DICAS PARA PRIMEIRA VIAGEM

Faaaaala Viajante, você está aí super inseguro com a sua primeira viagem?  Pois fique sabendo que é super normal, nós sempre ficamos apreensivos com coisas que não estamos acostumados ou não conhecemos! E por isso eu resolvi escrever algumas dicas para que você fique mais preparado, e com menos medo, para assim poder desfrutar ao máximo essa nova experiência e entrar para o nosso grupo de viajantes que amam viajar!!!

Primeiro Passo: Passaporte, Vistos, Vacinas, Seguro viagem, Passagens.

Defina as datas de ida e volta e também o local de destino da sua viagem. A partir daí verifique a validade do seu passaporte, não deixe de consultar as regras do país para o qual você vai, pois alguns exigem que o passaporte tenha no mínimo de 6 meses de validade. Outros pedem apenas que esteja válido dentro do período da viagem, por isso, consulte atentamente as regras do seu destino.

Passaporte ok, vá atrás dos vistos necessários para o destino e conexões, os EUA por exemplo, exige visto de conexão. Certifique-se também das exigências do país de destino sobre vacinas, isso é muito importante, pois eles podem negar sua entrada! Um despachante ou uma agência de turismo pode te ajudar com isso.

Tudo Ok, compre suas passagens! Pesquise promoções, cuidado com muitas e longas conexões pois isso pode tornar sua viagem suuuper cansativa.  E tente viajar a noite pois você pode dormir e usar o dia para passear.

Não esqueça de contratar o seguro viagem, ele irá ser muito útil caso você precise de um hospital ou médico, com extravio de bagagens e também com cancelamentos! Nunca viaje sem seguro!

SAIA DO BRASIL TRANQUILO COM SEU SEGURO SAÚDE! CONTRATE EM POUCOS MINUTOS NESTE LINK

 

Segundo Passo: Defina seu roteiro.

Se você contratar uma agência ela fará isso para você, você só terá que escolher o que quer fazer. Mas se você não quer pagar por esse serviço o meu conselho é faça um roteiro, programe-se! Pesquise cada lugar onde você irá, leia sobre eles, veja valores, tipos de roupas para usar, segurança. Pesquise, leia, entenda e aprenda! Tem meu blog e o meu canal do youtube que podem te ajudar nessas pesquisas, existem apps que podem te ajudar também, mas lembre-se que o mais importante é saber onde você está indo! E tenha esse roteiro de fácil acesso para você consultar o tempo todo e também salvo na nuvem, caso você perca o que tem em mãos.

Nunca dependa apenas de seus eletrônicos como GPS, tenha sempre um mapa de papel à mão!

Já faça todas reservas antecipadamente, mas antes de fechar as reservas, pesquise sobre o hotel/hostel, atrações e passeios, leia comentários, leia sobre as experiências de outras pessoas, certifique-se como é o atendimento e serviço, e confira também os temos de cancelamento.

CONFIRA DIÁRIAS DE HOTEL E FAÇA RESERVAS CLICANDO AQUI. 

 

Terceiro passo: Faça as Malas.

Alguns viajantes amam esse momento, pois significa que está perto do grande dia! Faça isso com tempo e com antecedência, para certificar-se de que não faltou nada, e se faltar, ainda dá tempo de comprar ou resolver!

Dicas valiosas: deixe sua mala o mais leve possível e leve uma mala fácil de carregar. Para diminuir o peso você pode considerar lavar as roupas no seu destino, lembre-se de confirmar isso com seu hotel/hostel. Outra dica importante é sempre ter as mãos livres, imagina ter que segurar 2 malas de rodinha e uma mala de mão, mais a bolsa ou mochila? Nossa, fiquei cansado só de pensar! Imagina então se ainda você tem que pegar o dinheiro do metro? Ou pegar o celular pra chamar um Uber/táxi? Ou pegar o documento, mapa, ticket, e ainda se segurar no corrimão, ufaaa! Imaginou? Então, mãos livres!

É importante você ter cópias dos seus documentos nas malas que você irá despachar, as cópias podem te ajudar muito caso você os perca, mas nunca deixe documentos originais e dinheiro dentro da mala no hotel! Você já ouviu falar nas doleiras? É muito importante que você tenha uma, pois são ótimas para guardar dinheiro e documentos importantes bem juntinho de você! Você pode ter um pouco de dinheiro na mochila ou bolsos, mas a maior parte do seu dinheiro, cartões e passaporte devem ficar na doleira.

Falando em malas, dicas para sua segurança:  Em lugares com muitas pessoas sempre coloque sua bolsa/mochila/malas, na frente do corpo e abrace-a. Não segure ou guarde nada que não seja seu e também não peça para ninguém segurar suas coisas.

E não esquça de ler este post e este aqui que também te ajudarão com as malas!

Quarto Passo: Viajando!

No dia, chegue com bastante antecedência no aeroporto, faça check-in com calma, vá para área de passageiros e já procure seu portão de embarque, e aí só passeie perto do seu portão, para que você não corra o risco de se distrair e perder seu voo.

No avião tente se entreter, coma coisas leves, e tente descansar.

Chegando no destino, cumpra com seu roteiro, mas não fique completamente preso a ele, e nem se frustre caso não consiga seguí-lo à risca, pois nas pesquisas achamos que a viagem será de um jeito, mas quando chegamos no destino nem sempre é exatamente como planejamos, por isso se adapte! E caso você decidir que não quer mais visitar uma atração e quer tirar aquele tempo livre para descansar ou fazer outros passeios, não tem problema! O roteiro está aí para te ajudar a curtir mais e não te estressar, lembre-se disso!

Peça sugestões as pessoas locais, é um ótimo jeito de descobrir restaurantes, passeios ou outros lugares incríveis na cidade, mas que ainda não foram descobertos pelos turistas.

Dicas para sua segurança: Esteja sempre em alerta, olhe sempre ao seu redor, preste atenção em pessoas ou atitudes estranhas. Evite andar em ruas vazias, principalmente à noite. Tire suas próprias fotos, caso queira muito que alguém tire uma foto sua, peça para alguém com uma câmera semi ou profissional, ou para pessoas que estão em um grupo com guias turísticos, assim você pode tentar diminuir as chances de ter seu celular ou câmera roubados. Tenha sempre com você telefones de emergência da cidade onde você está, como: policia, bombeiro, consulado brasileiro e do seu hotel.

COMPRE AQUI SEU CHIP 4G COM 10% DE DESCONTO

Aceite que você irá cometer erros! Até os viajantes mais experientes cometem erros, e mesmo com todas essas dicas e planejamento, algum imprevisto sempre acontece, entenda que isso faz parte de viajar, e se divirta em vez de se irritar. Como por exemplo, pegou o ônibus errado? Aproveite para ver um lugar novo. A atração planejada estava fechada? Veja o que tem ao redor. No começo a gente se culpa por “jogar dinheiro fora” ou “desperdiçar tempo”, mas com a experiência percebemos que nada é em vão! Então APROVEITE muito, tudo e o tempo todo! Será um experiencia única e tenho certeza que inesquecível e incrível!

 

Agora você está pronto para enfrentar essa aventura que é viajar! Depois me conta como foi?

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtubee no Instagram para mais novidades, dicas e reviews de companhias aéreas.

 

 

 

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados