Brasília é mesmo esse avião todo. Sabe por quê?

brasiliaBrasília é a casa da maior bandeira hasteada do mundo. Lá, também mora muita história, geografia, política, turismo e cultura.

A capital do Brasil me encantou de diversas formas, começando pelo motivo de eu estar lá. E eu tive a melhor guia turística que o destino poderia me oferecer (obrigada, Cami).

Resolvi listar 10 fatos curiosos que, para quem mora em outras regiões, provavelmente são novidade.

 

1- É muito raro fazer uma baliza em Brasília. As vagas são geralmente dispostas de forma que os carros sejam estacionados de frente.

2- Naquela cidade, os prédios tem um baixo limite de altura, que permite aos cidadãos enxergarem sempre o horizonte. (No fim da tarde o céu fica quase sempre com tom alaranjado. É maravilhoso.)

3- Brasília não tem prefeito. O artigo 32 da Constituição Federal de 1988 proíbe que o Distrito Federal seja dividido em municípios.

4- Provavelmente é a única cidade do mundo onde os bombeiros correm para colocar fogo em alguma coisa. A tocha do Panteão da Pátria (monumento em homenagem a Tancredo Neves), fica acesa 24h por dia, 7 dias por semana. Quando o fogo se apaga, os bombeiros vão até o local com urgência para reacendê-la.

5- Com mais de 2,5 milhões de habitantes, Brasília é a quarta cidade mais populosa do Brasil.

6- Devido ao conjunto urbanístico e arquitetônico, Brasília foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco. Ela possui a maior área tombada do mundo: 112,5 quilômetros quadrados.

7- Brasília não tem esquinas. Lá, os prédios não têm cercas, nem muros. Em cada espaço entre um prédio e outro há uma grande abundância de árvores.

8- O projeto urbanístico da cidade é de Lúcio Costa, que venceu o concurso de 1957 para o plano da Nova Capital. A forma foi inspirada pelo sinal da cruz, mas o formato da área é popularmente comparado ao de um avião.

9- A cidade é dividida em setores temáticos. Há o de Habitações Coletivas, Comercial, Hospitalar, Hoteleiro, Cultural e de Diversões.

10- Dados indicam que mais da metade da população de Brasília é formada por imigrantes. Portanto, a maioria dos brasilienses não nasceu lá.

É essa mistura que faz de Brasília a cara do Brasil. Nosso país se encontra ali.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

 

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados