Como eu recebi uma compensação por um voo cancelado

Em 2014, meu voo operado pela Swiss, saindo de Zurique, na Suíça, com destino a São Paulo foi cancelado devido a um problema mecânico na aeronave. Por conta disso, os passageiros tiveram que esperar até a manhã seguinte, quando um novo avião seria disponibilizado, para viajar ao Brasil.

Esse cancelamento acabou gerando, como qualquer outro geraria, dores de cabeça nos passageiros. Mas, “os humilhados serão exaltados!” E e eu fui, viajantes! Quase três anos mais tarde, estava eu no Facebook quando vi um anúncio sobre a possibilidade de receber uma compensação em dinheiro por voos cancelados ou atrasados. Na hora, eu me lembrei do episódio de 2014 em Zurique.

Eu cliquei no link e li sobre o que se tratava. Eu descobri que passageiros têm direito a receber uma espécie de indenização de companhias áreas por atrasos e cancelamentos se o voo:

  • Partir de um aeroporto da União Europeia;
  • For operado por companhia da União Europeia e aterrissar em um aeroporto fora da União Europeia;
  • Chegar com pelo menos 3 horas de atraso ao seu destino.

A empresa, chamada Airhelp, se propunha a fazer a intermediação entre os passageiros e as companhias áreas para solicitar a compensação. Eu fiz uma simulação no próprio site para verificar se eu teria realmente direito a receber algo. Para a minha surpresa, soube que eu poderia obter cerca de 400 euros da Swiss. Ainda não muito convencido, fiz uma pesquisa sobre a prestadora desse serviço e encontrei várias avaliações de pessoas afirmando que receberam, de fato, suas compensações.

(Foto: Klm/reprodução)

Como eu não tinha nada a perder, abri a solicitação. Precisei apenas informar meu e-mail e os dados do voo cancelado. A partir de então, comecei a ser atualizado sobre o andamento do processo. Eles enviaram o pedido à Swiss e, em poucos dias, recebi um e-mail avisando que a empresa aérea tinha concordado em pagar minha compensação.

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Eu imaginava que esse processo fosse se estender por meses, mas foi tudo muito rápido. Cerca de 30 dias depois de eu ter aberto a solicitação, eles me pediram o número da minha conta bancária e efetuaram a transferência do dinheiro. A Swiss pagou 600 euros pelo voo atrasado. Desse valor, 150 euros ficaram com o site como taxa de serviço. Portanto, eu acabei recebendo 450 euros (aproximadamente 1600 reais). Quando vi o dinheiro na minha conta, nem acreditei! O valor, no entanto, varia de acordo com alguns fatores, como o tempo de atraso e a distância do trajeto feito pela aeronave.

Agora, antes de se estressar pelo atraso ou cancelamento de seu voo operado por uma companhia da União Europeia, lembre-se: Você tem o direito a ser compensado por isso!

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