Eleitor viajante – Segundo turno

Foto: Volker Möhrke/Corbis
Foto: Volker Möhrke/Corbis

Lá se foi um primeiro turno, e o segundo está quase chegando.

Para quem está no Brasil, nada muito complicado. No domingo, dia 26, as urnas estarão à disposição das 8h às 17h. O local de votação é o mesmo do primeiro turno e é preciso estar munido de documento de identificação com foto – o título de eleitor não é obrigatório, mas, caso você não saiba seu local de votação, ele pode ajudar.

No primeiro dia de votação, fizemos o post Eleitor viajante, explicando como brasileiros que estão fora do país podem justificar a ausência nas eleições. Nesta segunda etapa, não poderíamos fazer diferente.

Mesmo no exterior, todos os brasileiros maiores de 18 anos (com exceção dos maiores de 70 e analfabetos) são obrigados a votar ou justificar a ausência do voto. Sendo assim, separamos algumas orientações que podem ajudar nossos queridos leitores viajantes que, ainda que não parem no país de origem, são cidadãos e, consequentemente, eleitores também.

Em primeiro lugar, se você é do tipo ávido por eleições e já tomou todas as providências para votar (o prazo já se encerrou), mesmo estando fora do Brasil, ótimo. Basta dirigir-se aos postos localizados nas embaixadas e nos consulados e exercer o direito ao voto.

Caso você não seja tão ávido assim, vai precisar justificar sua ausência no máximo um mês depois de retornar ao Brasil. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está disponível um formulário de justificativa, que deve ser preenchido e entregue em qualquer órgão diplomático ou repartição consular até 60 dias após o pleito, ou no Tribunal Regional Eleitoral no Brasil até 30 dias após o retorno.

Mais informações podem ser encontradas no próprio site do TSE.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados