Porto Velho – Rondônia

criar_site_porto_velho

Fala, galera!

Bom, pra quem não sabe, eu morei em Rondônia até os 3 anos de idade (justamente em Porto velho!). Ou seja, quase nasci lá (mas não), mas também não lembro de muita coisa porque era bem pequeno. Daí vem a razão desse post – quero lembrar e aprender com vocês mais sobre essa cidade, e saber o que fazer por lá! Bóra?

Porto Velho surgiu no começo do século 20, com a história da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré (as memórias ainda estão no Museu Ferroviário, tem uma locomotiva bem vintage preservada lá também!). A questão é que a cidade se desenvolveu bastante depois disso tudo. Foram construídas 2 hidrelétricas, e muitas escolas e faculdades abriram na região! Depois disso, virou festa: a cidade continuou com essa tradição mais “de interior” apesar de ser capital, mas atraiu milhares de pessoas tanto para morar lá quanto para fazer turismo.

Essa parte nos interessa! haha. A atração turística principal de Porto Velho é o passeio de barco pelo rio Madeira. O tour dura 45 minutos te leva pra corredeira de Santo Antônio, um dos cartões-postais da capital. Mas esse é um rolê mais indicado pra fazer no final de tarde, que dá pra curtir o pôr do sol e, quem sabe, ver os botos – sim! (inclusive os cor-de-rosa!). Outro rolê bem comum é ir no Mercado Central – é tipo um ponto de encontro dos moradores para tomar café da manhã! (é comum ver a galera por lá comendo tapioca, bolos, queijos e frutas típicas).

E, como toda capital que se preze, tem rolê pra galera fitness também: dá pra queimar as calorias da tapioca nas pistas em meio aos seringais do Parque José Adelino da Silva, ou ainda, fazendo trilhas do Parque Natural de Porto Velho (uma área enooooorme de uns 200 hectares que tem zoológico, viveiros, museu, nascentes e cascatas! *o*).

Mas a night de Porto Velho não deixa a desejar: todo mundo vai pra “Calçada da Fama”, uma rua cheeeeia de bares e baladas (bem Avenida Paulista, ou Augusta em Sampa). Além de famoso, é um point bem democrático – lá dá pra curtir todos os tipos de música, e escolher entre lugares mais sossegados e mais agitados e badalados!

Alguém aí mora/já morou em Porto Velho também? E quem já visitou? Vamos lá, nativos e não-nativos, quero ler seus comentários e suas dicas! haha.

 

Imagem: Reprodução.

Posts Relacionados