Festas juninas pelo mundo

brincadeiras-de-festa-junina-1

Fala, galera!

Junho é mês de quê? *Forró e cantigas de São João ao fundo* hahaha. Exatamente! Junho é mês de festa junina, e todo mundo ama. Mas você sabia que essa festa não é brasileira?

A festa junina é um costume que veio da Europa – acredite se quiser! Começou há muuito tempo atrás, mas só depois foi adaptada aqui no Brasil, com as tradições de São João!

  • Em Portugal, é uma tradição comum também. Por lá, é comemorado com grandes festas, cheias de fitas coloridas e sardinhas assadas, em comemoração à Santo Antônio e São Pedro (e é popularmente chamada de Festa dos Santos Populares). Essa festa para as cidades, reúne muita gente e na maioria das vezes, celebra muitos casamentos!
  • Já na Ucrânia, se comemora a Ivana Kupala, que é meio que uma espécie de Carnaval com celebração à Iemanjá haha. Acontecem grandes festas também, pra celebrar a paz e a purificação, e as mulheres jogam flores nos rios como uma simpatia para trazer sorte!
  • Na França é semelhante à Portugal, mas a fogueira é um costume mais comum (aliás, nós copiamos deles! hehe), e a galera come muuito queijo e toma muito vinho haha. E as quadrilhas também vêm de lá, galera! #pasmem. Se você um dia já passou vergonha dançando pra sua família inteira ver e sua mãe te mimar na frente de todo mundo, dançando Alô galera de caubói….é tudo culpa dos franceses.
  • E…a comemoração mais famosa do mundo: a Midsommarafton, na Suécia! Ela pára o país. E é SUPER rural – as pessoas se reúnem no interior, vestem roupas típicas e comemoram, sempre em junho, na época do morango e da batata (e as comidas que rolam lá são disso!). Também ficam em volta de um mastro cantando musiquinhas típicas (não tem fogueira por lá), e as mulheres fazem várias simpatias, tipo dormir com um buquê de flores ao lado (com 9 rosas, olha que específico haha) pra sonhar com o futuro marido!

E aí, galera? Quem sabe mais tradições mundiais de festa junina? Me contem!!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Imagem: Reprodução.

 

 

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados