Vale dos Vinhedos – A maior concentração de parreirais do Brasil

Quem disse que para apreciar um vinho de qualidade é preciso sair do Brasil? No ano passado, o CNN Travel publicou uma lista com 10 destinos ao redor do mundo que precisam ser visitados pelos amantes de vinho. E adivinhem? O Brasil ficou dentro! Apresento-lhes, então, o Vale dos Vinhedos.

Foto: Fabiano Mazzotti/Prefeitura Municipal
Foto: Fabiano Mazzotti/Prefeitura Municipal

Responsável por cerca de 90% dos vinhos do Brasil, esta região tem uma produção vinícola formada pelo triângulo Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, municípios do estado do Rio Grande do Sul, que têm forte influência da imigração italiana.

Foto: Gilmar Gomes/Divulgação
Foto: Gilmar Gomes/Divulgação

Ocupando uma área de aproximadamente 80 quilômetros quadrados na Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos foi a primeira região do país a adotar o selo de Denominação de Origem Controlada, sendo que já possuía o de Indicação de Procedência – duas garantias da qualidade dos vinhos ali produzidos.

Foto: Fabiano Mazzotti/Prefeitura Municipal
Foto: Fabiano Mazzotti/Prefeitura Municipal

O Vale é considerado a maior concentração de parreirais do Brasil e oferece visitas guiadas às principais vinícolas da região, além de uma degustação comentada. As paisagens também não deixam a desejar, com suaves colinas cobertas por parreirais e araucárias, que mudam de tom conforme a estação do ano.

Foto: Almir Dupont/Flickr
Foto: Almir Dupont/Flickr

A influência de imigrantes fez com que fosse estabelecida uma rota gastronômica, com sabor tipicamente italiano. A região representa, portanto, o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos, mas também a junção destes com as mais modernas tecnologias para produção de vinhos finos e uma infraestrutura turística de boa qualidade.

Foto: mfz0/Flickr
Foto: mfz0/Flickr

Foi fundada, em 1995, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), que, de acordo com o site oficial do Vale, tem como missão “promover o desenvolvimento sustentável do Vale dos Vinhedos através do enoturismo, da integração entre os associados e a comunidade” e “fomentar a busca contínua pela excelência em produtos e serviços”.

Foto: Blue Velvet/Flickr
Foto: Blue Velvet/Flickr

Lembrando que, no Uva Bar, há uma série de opções de vinhos nacionais e importados, vale a pena conferir!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Posts Relacionados