Como fazer intercâmbio em Dublin na Irlanda?

Olá viajantes unidos desse Brasil! Chegou a hora de falarmos de um assunto que gosto demais: intercâmbio.

Estou há duas semanas na Irlanda fazendo um intercâmbio em Dublin com a 2be Study. Em breve, vou embora para a Islândia, mas antes, quis escrever este post para ajudar os viajantes e seguidores que sempre tiveram o sonho de fazer um intercâmbio mas sempre acharam ser impossível.

Primeiramente, você precisa saber que NADA é impossível. Nada mesmo. E fazer um intercâmbio se inclui nisso.

COMO COMEÇAR A PLANEJAR UM INTERCÂMBIO?

Acredito que antes de você decidir o país ou cidade, o mais importante é pensar o QUE você quer com seu intercâmbio. Aprender uma nova língua? Criar independência? Experiência de trabalho no exterior? Fazer trabalho voluntário?
Depois que responder essas perguntas, chega a hora de você pensar no melhor destino para isso.

QUAL DESTINO ESCOLHER?

Muitas pessoas buscam fazer um intercâmbio em Dublin por ser um lugar fácil de conseguir trabalho e ter boas escolas para aprender inglês. Mas, em vários outros destinos como Austrália, Canadá ou Londres é possível também ter uma experiência incrível. Como meu primeiro intercâmbio era para fazer high school, escolhi o Canadá, e sou muito grato àquele país.

          QUANTO TEMPO DURA UM INTERCÂMBIO?

Não existe tempo mínimo ou máximo de duração para um intercâmbio. Existem intercâmbios de duas semanas e outros de 3 anos. O importante é você nunca esquecer seu objetivo durante sua viagem.
Muitas pessoas saem de casa para aprender um novo idioma, e isso pode levar seis meses ou mesmo alguns anos, mas o mais importante é nunca esquecer sua razão para ter embarcado neste tipo de viagem e focar nela.

      COMO ESCOLHER A MELHOR AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO EM DUBLIN OU NO MUNDO?

Sempre que vou fazer um intercâmbio, busco referência de agências para o destino que escolhi.
Vou falar minha experiência pessoal com a 2be Study Intercâmbio (quem me trouxe até a Irlanda).
A agência existe há alguns anos no mercado e eles são especialistas em Irlanda, Austrália, Canadá e Londres. A maior vantagem que senti da empresa foi por terem uma agência que dá suporte aos alunos em cada destino. Por exemplo: se for para Brisbane ou Sydney existe uma agência 2be Study para atender os alunos e em Dublin é a mesma coisa.
Isso é muito bom, pois dá uma segurança para os alunos, desde ajuda para encontrar moradia, emprego e caso queiram trocar de escola.

    QUANTO CUSTA UM INTERCÂMBIO EM DUBLIN?

A maioria dos brasileiros que vem fazer um intercâmbio em Dublin vem com a intenção de estudar seis meses e viajar outros dois. O legal da Irlanda é que durante todos estes 8 meses eles podem trabalhar enquanto estudam e viajam.
Hoje, (dia 26 de março de 2017) perguntei quanto ficaria um intercâmbio para Dublin de 8 meses e me passaram o valor aproximado de R$ 7.000,00 incluindo os seguintes itens:

  • 6 meses de curso;
  • Matrícula;
  • Material;
  • Seguro saúde;
  • Taxas de exame final (obrigatório para todos os estudantes);
  • Acomodação inicial por 2 semanas em residência estudantil compartilhada;
  • Visto;

Claro que esses valores variam um pouco dependendo da escola, câmbio do dia e outros fatores, mas uma coisa que te garanto é que independente do seu destino, QUALQUER intercâmbio vale a pena!
Se quiserem mais informações, vou deixar o contato da agência 2be Study que me trouxe para a Irlanda e também já me levou para a Austrália: [email protected] e o telefone deles: (11) 3061-5124.

Qualquer outra dúvida sobre intercâmbio que você tiver, pode deixar um comentário aqui no post que irei responder o quanto antes!

Boa viagem e um intercâmbio incrível pra você!

Posts Relacionados