O ESPÍRITO WANDERLUST- Ano Novo

Eu estava sumido da coluna, mas estou de volta! Dezembro chegou, e o Ano Novo se aproxima!

Nenhum lugar do mundo leva o Ano Novo a sério como os brasileiros. É aquela época do ano em que finalmente paramos para meditar sobre nossas vidas, e revemos e traçamos planos. É quando os sonhos ficam mais perto, e quando nada parece impossível. Para viajantes como eu, como o Estevam, como você, é quando esse espírito viajante chamado Wanderlust nos presenteia com novas possibilidades, e novas viagens.

Conhecer o mundo é uma missão de vida. Esse mundo nos toca de diferentes maneiras. Se permitir descobri-lo é o primeiro passo para uma vida de aventuras. Vejo que muita gente pergunta para o Estevam como ele começou a viajar, e me vejo respondendo essa pergunta com frequencia também. Não existem segredos. Você tem de se permitir.

Toda viagem começa ainda no sonho. Quais os lugares com os quais você sonha? Difícil escolher um destino, ou o próximo destino? Feche os olhos, sinta-se caminhando por aquele lugar. Se ainda assim restarem dúvidas, escolha o lugar em que mais você se vê sorrindo.

Nós viajantes temos a vida toda pela frente. Hoje quando ficamos diante do mapa do lugar mais legal do mundo, a Terra, nosso coração bate mais forte. São tantas maravilhas, tantas culturas, tantas línguas, tanta gente… Qual o próximo país, qual o próximo lugar? Aquele que o seu coração mandar.

Às vezes o seu destino não será o mais previsível do mundo, às vezes pode parecer loucura. Eu já tive de alterar planos de viagem de última hora, por instabilidade e insegurança no meu destino. Hoje olho para trás, e deveria ter embarcado. Nós viajantes vivemos cruzando essa linha de realidade e hiper realidade do embarque.

Faça planos, faça escolhas, embarque. Seja um viajante. Ame o seu destino. Ser wanderlust é amar um destino mais do que o outro, é ter como cidade preferida aquela que você ainda não foi, é trocar de planos, é admirar esse mundão, e notar como somos tão diferentes, e como somos tão iguais…

Seja um viajante consciente. Deixe o ambiente melhor do que quando você entrou. Cuide do planeta, afinal outras gerações de viajantes terão o mesmo privilégio de conhecer aquele lugar. Suporte todas as causas. Você é um cidadão do mundo, e o mundo passa a ser importante.

Você se preocupa com o seu país, mas também acompanha o noticiário inglês ou lê o jornal principal de Bangkok. Porque o mundo importa. Porque todas as pessoas são importantes. E porque um dia estamos aqui, no outro estaremos ali.

Viajar é um estilo de vida. É quando o seu coração acelera quando você entra na sessão de viagens na livraria, ou quando seus olhos brilham quando você ouve a palavra aeroporto, ou quando você se emociona com uma palavra nova de um novo idioma. Wanderlust está nos pequenos detalhes.

Viajantes mudam de opinião o tempo todo. Você pode ter preferências e gostar de lugares modernos e hotéis boutique, mas você deve se deixar perder na imensidão vazia da Islândia, ou no cenário selvagem do Camboja. Por que não ir à Mianmar ao invés de Barcelona? Por que não conhecer Tóquio ou Hong Kong? Nosso mundo é feito de escolhas.

Um velho amigo me disse que não são nossas escolhas que dizem quem realmente somos, e sim, nossas escolhas. Ser viajante é escolher viver a sua vida sem medida. É fazer planos, e também não fazer. É comprar aquela passagem de última hora, jogar tudo pro alto, e embarcar.

É amar o mundo, amar o outro. Nós nunca estaremos sozinhos nesse mundo. Sempre existirão outros viajantes no caminho, nessa busca incansável de quem somos, e do que somos, e somos parte de um todo, somos parte do mundo.

Por isso quando 2016 chegar, e onde você estiver, de Nova York à Colombo, de Bali à Adis Ababa, de Londres à Beijing, sorria! Porque viajar muda o mundo, e muda o nosso mundo!

Sorria de novo e olhe para essa imensidão. Merecemos conhecer o inexplorado. Merecemos viver essa experiência. Nem sempre vai ser fácil, nem sempre vai ser barato, nem sempre vai ser simples assim… Mas sonhar é o primeiro passo, lembre-se!

Quando estiver do outro lado do mundo, e se sentir pequeno, ou longe demais, olhe para o céu. Olhe para as estrelas. E pense que aquelas estrelas são as mesmas estrelas em qualquer lugar do mundo. Pense que distâncias não são tão reais assim, mas que sonhos são.

Vivemos em tempos em que pode ser difícil acreditar de que é possível. Moedas nas alturas, o mundo de ponta cabeça. Viajante que é viajante se planeja. Segundo passo, não esqueça! Viajar ainda é caro, mas nunca foi tão barato! Passagens baratas nunca foram tão frequentes como hoje em dia. Mas onde vou ficar? Nesse mundo existem desde hotelões de luxo até os viajantes que já dormiram em praças na Europa. E a experiência de um é tão incrível do que a do outro. Existem opções para todos os bolsos, dos grandes hotéis aos hostels com vinte camas por quarto. Existe até a opção de ter um sofá na casa de alguma alma boa desse mundo, e não pagar nada por isso, o famoso couchsurfing. Seja qual for sua escolha, exerça sempre os cuidados básicos. Existem pessoas boas e outras não tão boas assim em todos os lugares.

Não acredite em tudo que você lê, ou em tudo que dizem pra você sobre essa ou aquela cidade. Viajar é uma experiência pessoal e intransferível. Mas podemos compartilhar essas experiências, e nossas historias. Mas escolha seu próximo lugarzinho especial, sem medo de ser feliz.

Mas a Índia é segura? Talvez mais que muitos lugares da Europa! Mas e os irlandeses, são frios? Não, eles são incríveis e alegres! Mas e se eu for lá e não entender nada? Use a língua internacional da mímica e do sorriso! Mas e se? E se? E se?

Você merece viajar, você merece o mundo, e o mundo te abraça.

Sonhar, planejar, sorrir, embarcar, e voltar com a mala cheia de memórias, a mente mais aberta, e o coração batendo mais forte.

Qual o seu próximo destino?

O que o seu coração bater mais forte!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados