7 dicas para usar o Couchsurfing

O Couchsurfing é a opção ideal para quem quer viajar gastando pouco. Basicamente, ele é uma plataforma onde você cria um perfil e pode solicitar um “canto” para dormir para outro usuário. Não espere ter um quarto só para você e café da manhã incluso. Isso não é um serviço de hotel! O seu anfitrião ou anfitriã poderá te oferecer um sofá, um colchão ou mesmo um espaço na casa para que você coloque o seu próprio colchonete e possa passar a noite. Claro, você pode ter a sorte  de encontrar alguém com quartos e camas disponíveis.

Eu tive a chance de usar o couchsurfing cinco vezes e todas as minhas experiências foram positivas. Por isso, se você estiver pensando em utilizar essa plataforma pela primeira vez, fique ligado nas dicas abaixo. Elas poderão te ajudar a conseguir um “aceite” mais facilmente e a garantir a sua segurança.

1 – TENHA UM PERFIL COMPLETO E ATRAENTE

As pessoas vão querer saber o máximo possível sobre você antes de te colocar dentro da casa delas. Por isso, é importante que o seu perfil expresse quem é você é, o que você gosta, os lugares que conhece e o que você espera da sua experiência no couchsurfing. Coloque fotos de suas viagens anteriores e tenha boas recomendações. Mas, como vou ter recomendações se é essa a minha primeira vez utilizando o site? Peça para amigos que já usaram o couchsurfing deixar indicações sobre você. Isso vai ajudar a demonstrar que você é uma pessoa real e sem más intenções.

2 – PROCURE ANFITRIÕES COM OS QUAIS VOCÊ SE IDENTIFIQUE

Não adianta sair mandando solicitações para geral e acabar sendo aceito por alguém que não tem nada a ver com você. É melhor evitar isso para não passar por nenhum constrangimento. Portanto, leia o perfil de seus possíveis anfitriões e só mande solicitação para aqueles que você achar que vai rolar alguma afinidade. O feeling também é muito importante nessa hora.

VAI VIAJAR? RESERVE SEU HOTEL PELO BLOG:

Você pode fazer a reserva pelo Booking.com ou diretamente neste link AQUI. Caso você use este link, me ajuda a continuar escrevendo o blog  e seguir ajudando pessoas a viajar o mundo com uma pequena comissão. Ah! E você não pagará nada a mais por isso. 

3 – MOSTRE QUE VOCÊ LEU O PERFIL DO ANFITRIÃO

Não de ctrl c + ctrl v no seu texto pedindo hospedagem. Escreva uma solicitação que deixe claro que você leu o perfil da pessoa. Comente o porquê você acha que seria interessante ela te aceitar como hóspede e quais são os pontos em comum que vocês têm. A pessoa vai perceber que você realmente se deu ao trabalho de stalkeá-la e, assim, ela poderá se sentir especial.

4 – NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA                                                                                                

Os anfitriões precisam se organizar para te receber. Suas chances de conseguir um lugar para dormir serão maiores se você mandar a solicitação com certa antecedência. Eu sugiro começar a busca pelo menos um mês antes de sua viagem. Lembre-se: mandar uma solicitação três meses antes pode ser um pouco cedo demais.

5 – TOME CUIDADO! SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!

Você está indo para a casa de alguém que você nunca viu antes. Aqui, mais uma vez, é importante se atentar ao perfil do seu possível anfitrião. Ele tem referências? As referências são todas positivas? Ele te passou um endereço que realmente existe? Ele tem fotos que mostram ele com outras pessoas e/ou viajando? Ele soube manter uma conversa com você sem te deixar com qualquer pulga atrás da orelha? Se a resposta foi sim para todas essas questões, o anfitrião parece confiável. Outra coisa: deixe o endereço da pessoa com a qual você ficar com amigos e familiares. Qualquer precaução nunca é demais!

(Foto: Maskot/Getty Images)

6 – ESTEJA DISPOSTO A PASSAR UM TEMPO COM O SEU ANFITRIÃO

Seja amigável! Faça com que o período que você vai passar com essa outra pessoa seja agradável para ambos. Caso ela te convide para sair, te mostrar alguns pontos turísticos ou para jantar, aceite! O couchsurfing é uma troca. Então, esteja disposto a passar algum momento com o seu anfitrião/anfitriã. Claro, se ele ou ela quiser. Pode acontecer de você de ser hospedado por alguém muito ocupado e que não vai poder ou querer passar um tempo com você.

7 – LEVE UMA LEMBRANCINHA

É sempre bom levar algo do Brasil ou de sua cidade para o seu anfitrião. É uma forma de agradecimento e que costuma ser seguida pelos usuários da plataforma. Se você seguir essa e as demais recomendações, as chances de ter uma experiência positiva com o couchsurfing serão grandes.

Alguém mais já experimentou e tem dicas pra compartilhar?

Posts Relacionados