Guia COMPLETO: Ilhas Baleares

Fala, galera!

Hoje resolvi passar por aqui pra dar pra vocês uma dica completa sobre as Ilhas Baleares! Essas ilhas são na verdade um arquipélago que se localiza no Mar Mediterrâneo, e são formadas por Ibiza, Ilha de Minorca, Maiorca e Formentera.

Esses destinos são mais bombados no verão (até pela tradição baladeira e praiana de Ibiza), mas as cidades têm muito mais a mostrar, o que significa que turistar em qualquer época do ano é super proveitoso também!

Ibiza

Só de ler esse nome já te vem alguma música eletrônica na cabeça, né? Haha. Mas Ibiza é um destino surpreendente: manda muito bem no quesito balada e praia (com toda a certeza!), mas a cidade também é impecável, e até já foi considerada patrimônio da UNESCO.

O centro de Ibiza é considerado uns dos mais bonitos do mundo, e a cidade segue uma característica bem típica: tem uma decoração mediterrânea que ao mesmo tempo se mistura com o ar moderno e praiano, presente em todas as lojas e restaurantes (inclusive, se você quiser fazer umas comprinhas, lá é point! Além, claro, da gastronomia, da história, das festas e dos mercadinhos hippies). Ibiza tem mais de 40 praias, de todos os tipos: de areia, de pedras, com falésias, de mar azul, da cor do caribe, de águas verde claras, pequenas calas, grandes praias, para festeiros, famílias, naturistas, gay-friendly, ricos, pobres, classe média, cachorros hahaha tudo!

A minha dica é alugar um carro e percorrer várias praias! Fiz isso no meu primeiro dia na Ilha e fiquei surpreso em ver que ela ia muito além de altas festas de música eletrônica.

Ibiza Ilhas Baleares 1Dicas:

Como chegar: Por Barcelona é bem mais fácil, e de lá você pode ir de barco ou de avião. Existem várias opções de vôos em companhia low-cost com a Vueling, por exemplo, (nesse caso, é bom lembrar que se você sair do Brasil e se estiver lotado de bagagem grande isso pode custar mais caro), assim como também existem várias empresas que oferecem ferry, e aí como a viagem é longa, é melhor pegar um horário noturno e passar a noite no barco, para não perder tempo de deslocamento (e de role) durante o dia.

Onde ficar: Café Del Mar, Playa D’ en Bossa e San Marino são exemplos de localização mais acessíveis pra você curtir as principais atrações.

Carro, busão, jatinho?: Melhor carro, mas busão também dá (com uma programação prévia haha). Outra dica é dividir taxi com estranhos. Muitas vezes dividi taxi com pessoas que nunca conheci mas que iam para a mesma praia ou festa que eu.

Baladas: No último verão estive por lá e conferi de perto as famosas baladas como Pacha e Ushuaia.

Porém, Ibiza vai MUITO além! Existem inúmeras festas e normalmente cada dia tem um DJ super famoso em uma SUPER balada. Recomendo a Privilege, Club Space, Amnésia, DC10 e NÃO deixe de pegar uma boat party! Sim, aquelas festas em barcos em alto mar! Não irá se arrepender!Matinee Ibiza

Pacha Ibiza 6Formentera

Se Ibiza é festa, Formentera é sossego! Uma cidade beeeeeeeem praiana, sossegada, pacata, mas com o mesmo ar moderninho de Ibiza. Lá também tem praias bem bonitas, barzinhos e restaurantes à beira mar, além de uns programas mais naturebas (caminhadas e trilhas são comuns, e rolê de bike então nem se fala! Há vários postos de aluguel de bicicleta e scooter por lá. Em um único dia você consegue conhecer basicamente toda a ilha.

Como chegar: De barco, através do Porto de Ibiza ou pela praia de Figueretes (em média 40 min de viagem – dependendo das condições do mar, e um preço – também em média – de 20 euros ida e volta).

Onde ficar: a cidade tem algumas pousadas bem legais, mas a maioria das pessoas visita Formentera pra uma day-trip!

Carro, busão, jatinho?: Busão, barco, bike ou scooter

Baladas: Formentera é uma cidade pequena, então você vai curtir mais se for num barzinho com música à beira mar, ou até mesmo visitar as praias de lá (como a de Migjorn ou Es Calo, por exemplo).

Lucas Estevam Ibiza 2

Menorca

É mais versátil, tipo um local rural contemporâneo-desenvolvido haha. A capital é Mahón (é a mais sossegada das Baleares!), e é cercada por veleiros, ruas estreitas, estradas rurais, veredas. Mas também não deixa de ter praias (com águas cristalinas) que são cercadas de pinheiros, e mercados artesanais. Além disso, tem uma presença histórica muito forte, e isso é muito reforçado nos centros históricos e museus do local.

Como chegar: De carro ou ônibus (e é bom se planejar com algum mapa ou pedir informações de roteiro, pra não correr o risco de se perder – e de perder tempo. Menorca é um pouquinho mais complicado de andar).

Onde ficar: Pousadas locais bem simples dão conta, mas assim como Formentera, também tem uma vibe mais de Day-trip, ou de ficar pouco tempo.

Carro, busão, jatinho?: Como é mais acessível chegar lá de carro ou ônibus, o mesmo se mantém pra turistar (além dos roles a pé que são de lei em qualquer lugar, né?)

Baladas: A cidade não é tanto disso…mas como disse, ela é versátil e tem características bem modernas. Então, uma coisa bastante comum por lá são os barzinhos à beira mar (sim, de novo!), e nos mesmos locais, é regra pra qualquer turista ver o pôr do sol e tomar bons drink (os bares sempre oferecem cocktails típicos, acompanhados de Caldeta de Llagosta – caldeirada de lagosta).

Outros rolês: Parque Natural Albufera d’Es Grau (um parque de aves aquáticas), o Patrimônio cultural, Ruínas de Trepucó, Museu de Menorca.

Foto: Reprodução

Maiorca

É meio próximo de Portugal, e a ilha é uma “junção de Ibiza com Menorca” haha – tem característica mais movimentada, mas sem abandonar o sossego. Pra variar, também tem belas praias e a noite também ferve! Os locais mais turísticos e de maior aglomeração são El Arena, Playa de Palma e Ca’n Pastilla (mais ou menos situados a oeste da capital). No verão bomba, e em algumas praias escuta-se apenas inglês ou alemães, visto que é um dos destinos mais procurados por eles na alta estação. Porém, no inverno não deixa a desejar com seus passeios nas colinas.

Como chegar:  De carro (balsa) ou avião (o aeroporte é bem grande)!

Onde ficar: Como disse, a cidade é maior, então tem muuuuitas opções de hotéis e pousadas, mas se for de galera pode alugar uma casa ou os populare hotéis: Hotel Mirador, Hotel Costa Azul e Náutic, etc.

Carro, busão, jatinho?: carro, a pé e cavalos (siim! Apesar de maior, a cidade tem essa característica bem interiorana, e cavalgar é uma prática hiper comum!). Aluguei um conversível (pagamos 60 euros apenas) e fomos até o centro histórico da cidade. Que lugar lindo! Em Maiorca eu realmente senti o que é o Mediterrâneo.

Baladas: É um dos melhores lugares pra sair à noite! Barzinhos à beira-mar, restaurantes, baladas, pubs, tem tudo! Os pubs e os bares costumam estar  sempre cheios até umas duas horas da manhã. Depois, a galera vai pro Passeio Marítimo, onde a festa continua: as baladas e os bares de lá ficam abertos até as cinco ou seis horas.

Outros rolês: Mergulhar, visitar a Catedral, ir ao Aqualand, visitar o Castelo de Bellver e as paisagens protegidas.

Ibiza Ilhas Baleares 3

E vocês, quais as dicas para as Ilhas Baleares? Comentários, please! 😀

Beijos e abraços viajantes pra geral!

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados