TOUR NA FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATES SUÍÇOS CAILLER!!

Quem ama chocolate levanta a mão!! Vem saber mais sobre a Cailler!

O chocolate é uma das iguarias mais amadas e consumidas em todo o mundo por conta das sensações que ele desperta, além do sabor sem igual.

Sabores e marcas para todos os tipos de gostos e bolsos existem por aí. Basta uma mordidinha e ele aumenta a produção de serotonina que é uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer e, que alivia a depressão e a ansiedade. Ao elevar os níveis de serotonina, as calorias elevam os teores de endorfinas, o que explica essa sensação que todo mundo que o consome relata. Difícil mesmo viver sem.

 

Depois de assistir ao filme “A fantástica fábrica de chocolate”, fiquei imaginando como seria legal visitar uma fábrica de verdade. Esse dia chegou, e não foi qualquer fábrica não. Visitei a FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATES CAILLER.

Em novembro de 2016 viajei para a Suíça para passar visitar a minha amiga Luana. dentre todos os lugares maravilhosos que por lá conheci, tive a grande oportunidade de visitar a fantástica fábrica de chocolates suíços (os melhores do mundo). É a prestigiada marca Cailler, hoje pertencente ao grupo Nestlé, localizada na cidade de Broc, na região de Gruyère (onde também se produz o famoso queijo).

VAI VIAJAR? RESERVE SEU HOTEL PELO BLOG:

Você pode fazer a reserva pelo Booking.com ou diretamente neste link AQUI. Caso você use este link, me ajuda a continuar escrevendo o blog  e seguir ajudando pessoas a viajar o mundo com uma pequena comissão. Ah! E você não pagará nada a mais por isso. 🙂

Você pode nunca ter ouvido falar nesta marca de chocolates, afinal ela não existe aqui no Brasil. Mas ela está totalmente relacionada com a invenção do chocolate em barra! A marca de chocolates Cailler foi fundada na Suíça em 1819 por François-Louis Cailler, que inovou ao criar o chocolate na versão em barra.

 Ele criou a primeira fábrica de chocolates na Suíça na cidade de Corsier, pertinho de Vevey (cidade que me hospedei. Em 1875 seu genro, que havia comprado uma segunda fábrica de chocolates criada por ele, teve a ideia de fazer um mix entre o chocolate e o leite condensado produzido por Henri Nestlé (da marca bem conhecida por nós brasileiros).

Essa ideia deu muito certo e se tornou uma sensação ao produzir o chocolate ao leite! Assim a empresa foi crescendo ao longo dos anos até se tornar a Nestlé que conhecemos hoje!

Como chegar na Fábrica de Chocolates Cailler?

Maison Cailler se localiza na pequena vila suíça chamada Broc. Fica nas proximidades de Gruyére, na parte francesa da Suíça. Eu saí de Vevey após o café da manhã, passei a manhã e a tarde em Berna (metade do caminho até Broc). Após o almoço peguei a estrada para finalmente conhecer a Fábrica de Chocolates Cailler.

Abaixo, as distâncias das principais cidades suíças até a Fábrica de Chocolates Cailler:

– Montreux = 43 km, cerca de 35 minutos;

– Berna = 65 km, cerca de 50 minutos;

– Lucerne = 174 km, cerca de 1h50 minutos;

– Zurique = 185 km, cerca de 2 horas.

Como foi a tão esperada visita?

Quando chegamos ao estacionamento, demos conta que já eram quase 17 horas. Corremos e conseguimos pegar o último horário do tour guiado. O lado bom é que estava super vazio (geralmente é lotado, principalmente no verão). O tour acabou sendo só nosso. Amei Amei!

Ao chegarmos na recepção, compramos os ingressos que custaram 12 francos para adultos acima de 16 e 9 para crianças até 16, cada. Como o tour era audiovisual e não tinha em português, escolhemos em francês. Outros idiomas estavam disponíveis como inglês, espanhol, chinês, italiano e alemão.

A jornada começou com a cerimônia do cacau feita pelos povos Astecas. A partir dai, fomos levados por todas as etapas de produção do chocolate, desde a colheita, processamento e até mesmo as mais modernas técnicas de produção utilizadas hoje. 

Em uma grande sala, tinham várias plotagens interativas onde podíamos ouvir os produtores do cacau, agricultores na África e na América. Inclusive alguns produtores do leite, os engenheiros da fábrica, entre muitos outros envolvidos no longo processo do chocolate que tanto amamos.

Também passamos por bancadas com todos os ingredientes utilizados na produção do chocolate. Assim a gente pode cheirar um a um. Dessa forma, ao final tivemos uma experiência sensorial perfeita. Passada essa parte chegamos em uma parte real da fábrica onde pudemos ver os maquinários funcionando e o chocolate sendo produzidos em grandes e modernas máquinas que já entregavam o produto final embalado, prontinho para consumo.

 

Após todo esse tour para conhecer toda a história da marca Cailler e também as etapas necessárias para a produção dos chocolates (durou cerca de 1 hora), chegamos na parte tão esperada: a degustação. Para tudo, produção! Eu na minha inocência, achei que iríamos provar um ou dois bombons e pronto, mas não, não, não mesmo. Não foi nada disso que aconteceu.

Fomos recepcionados com uma mesa que tinha uns 4 metros de extensão no mínimo e repleta de dezenas de tipos de chocolates. Eram feitos nos formatos mais lindos e no tamanho ideal para que provássemos de todos. Lógico que eu e meus amigos ficamos loucos da vida. Foi realmente uma orgia gastronômica.

Aproveitei para praticar o meu francês e fiquei um bom tempo conversando com a moça que estava nos servindo. Conversamos sobre os tipos de chocolate que estavam ali para provarmos. Ela foi a culpada por eu ter comido tanto, hehe! Conversa vai, conversa vem, eu contei pra ela que o chocolate preferido de minha mãe era o Galak da Nestlé. Ela me disse que esse era produzido nessa fábrica que visitamos. Não é o máximo?

Após comer dezenas de chocolates, encerramos o nosso tour na Fantástica Fábrica de Chocolates Cailler. Mas antes de ir embora, uma passadinha na loja porque não somos de ferro!

Uma parede inteirinha de barras de chocolate para todos os gostos!

 

Informações:

Maison Cailler

Funcionamento: 7 dias por semana das 10 às 17 hrs, exceto nos dias 25-12 e 01-01.

Endereço: Rue Jules Bellet 7 ,1636 Broc. 

Preço: 12 francos para adultos acima de 16 anos (40 reais) e 9 francos para crianças (30 reais).

Telefone: + 41 (0)26 921 59 60

E-mail: maisoncailler@nestle.com

Ficou com água na boca? Corre pra Suíça!

Fiquem ligados que vem mais posts sobre esse país maravilhoso!

 

Posts Relacionados

  • Gabriela da Fonseca

    Aff que delícia! Imagino o cheiro maravilhoso deste lugar. E essa parede da barras de chocolate!? Nunca vi decoração mais linda. Queria uma dessas aqui em casa! Embora não fosse durar muito tempo… hehe

    • Silas Andrade Santana

      Cheiro maravilhoso, Gabi! Os chocolates da parede eram de verdade. Uma infinidade de tipos! hahahahaa

  • Lucas Estevam Ferreira

    Acabeii de ler esse post cheiooooo de fome! hahah adorei Silas 😀 valeu por compartilhar com a gente! 🙂

    • Silas Andrade Santana

      Ah, que bom que gostou Estevam! Tamo junto!

  • Caroline Monteiro

    Que delícia!