Como tirar cidadania estrangeira

17_MHG_rio_passaporte

Fala, galera! Tudo certo?

Por acaso vocês sabem como é que se tira cidadania estrangeira?? Já vou adiantando que é um processo demorado, complicado e um pouco caro – mas que tá privilégios que valem a pena! Se liga:

 

  • Como eu disse, pode ser um processo bem demorado. Na Itália, a fila de espera pode ser de 10 anos!
  • O primeiro passo é se informar no consulado do país para o qual você quer tirar cidadania. Cada país tem um processo diferente (e alguns consulados só atendem por agendamento, então é bom você  ficar atento!)
  • Existem 2 tipos de cidadania: por naturalização e por ascendência. A naturalização é mais permanente e você precisa abrir  mão da sua cidadania. Já a ascendência é um tipo de cidadania que pode ser adquirida quando se comprova ter um parentesco em outro país
  • Pra conseguir cidadania por ascendência, você precisa provar os laços sanguíneos através de documentos – que você consegue em agências ou cartórios internacionais especializados (alguns procedimentos de consulado são gratuitos, mas os cartórios e agências internacionais podem cobrar um preço meio alto)
  • Documentos: certidão de nascimento e de casamento dos descendentes, e certidão criminal negativa (de você e dos descendentes)

Porquê vale a pena?

Alguns países oferecem vários benefícios para quem tem cidadania: acesso à outros países sem necessidade de visto (como EUA por exemplo), descontos em universidades, facilidade para arrumar emprego no exterior e auxílio social (a Alemanha por exemplo, oferece auxílio moradia para estrangeiros desempregados).

Quem aí tem dupla cidadania? Quanto tempo levaram para tirar? Quero saber nos comentários!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Imagem: Reprodução.

 

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados