Finados – Ou "Dia dos mortos" em outros lugares do mundo

Dia-de-los-Muertos

 

No México, o “Dia dos Mortos” (ou Dia de los muertos) é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos.

As origens da celebração no México vem da chegada dos espanhóis. Há relatos de que os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam um culto (os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos!). Era comum também a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.

O festival que se tornou o Dia dos Mortos era comemorado no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e era celebrado por um mês inteiro, e as festas eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos.

É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, de acordo com a tradição, “os mortos vêm visitar seus parentes” #medo. Por isso, as comemorações contam com muita comida, bolos, festa, música e os doces preferidos dos mortos (os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar!). Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. Também é comum ver uma galera vestir máscaras de caveira, vestir roupas com esqueletos pintados ou se fantasiar de morte!

Tradições parecidas em outras culturas

  • Nos EUA há muitos mexicanos, então as comemorações não passam em branco e são bem parecidas! Além disso, é comum por lá ver pessoas usando máscaras e carregando uns sinais, homenageando os mortos com uma urna para colocar pedaços de papel com orações para serem queimadas
  • Na Europa, também é comum as pessoas irem aos cemitérios com velas e flores, além de fazer muitos doces para as crianças (as famosas caveirinhas de açúcar, e, em alguns lugares, as crianças também ganham brinquedos!)
  • Já na Ásia, essa data tem uma cara um pouco mais familiar. As tumbas são limpas ou repintadas, velas são acesas e flores são oferecidas. Famílias inteiras acampam em cemitérios, e às vezes passam uma noite ou duas junto às tumbas de seus parentes. Jogos de cartas, comidas, bebidas, cantos e danças são atividades comuns no cemitério!

E aí, galera, alguém já sabia disso? Alguém aí já passou um Dia dos Mortos fora do Brasil? Conta pra mim nos comentários!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

 

Imagem: Reprodução.

 

 

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados