Rosé – Conheça o mais versátil dos vinhos - estevampelomundo.com.br

Rosé – Conheça o mais versátil dos vinhos

Em outros posts, já falamos sobre espumantes, vinhos tintos e vinhos brancos. A atenção especial de hoje, portanto, vai para os vinhos rosés (ou rosados), que também são apreciados e sofisticados.
A coloração do vinho rosé está entre o vinho tinto e o branco, podendo variar entre laranja pálido e púrpura vívido – dependendo das uvas e da técnica de fermentação.
O vinho rosé não é muito popular na América Latina, mas em alguns países da Europa, principalmente França, Espanha, Itália e Portugal, é consumido em larga escala, especialmente nos meses quentes do ano.

Foto: Slack12/Flickr
Foto: Slack12/Flickr

As uvas utilizadas são pretas ou tintas e o início do processo de produção é o mesmo do vinho tinto. A diferença se dá na maceração, que dura menos quando se trata da produção de vinho rosé, de forma que a bebida adquira um leve toque rosado. Sendo assim, as cascas da uva são logo retiradas, por serem responsáveis pela coloração – quanto mais tempo o mosto (sumo da uva) fica em contato com a casca, mais intensa é sua cor.
A maceração, no caso do vinho rosé, dura de três a 24 horas, dependendo da coloração desejada pelo enólogo. Depois de separado de suas partes sólidas, o mosto é encaminhado para a fermentação, seguindo, a partir daí, o mesmo processo pelo qual passa o vinho branco.
Foto: Helle V Fisher/Flickr
Foto: Helle V Fisher/Flickr

Há também um outro método de produção do vinho rosé, que consiste na criteriosa junção do vinho tinto com o vinho branco já elaborados separadamente, a fim de obter a coloração exata. Este método é chamado “corte de vinhos tintos e brancos” e permite controle detalhado do resultado final.
Com características delicadas de vinho branco, mas sabor próximo ao de vinho tinto, o vinho rosé pode muito bem acompanhar pratos mais estruturados, que não seriam bem acompanhados pelo vinho branco, por exemplo, que é essencialmente leve.
No Uva Bar, há uma variedade de vinhos rosados (além de brancos, tintos e espumantes, é claro), que podem ser encontrados a partir de R$ 60,00. Vale a pena conferir!
Foto: Magna Casta/Flickr
Foto: Magna Casta/Flickr

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Jessica Renesto

Deixe um comentário