VOCÊ CONHECE A ORIGEM DO NATAL?

Como já sabemos dezembro é o mês das festas, em especial o Natal. Além da celebração do nascimento de Jesus, a data também é lembrada por um de seus símbolos: o Papai Noel.

Mas você sabia que muito longe do Polo Norte, este personagem veio da Turquia!

 

Na verdade o Papai Noel começou com o São Nicolau, um bispo católico do século IV que viveu na cidade de Mira, onde atualmente é a Turquia. Ele é lembrado como um homem muito bondoso que costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas às crianças no dia do seu aniversário, 6 de dezembro. Mas com o passar do tempo a data acabou mudando para o 25 de dezembro.

Crédito da imagem: portaldasmissoes

Mas, por que o Natal é celebrado no dia 25 de dezembro? Bem, não é nem por Jesus nem pelo Papai Noel. Estudiosos apontam que séculos atrás a festa tinha relação com o calendário do ciclo solar e com o agrícola. Esta data marca o solstício de inverno, sendo o dia mais curto do ano no hemisfério norte, então a partir daí, os dias começariam a ficar mais longos. A data passou a ser associada ao cristianismo apenas no século IV.

Já a ideia de Papai Noel e sua roupa toda agasalhada vem das tradições germânicas e nórdicas, pois quando a lenda de São Nicolau chegou à região, em contraposição à figura do presépio católico, os protestantes passaram a utilizar o personagem do bom velhinho, que naquela época, usava roupas geralmente verdes, azuis ou marrons.  

Crédito da imagem: portaldasmissoes

O velhinho rechonchudo de barba branca apareceu pela primeira vez na revista norte-americana Harpers Weekly, criado pelo cartunista alemão Thomas Nast, no ano de 1881.

Crédito da imagem: stnicholascenter

Mas, em 1931, o desenhista Haddon Sundblom utilizou a imagem em um comercial da Coca-Cola e acrescentou um saco de presentes e o gorro. Sobre a roupa mudar de cor na verdade algumas campanhas publicitárias já haviam usado a roupa vermelha  antes. E ai com peças publicitárias bem-humoradas do Papai Noel distribuindo presentes ao redor do mundo, a marca de refrigerantes turbinou suas vendas e lucrou muito! E pelo sucesso das propagandas acabou implantando a forma do personagem como conhecemos hoje.

Crédito da imagem: stnicholascenter

E o Polo Norte? Na verdade, isso surgiu como uma estratégia de marketing da Finlândia de estimular o turismo do local. Nos anos 1950, o governo daquele país construiu uma vila na Lapônia, que se tornaria o lar do velhinho.

Crédito da imagem: santaclausholidayvillage

E o nome Papai Noel? É assim em português porque tem raízes da língua francesa, em que Noël significa Natal. No inglês, chamado de Santa Claus, vem de uma adaptação de Sinter Klass, como São Nicolau era chamado em holandês.

Ou seja, o Papai Noel não é exatamente como conhecemos, mas o importante mesmo é o que ele representa: a imagem de bondade e ajuda ao próximo que o São Nicolau implantou lá no começo da história!

Então viajante, deixo aqui o meus votos de que seu Natal e de sua família seja cheio de amor, bondade e muita felicidade!

Aproveita e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para mais novidades, dicas e reviews de companhias aéreas.

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados