SALVADOR, BAHIA – SOB O OLHAR DE UM BAIANO

Terra do carnaval, do axé music, do dendê, do acarajé e do abará, de Ivete e Caetano. Salvador é isso e muito mais. Por isso, como um bom baiano apaixonado por minha terra, vou dar dicas de lugares incríveis que você não pode deixar de conhecer nessa cidade que é berço de muitas histórias e também de muita cultura.

História da Cidade.

No dia 29 de março de 1549, Tomé de Souza, então governador-geral do Brasil, funda a cidade de Salvador, chamada na época de “São Salvador da Bahia de Todos os Santos”, como sede do governo português na colônia.

Salvador tornou-se uma cidade dividida em dois planos: a cidade baixa e a cidade alta, como Atenas, na Grécia, e Gênova, na Itália. A cidade foi sede da administração colonial do Brasil até 1763, quando a capital foi transferida para o Rio de Janeiro. Atualmente, com mais de 3 milhões de habitantes em sua região metropolitana, Salvador é a cidade mais populosa da região nordeste e a quarta mais populosa do país. Seus habitantes são chamados de soteropolitanos, nome criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis (cidade do Salvador).

Como chegar:

Existem voos diretos para Salvador partindo das principais cidades do país, para o aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães (código aéreo SSA), que também recebe voos diretos de países como Argentina, Portugal, Alemanha e Espanha.

Melhor época para visitar:

O clima de Salvador é tropical, caracterizado por altas temperaturas , alta umidade e precipitação em todos os meses do ano, sem estação seca, mas com níveis altos de precipitação no inverno e uma quantidade menor de chuva no verão.

Na cidade, os meses mais chuvosos são entre abril e julho, com picos superiores em abril e maio, enquanto nos outros meses há valores menos elevados de chuva.

As temperaturas são constantes ao longo do ano, variando entre 30ºC nos meses de verão (dezembro – março) e em 26ºC  (junho – agosto).

Os lugares mais bacanas de Salvador:

Farol da Barra

Um dos símbolos da cidade, o Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio foi o primeiro a ser construído no país e durante a invasão holandesa teve papel estratégico para proteger a cidade deste ataque. Situado no bairro chamado Barra é um ótimo local para caminhar no final da tarde já que agora a avenida principal que os carros tinham acesso (mesma avenida em que passam os trios no carnaval), agora é apenas para os pedestres, propiciando um excelente passeio pelo local.

Praia do Porto da Barra

A praia do porto da barra está localizada à esquerda do farol e é uma das mais visitadas por baianos e turistas que querem aproveitar os dias ensolarados na cidade. A água quase morna é maravilhosa para tomar banho e relaxar sob o sol.

Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda não é apenas um ponto turístico, mas sim um meio de transporte utilizado pelos baianos para ir da cidade baixa (região do comércio e mercado modelo) para a cidade alta (região do pelourinho e barra). Custa apenas 15 centavos e ao subir é possível ter para mim a melhor vista da cidade, sendo possível apreciar toda a Baía de Todos os Santos.

Pelourinho

Já na cidade alta, a poucos metros do Elevador Lacerda, chega-se ao Pelourinho ou Pelô, bairro colorido muito frequentado por baianos e turistas que foi inclusive plano de fundo da gravação de um clipe do cantor Michael Jackson.

O pelourinho era um poste de madeira ou de pedra, com argolas de ferro, erguido em praça pública que servia de instrumento de punição legal utilizado pelos portugueses, onde os infratores da lei eram amarrados e chicoteados. Com as suas ruas repletas de ladeiras feitas com paralelepípedos e casinhas coloridas que dão muito charme, é lá que são vistas as rodas de capoeira nas praças como antigamente.

Mercado Modelo

Erguido em 1861 para funcionar como Casa Alfândega, o Mercado Modelo mantém a arquitetura neoclássica original mesmo depois de ter sofrido dois incêndios (1969 e 1984). Antigamente o seu subsolo era o local onde os escravos ficavam aguardando para serem leiloados.

Anos atrás quando este subsolo era aberto para visitas, ao fechar os olhos era possível ouvir os gritos de socorro dos escravos que ali viviam. Hoje o espaço abriga vários boxes que vendem artigos de artesanato em geral. Excelente local para comprar lembrancinhas.

Praia da Ribeira

A praia da Ribeira é um local boêmio e conhecido como um dos mais charmosos da cidade. Ribeira é uma expressão portuguesa que significa ancoradouro para reparação de naus. Localizada na cidade baixa, essa enseada de mar calmo e águas claras tem fácil acesso por causa da avenida construída na orla.

Muitos barcos pesqueiros e de passeio passam pelo seu ancoradouro que serve de ponto de encontro para diversas embarcações da capital. Dessa praia é possível visualizar outros bairros de Salvador, seus belos casarões antigos e pequenas ilhas. Entre a calçada e a praia há algumas árvores e diversas mesas e guarda sóis que ficam espalhados na areia e lotados aos fins de semana.

É nesse bairro que fica localizada a famosa Sorveteria da Ribeira que falarei no próximo post sobre os melhores lugares para comer e beber em Salvador.

Ponta de Humaitá

Também na cidade baixa, bem próximo da Ribeira, a Ponta de Humaitá localizada no bairro Monte Serrat é um lugar bem tranquilo, com uma bela vista para a cidade de Salvador. É o meu lugar favorito para ir no final de tarde ver o por do sol. O local está sempre repleto de casais que escolhem o lugar para namorar bem como de grupos de amigos e fazem rodas de conversa nos gramados em volta.

Praia de Stella Maris – Barraca do Lôro

Praia badalada e repleta de gente bonita em um ambiente descolado e com estrutura show de barraca de praia, a Barraca do Lôro localizada na praia de Stella Maris é a pedida para quem aproveitar o dia na praia com conforto e boas opções de comidas e bebidas.

O local conta com serviço de praia pé na areia onde são alugadas cadeiras e sombreiros e também na parte interna da barraca que conta com lounges e espaço para massagem, além de um chuveiro maravilhoso para o pós praia.

Gostaram das dicas? No próximo falarei sobre os melhores lugares para comer e beber na cidade. Fiquem ligados!!

Posts Relacionados