A história dos Hostels no Brasil e no mundo

backpackers-hostel

Fala, galera!

Que todo mundo já se hospedou (ou ainda vai se hospedar!) em um hostel, é fato. Mas você sabe como foi que surgiram os hostels, e quem foi que trouxe essa coisa abençoada pra facilitar a nossa vida e nossos bolsos??

A ideia surgiu por volta de 26 de agosto de 1909, com o professor alemão Richard Schirmann. Ele teve um “momento eureca” depois de ser surpreendido por uma tempestade no meio da estrada. A partir daí, se planejou e foi aprofundando a ideia, até que o primeiro Hostel começou a funcionar três anos mais tarde em um castelo em Altena, na Alemanha – um monumento histórico que funciona até hoje!
Depois, no final da década de 20, o alberguismo se espalhou  por tooooda a Europa. Nesta época, houve um verdadeiro boom! Pra você ter uma ideia, o negócio aconteceu bem em sequência: em 1927, foram criados Hostels na Suíça e na Polônia, em 1929 na Holanda, em 1930 na Inglaterra, Noruega e na França, e, em 1931  na Irlanda, Bélgica e Escócia.

Com a Segunda Guerra, o movimento deu uma esfriada e muitos hostels foram destruídos, mas depois disso, no fim do conflito (em 1945), eles voltaram com tudo e serviram como um local de aproximação para os jovens da Europa. E a partir daí, com o passar dos anos, a moda chegou aos Estados Unidos, e aos países da América Latina.

Mas e no Brasil?

Os Hostels chegaram ao Brasil em 1961, quando o casal de educadores Joaquim e Ione Trotta, que trouxeram a ideia para o pra cá (para o Rio de Janeiro, mais especificamente) depois de terem se hospedado num albergue na França, em 1956.

O primeiro Hostel brasileiro se chamava “Residência Ramos” e ficava no bairro de Ramos, no Rio. Ficou aberto até 1973, enquanto também funcionavam dois hostels em São Paulo, que foram fechados pelo Governo Militar simplesmente porque reuniam jovens universitários. Atualmente, são mais de 60 hostels e albergues espalhados pelo Brasil!

E aí, galera? Alguém já conhecia essa história?

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

 

Imagem: Reprodução.

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados