Aproveite o “overbooking” e voe de graça

Segue aqui uma das 6 formas que uso para voar de graça:

Overbooking, o que é?

É uma prática das linhas aéreas de vender mais passagens do que assentos disponíveis nos aviões.

Essas companhias contam com uma abstinência de 10% a 20% e para tentar ter os voos sempre cheios ($$$) eles tentam compensar os supostos assentos ausentes vendendo mais passagens. Mas claro, algumas vezes os “ausentes” resolvem pegar o voo e as linhas aéreas se veem com mais passageiros do que assentos, ou seja: overbooking.

Nos EUA e na Europa é uma prática legal e regulamentada. No Brasil, não parece ser legal e menos ainda regulamentado, mas não faltam casos disso acontecendo no Brasil.

Vista do caribe da janela do aviãoComo eles resolvem esse problema?

Te colocando no colo de outro passageiro? Claro que não!

Eles podem negar o embarque para os passageiros retardatários que não fizeram o check-in no tempo recomendado e ter uma enorme dor de cabeça ou perguntar se algum passageiro que já aguarda o embarque deseja voar no próximo voo ou no dia seguinte.

O que eu ganho com isso?

A oferta não seria tentadora se eles não oferecessem alguns mimos extras, não é? Então, fora as despesas de hotel, alimentação e transporte do aeroporto para o hotel e vice-versa pagas pela linha aérea, eles oferecem um voucher (um vale-passagem) para você voar de graça no futuro. O valor desse voucher varia entre as companhias, mas você pode esperar ganhar pelo menos o valor do voo que você está pegando. Quanto maior o desespero das companhias de achar passageiros voluntários maior o valor do voucher.

Quais as dicas para aproveitar o overbooking?

1. Tente se possível marcar seus voos para domingos à tarde, dias de semana pela manhã (7:00-9:00 hrs) ou no fim da tarde (15:00-19:00 hrs), feriados ou períodos que você julgar que tenha chance do voo lotar, se os voos já não estiverem mais caros por isso. Comprar com antecedência vai te ajudar nesse caso.

2. Chegue cedo no aeroporto.

3. Você não tem que esperar que perguntem pelo microfone se há voluntários. Sempre que você fizer o check-in para um voo, procure saber se seu voo está cheio e deixe claro que se tiver overbooking, você quer ser voluntário para voar no próximo voo se eles recompensarem com um voucher. Provavelmente eles vão te pedir para se apresentar no portão de embarque. Dentro da área de segurança dos aeroportos fique sempre o mais perto possível do balcão no portão de embarque para que se anunciarem overbooking, você possa ser um dos primeiros a se apresentar se já não estiver na lista.

3. Segundo li nesse excelente post do Denis Carvalho no Melhores Destinos, você pode tentar pedir a compensação em dinheiro ao invés do voucher.

4. Frase chave, se estiver no exterior: “I want to volunteer to be bumped”

5. Se você não tiver mala checada, suas chances aumentam, porque eles não terão que localizar sua mala caso você voe em outro voo.

6. Você também pode pedir para ser “bumped-up” ou seja, quando a classe econômica estiver lotada eles podem te dar um upgrade para a executiva ou primeira classe de graça, como aconteceu comigo quando viajei do Brasil para a Espanha. Se você tiver o cartão de milhas da companhia suas chances disso acontecer aumentam!

Perguntas que você pode fazer antes de aceitar ser voluntário “bumped“:

Qual o próximo voo disponível? Eu vou ter um assento confirmado? Se eu não puder pegar um voo hoje, a companhia vai pagar hotel, táxi, refeições?  Quais as restrições do voucher? Quando ele expira? Posso transferir para outra pessoa? Se a cidade onde você estiver tiver mais de um aeroporto certifique de onde o avião irá decolar. O que acontece com a minha mala?

Overbooking é uma das 6 formas de voar de graça que falo nesse post no vagamundagem, clique aqui e saiba mais!

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados