Como tirar cidadania estrangeira

17_MHG_rio_passaporte

Fala, galera! Tudo certo?

Por acaso vocês sabem como é que se tira cidadania estrangeira?? Já vou adiantando que é um processo demorado, complicado e um pouco caro – mas que tá privilégios que valem a pena! Se liga:

 

  • Como eu disse, pode ser um processo bem demorado. Na Itália, a fila de espera pode ser de 10 anos!
  • O primeiro passo é se informar no consulado do país para o qual você quer tirar cidadania. Cada país tem um processo diferente (e alguns consulados só atendem por agendamento, então é bom você  ficar atento!)
  • Existem 2 tipos de cidadania: por naturalização e por ascendência. A naturalização é mais permanente e você precisa abrir  mão da sua cidadania. Já a ascendência é um tipo de cidadania que pode ser adquirida quando se comprova ter um parentesco em outro país
  • Pra conseguir cidadania por ascendência, você precisa provar os laços sanguíneos através de documentos – que você consegue em agências ou cartórios internacionais especializados (alguns procedimentos de consulado são gratuitos, mas os cartórios e agências internacionais podem cobrar um preço meio alto)
  • Documentos: certidão de nascimento e de casamento dos descendentes, e certidão criminal negativa (de você e dos descendentes)

Porquê vale a pena?

Alguns países oferecem vários benefícios para quem tem cidadania: acesso à outros países sem necessidade de visto (como EUA por exemplo), descontos em universidades, facilidade para arrumar emprego no exterior e auxílio social (a Alemanha por exemplo, oferece auxílio moradia para estrangeiros desempregados).

Quem aí tem dupla cidadania? Quanto tempo levaram para tirar? Quero saber nos comentários!

 

Imagem: Reprodução.

 

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados