livres!

 

  • Fique ligado!

Esteja sempre em alerta, olhe sempre ao seu redor, preste atenção em pessoas ou atitudes estranhas. Em lugares com muitas pessoas sempre coloque sua bolsa/mochila, na frente do corpo e abrace-a. Evite andar em ruas vazias, principalmente à noite.

Não segure ou guarde nada que não seja seu e também não peça para ninguém segurar suas coisas.

Tire suas próprias fotos, caso queira muito que alguém tire uma foto sua, peça para alguém com uma câmera semi ou profissional, ou para pessoas que estão em um grupo com guias turísticos, assim você pode tentar diminuir as chances de ter seu celular ou câmera roubados.

Nunca dependa apenas de seus eletrônicos como GPS, tenha sempre um mapa de papel à mão!

Tenha sempre com você telefones de emergência da cidade onde você está, como: policia, bombeiro, consulado brasileiro e do seu hotel.

COMPRE AQUI SEU CHIP 4G COM 10% DE DESCONTO

 

Bom viajante acho que é isso! E aí você já está preparado para sua próxima viagem? Me conta aqui nos comentários para onde vai ser?

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no Instagram para mais novidades, dicas e reviews de companhias aéreas.

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados