Como funcionam os Programas de milhagem?

voo-domestico-3

Fala, galera!

Vocês pediram e eu atendi: o post de hoje é sobre programas de milhas! #TodosAma.

Quiço?

Vamos começar do começo. Os programas de milhagem são programas feitos pelas companhias aéreas para facilitar a nossa vida (muito, por sinal) e a deles também. Funcionam assim: você viaja, e em cada viagem você acumula milhas (que são pontos, calculados pela distância do destino que você foi ou por outros critérios como tarifa da passagem, dependendo da companhia aérea). Esses pontos, depois, podem ser trocados por outras passagens de avião – cada voo tem um “preço”, uma quantidade de pontos específica que você tem que conseguir para resgatar.

Como faço isso?

É muito fácil: é só ir no site da companhia aérea que você escolher e fazer um cadastro (que é gratuito). A partir daí já pode começar a acumular milhas! (pra transferir os pontos é só apresentar o número ou o cartão na hora da compra da passagem ou do check-in). Mas, uma dica: você até pode ter cadastro em mais de um programa de milhas, mas o ideal é fazer na que você mais usa. Por exemplo, se você viaja mais de Azul, faça cadastro nela, pra você ter a oportunidade de acumular mais milhas. Se você ficar migrando de companhia em companhia, não vai conseguir atingir um número de milhas suficiente pra trocar.

 Programas disponíveis

GOL Smiles

O Smiles da Gol funciona como uma hierarquia de trabalho, em que você começa como estagiário e pode virar gerente. Porquê? Porque é assim: você começa se cadastrando no Smiles, no qual você não precisa de nenhuma milha para começar.

Depois disso, se você acumular 10 mil milhas em um ano, você passa para a categoria Prata. Nisso, o cliente ganha 5 mil milhas de bônus e o direito de ter até 10 quilos de excesso de bagagem de graça! A próxima categoria do programa é a Ouro – aí já é necessário 20 mil milhas acumuladas em um ano. O bônus é de 7,5 mil milhas e o excesso de bagagem permitido é de até 20 quilos. Além disso, os clientes Ouro têm atendimento especial no check-in e acesso a salas VIP.

Por último, tem a categoria Diamante, que é a que tem mais vantagens: 10 mil milhas de bônus, assentos especiais, excesso de bagagem permitido de até 20 quilos, salas VIP, check-in diferenciado e antecipar voos sem pagar tarifa adicional. Mas, para ser cliente Diamante é necessário ter acumulado 35 mil milhas club em um ano.

Normalmente, as milhas têm validade de 3 anos e custam 10 mil para voos pela América do Sul, 15 mil milhas para voos pela América Central, e 35 mil milhas para voos pela América do Norte. Pra trocar as milhas, é só acessar o site da GOL.

TAM Fidelidade

São cinco categorias: a Branca é a mais básica, você se cadastra e já é parte dela. A Azul é a próxima, o cliente precisa de 15 mil pontos (em voos TAM) ou 15 trechos voados pela TAM ou LAN no período de um ano para chegar a ela. Os benefícios são 25% de pontos bônus e 10 kg de excesso de bagagem de graça!

Na categoria Vermelha, os clientes ganham 75% de bônus, 20 kg de excesso de bagagem, acesso a salas VIP e prioridade no check-in, embarque e desembarque- aí são necessários 50 mil pontos ou 50 trechos TAM ou LAN em um ano. Na Vermelho Plus são todos os beneficios das anteriores mais 100% de bonus e upgrade de cortesia da Classe Econômica para a Classe Executiva em voos internacionais, desde que você tenha acumulado 100 mil pontos ou voado 100 trechos com TAM ou LAN. A última categoria é a Black, para clientes que têm no minimo 150 mil pontos acumulados ou voaram 125 trechos com a TAM ou LAN no período de um ano.

O mínimo necessário  para trocar suas milhas por voos é de  5 mil pontos para Brasil, 7 mil para lugares da América do Sul, 25 mil para a América do Norte, e para a Europa, 30 mil – e valem por 2 anos.

Tudo Azul

Categorias: Tudo Azul, Tudo Azul Plus e Tudo Azul Safira. A primeira é a categoria automática (cadastrou, entrou!), e a vantagem é que o cliente recebe “pontos de cortesia” só por se cadastrar, mil pontos basicamente só por entrar pelo site. Para chegar na Tudo Azul Plus, tem que juntar 2,5 mil pontos no período de um ano – o bônus é o maior limite de bagagem (de 22 a 28 quilos). Na Tudo Azul Safira o limite de bagagem sobe para 33 quilos e o passageiro ainda tem embarque preferencial e check in exclusivo. Mass…para fazer parte desta categoria, são necessários 6 mil pontinhos (em um ano).

A diferença entre as categorias é o número de pontos que vai sendo acumulado por cada real gasto em passagens da Azul.

A Azul não dá informações sobre o mínimo e máximo de pontos que nós precisamos juntar para resgatar viagens, mas dá pra procurar o “preço” e disponibilidade das passagens no site para voos nacionais  ou na página para voos internacionais. Mas o normal é sempre uns 5 mil pontos pra voos aqui no Brasil, e as milhas valem normalmente por 2 anos.

Por enquanto, é isso galera! Se tiverem mais dúvidas, quero saber nos comentários!

 

Imagem: Reprodução.

 

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados