O hostel em containers de Foz do Iguaçu

Na volta da minha expedição pela Patagônia, acabei aproveitando para conhecer um pouco mais da região sul brasileira e claro, não poderia deixar de lado essa (quase 7a) maravilha do mundo. Ainda em Punta del Este algumas semanas antes de chegar de volta ao Brasil, conheci um espanhol que ficou encantado com as quedas d’água e para minha surpresa tinha sido em Foz do Iguaçu (lado brasileiro) o melhor albergue que ele havia estado em sua viagem ao redor do mundo, o Tetris Container Hostel.

A entrada do Tetris Container Hostel
A entrada do Tetris Container Hostel

Marquei o nome no meu mapa e depois de cruzar o Paraguai (e Uruguai e Argentina) de ônibus atravessei a Ponte da Amizade e exausto fui direto ao hostel que meu amigo tinha indicado.

Tudo que eu queria era uma cama confortável para poder descansar das poltronas de ônibus e quando chego lá me deparo com containers “jogados” um em cima do outro e apesar do conceito cool e da ideia genial de “reciclar” containers e outros mateiras para construir um hostel, estava um pouco apreensivo se conseguiria dormir bem dentro de uma caixa de metal junto com outras 10 pessoas.

A recepção do Tetris
A recepção do Tetris

Além do custo, um dos melhores benefícios de um hostel está nas áreas em comum, que facilitam os viajantes a se conhecerem e trocarem experiências.  Assim que chego na recepção do Tetris logo me senti em uma sala de estar com sofás amplos e almofadões espalhados pelo chão. Esse espaço se estende e se conecta com as áreas externas repletas de mesas e cadeiras e com a ampla cozinha.

O hall de entrada
O hall de entrada
O hall de entrada visto de cima
O hall de entrada visto de cima
A copa e extensão da cozinha
A copa e extensão da cozinha

Outras supressas me aguardavam no pátio mas eu não via a hora de ver “meu” quarto e “minha” cama. Será que daria para virar na cama sem dar uma cotovelada no colega da cama vizinha? Exagero à parte, isso nunca aconteceu mas já pensou não conseguir sentar na cama de tão próxima a cama de cima está de você? Já estive em albergues assim e dentro de um container eu realmente não sabia o que esperar.

Um dos quartos para 10 pessoas
Um dos quartos para 10 pessoas
Esse quarto seria ideal para uma família ou um grupo de amigos
Esse quarto seria ideal para uma família ou um grupo de amigos
Quarto de casal do Tetris
Para os casais que querem privacidade, esse quarto privado é o ideal

A verdade é que o quarto era tão espaçoso que eu quase não acreditei que realmente estava dentro de um container. E não estava mesmo. Eram dois, que foram juntados formando um quarto grande com até 10 camas (5 bi-camas).

Janelas amplas foram instaladas mas em um lugar quente como Foz, janelas para que te quero? Queremos ar condicionado! E claro, tinha! E funcionava tão bem que um colega acordou no meio da noite de frio para pedir na recepção para aumentarem a temperatura.

Banheiro do Tetris
Um dos banheiros do Tetris. Detalhes como o suporte da pia mostram a criatividade no uso de materiais  em todo o hostel.

E para ajudar a esfriar os ambientes até jardins foram plantados no teto dos containers! Aliás o Tetris Container Hostel é cheio de detalhes criativos e de ideias sustentáveis que deveriam servir de exemplo, como armazenamento de água de chuva e utilização de garrafas pets para isolamento acústico e térmico. Veja aqui outras ideias que o Tetris usa.  

A área externa do Tetris
A área externa do Tetris

Com quarto e banheiro aprovados era hora de descer as escadas para conhecer gente, e aqui é o lugar certo.

Tinha gente de todas as idades em todos os cantos. Na área de piscina (sim, claro que tem piscina, ta achando o que? Que da para nadar nas cataratas? Nada disso!), do bar, gente cozinhando (que até me ofereceram o resto que sobrou da comida que tinham cozinhado), nas mesas coloridas espalhadas pelo pátio. O ambiente era de alegria, de gente empolgada contando suas experiências nas cataratas para os ansiosos que não viam a hora de visitá-las, como eu.

A piscina e área externa
A piscina e área externa

Tudo isso regado a caipirinhas… De graça! Está incluso na diária uma caipirinha das 19 as 20 e café da manhã…

Ah, o café da manhã!

Naquele dia eu postei no instagram: “Depois de tanto viajar, nada como voltar para casa né? Acordar e comer um pão de queijo, frutas frescas e tomar um suco de manga natural… ah tava com saudade”. Me referi à casa porque essa foi a impressão depois de aproveitar o café da manhã à la brasuca reforçado depois de tanta viagem pelos países vizinhos. Foi o melhor café da manhã que tive em um hostel!

De barriga cheia é hora de explorar o que a região tem para oferecer. O pessoal da recepção me ajudou com todos os preparativos já que cheguei sem fazer meu para-casa de pesquisar no blog do Estevam Pelo Mundo sobre Foz do Iguaçu. (Ou no vagaMundagem, diga-se de passagem). E olha que há muito além de cachoeiras para ver na região.

Gusti no Parque Nacional Iguazu
Gusti Junqueira no Parque Nacional Iguazu, lado argentino.
Parque Nacional do Iguaçu
Parque Nacional do Iguaçu, lado brasileiro. Mais fotos como essa confira no instagram ou no site do Gusti Junqueira: www.vagamundagem.com
Parque Nacional Iguazu, lado argentino.
Parque Nacional Iguazu, lado argentino. Mais fotos como essa confira no instagram ou no site do Gusti Junqueira: www.vagamundagem.com

Como o próprio Estevam blogou, a cidade de Foz surpreende e suas atrações incluem a visita à Usina de Itaipuhá o surpreendente parque das Aves, o marco da 3 fronteiras (Brasil, Paraguai e Argentina), a mesquita muçulmana e o templo budista. E claro, para quem gosta de compras, o Paraguai está ali do lado e a Fernanda deixa suas dicas sobre Ciudad del Este aqui. Para quem quer dar um pulo na Argentina, clique aqui e não deixe de conhecer também Puerto Iguazu.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados