8 aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo

Trinta aeroportos e quatro empresas aéreas brasileiras foram avaliados e classificados pela consultoria britânica especializada em aviação, OAG. A avaliação foi em relação à pontualidade de partidas e chegadas dos voos. Desses, oito terminais receberam classificação máxima com cinco estrelas. 16 ficaram com quatro estrelas e outros seis receberam três estrelas. O Aeroporto de Porto Seguro (BA) foi o melhor colocado (19º) de acordo com o índice de pontualidade (87,8%). Ele tem quase 10 mil operações registradas no período contínuo de 12 meses.

VEJA AS OFERTAS E COMPRE SUAS PASSAGENS AÉREAS AQUI

O levantamento da OAG considerou o período entre outubro de 2016 e setembro de 2017. Ele classificou 489 aeroportos ao redor do mundo. No caso dos terminais, é considerado pontual o voo que chega ao destino ou sai em até 15 minutos além do programado.

Entre os principais terminais do Brasil que receberam cinco estrelas estão Curitiba (38º lugar), Brasília (39º), Confins (45º) e Porto Alegre (46º). Cada um com índice de pontualidade de 86,1%, 85,9%, 85,3% e 85,2%.

Entre aqueles que registraram mais de 100 mil operações chegadas/partidas no período, o Aeroporto de Brasília é o melhor classificado quanto à pontualidade. O Aeroporto do Galeão ficou em 68º lugar (84,4%), Congonhas em 92º (83,2%), ambos com quatro estrelas. Viracopos em 150º e Guarulhos em 171º, os dois com três estrelas.
O Aeroporto de João Pessoa teve o menor índice pontualidade entre os 30 terminais brasileiros analisados pela OAG. Recebeu 80,9% e classificação de três estrelas. Em 12 meses, o aeródromo registrou quase 11 mil operações.

No ranking geral da consultoria britânica, os terminais de Tokusima e Kochi, no Japão, e Hilo (EUA) foram os três melhores classificados. Ambom com cinco estrelas, quanto à pontualidade: 92,8%, 91,5% e 91,3%, respectivamente. Contudo, a operação desses aeroportos foi menor do que 15 mil no período analisado.

Já o terminal de Birmingham, no Reino Unido, foi o quinto melhor colocado e o único entre os dez primeiros que tem movimento acima de 100 mil operações.

CIAS. AÉREAS

Na classificação das 134 empresas aéreas, a empresa low cost (baixo custo) sul-africana, Safair, teve o melhor índice de pontualidade, 94,9%. No casos das companhias aéreas, o tempo de espera é definido como chegadas que ocorrem estritamente menos de 15 minutos após a hora prevista inicialmente.

Entre as brasileiras, a Azul teve o melhor índice, 84,6%, e ficou em 22º lugar. Em seguida foi a GOL (83,1%), depois a Latam (81,7%) e Avianca (76,8%), com as seguintes colocações no ranking: 29º, 37º e 67º, respectivamente.

Das quatro companhias, a Avianca teve 82 mil operações no período e classificação de três estrelas. As outras três ficaram com quatro estrelas e registraram mais de 220 mil de partidas e chegadas.

ÍNDICE DA OAG – O relatório da OAG avaliou companhias aéreas e aeroportos que tiveram no mínimo 600 operações por mês. Em relação às classificações de estrelas, elas variam de uma a cinco. As empresas aéreas e terminais com o melhor desempenho no tempo receberam cinco estrelas.

Quem ai conhece algum dos terminais que ganharam classificação máxima?

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados