Teresina – Piauí

teresina-piaui

Fala, galera! Tudo certo?

E hoje o roteiro é de…..*suspense* *adivinhe*…  Teresina, no Piauí! haha. E já começo com uma curiosidade: a cidade é a única capital do Nordeste que não possui litoral. Mas a falta de praias é recompensada por outros atrativos, como o encontro dos rios Poty e Parnaíba, os bons restaurantes de culinária típica e as boas compras no de roupas e artesanato. Teresina também é bastante arborizada, o que, dizem alguns moradores, “ajuda a lidar com o calor”.

Mas, voltando ao que interessa, o mais tradicional passeio da cidade é mesmo o encontro dos rios. Os barcos partem do Parque Ambiental Encontro dos Rios, que fica no bairro do Poty Velho. Nesse mesmo parque tem um núcleo de ceramistas, onde os turistas sempre fazem umas comprinhas na volta do tour.  Mas se você gosta de comprar artesanato, o mais típico na cidade é a arte sacra em madeira (as famosas esculturas religiosas clássicas do Piauí) na Central de Artesanato, que fica na Praça Pedro II.

Na hora de degustar a gastronomia local, uma dica é ir para o outro lado do rio Poty. Nos bairros de Fátima, Jóquei e São Cristóvão estão alguns dos melhores restaurantes da cidade! Uma tradição da cidade é tomar tiquira (uma cachaça de mandioca) antes das refeições. Dizem que “abre o apetite”! haha. E pra comer, fazem sucesso o Capote, à base de galinha d’angola; o Arroz Maria Izabel, com carne-seca picada; a Paçoca (carne-seca desfiada com farinha e socada no pilão) e a Peixada de Piratinga, feita com leite de coco e batata-doce.

E pra se hospedar em Teresina é fácil! Da mais simples pousada a um hotel bem bacana, você gasta em média de R$80 a R$200 (dependendo da época, claro, porque o lugar é turístico). É só se planejar!

Vou parar por aqui por motivos de estar com fome e #chateado por não estar em Teresina! haha. Vou deixar que vocês me deem dicas da cidade nos coments!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Imagem: Reprodução.

 

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados