Pequim – A cidade que une tradição e modernidade

Pequim é a capital do país mais populoso do mundo, a República Popular da China. Quando traduzido, o nome da cidade significa “Capital do Norte”, o que se explica pelo fat

Foto: Thinkstock/Divulgação
Foto: Thinkstock/Divulgação

o de Pequim estar situada ao norte do país, tendo sido, durante séculos, a cidade mais populosa do mundo.

A cidade é o retrato da mistura entre cultura milenar e globalização. Ao mesmo tempo em que há intensa preservação da tradição chinesa, da cultura, da gastronomia e da história em essência, há também o claro reconhecimento, ao andar pelas ruas, da presença de uma cultura global, de marcas como McDonald’s, Starbucks, GAP, entre muitas outras.

No que diz respeito ao clima, o ar é seco durante quase todo o ano, mas no verão há muita chuva – e muito calor. Os invernos são frios, chegando facilmente a temperaturas negativas, mas com pouca neve, por conta da falta de umidade do ar; assim como outono e primavera que, enquanto estações de transição entre frio e calor, são também muito secas.

Chamada pelos próprios chineses de “Benjing”, a cidade foi capital do Império Chinês entre 1421 e 1911. Depois disso, entre 1937 e 1945, Pequim foi ocupada pelos japoneses na Segunda Guerra Mundial.

Um dos pontos turísticos mais procurados é a Cidade Proibida, um conjunto de palácios situado no centro da cidade, que começou a ser construído em 1407 e ficou pronto em 1420, durante a Dinastia Ming. A história conta que 14 imperadores desta dinastia moraram no complexo, além de 10 da Dinastia Qing – os quais, somados, governaram a China por quase 500 anos. O lugar foi aberto ao público em 1925.

Foto: Digital Vision/Thinkstock
Foto: Digital Vision/Thinkstock

A Cidade Proibida foi construída no formato retangular, cercada por muralhas de 10 metros de altura e por fossos com cerca de 50 metros de largura, que impediam a aproximação. Além disso, a Cidade era dividida em duas partes: na dianteira, eram realizados eventos e cerimônias, e a traseira servia para o trabalho e o cotidiano do imperador e da família imperial.

Foto: Eduardo Jun Marubayashi/Divulgação
Foto: Eduardo Jun Marubayashi/Divulgação

Em frente ao Palácio Imperial, há a famosa Praça Tiannamen, também conhecida como Praça da Paz Celestial, que possui o título de nada mais, nada menos do que a terceira maior praça pública do mundo – sendo superada apenas pela Praça Merdeka, na Indonésia, e pela Praça dos Girassóis, em Palmas, no Tocantins.

Para os chineses, a praça é como um coração simbólico do país, mas, para os estrangeiros, é conhecida pelo protesto dos estudantes, ocorrido em 1989.

Foto: Guety/Flickr
Foto: Guety/Flickr

Em 2008, Pequim foi sede das Olimpíadas, marcando a primeira vez em que uma cidade da China foi escolhida sede de um evento dos Jogos Olímpicos, sejam eles de verão ou inverno, e mostrando ao mundo o que os chineses têm a oferecer.

Entre as adaptações para que a cidade pudesse receber um evento de tal porte, houve grandes obras arquitetônicas, com o que havia de mais moderno, como o Estádio Nacional Indoor, o Centro Aquático Nacional de Pequim, o Centro de Convenções do Olympic Green, o Estádio Indoor Wukesong e o Estádio Nacional de Pequim, a principal praça esportiva utilizada, chamada também de “ninho de pássaro”, devido a seu formato.

olimpiadas na china e pequim beijin oficialOpções para os turistas é o que não falta na cidade, e vão desde a Ópera de Pequim, o Templo do Céu, até a Muralha da China (ou Grande Muralha), impressionante estrutura, cuja função inicial era defensiva, mas, atualmente, trata-se talvez do maior símbolo do país, uma atração histórica que não pode deixar de ser vista.

Foto: Digital Vision
Foto: Digital Vision

Pequim é uma das cidades onde mais se usa bicicletas como meio de locomoção, mas ainda assim, há opções como ônibus, metrôs e táxis.

Língua: mandarim
Visto: necessário para mais de 72h
Moeda: Iuan
Fuso horário: + 11h em relação a Brasília

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados