Como é comemorado o Dia das Crianças em diferentes países - estevampelomundo.com.br

Como é comemorado o Dia das Crianças em diferentes países

Foto: Paul Hardy/Corbis
Foto: Paul Hardy/Corbiss

Você sabia que o Dia Mundial da Criança é, na verdade, dia 20 de novembro? Essa data foi determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU), porque foi neste dia, em 1959, que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança e, em 1989, a Convenção dos Direitos da Criança. Mesmo assim, a data varia em cada país.
Aqui no Brasil, o Dia das Crianças é comemorado hoje, 12 de outubro, e a tradição de dar presentes para as crianças neste dia surgiu na década de 1960, quando duas empresas de brinquedos infantis fizeram uma promoção, a “Semana do Bebê Robusto”, e obtiveram um faturamento muito acima do esperado. Nos anos seguintes, a mesma estratégia foi utilizada por outras empresas e os comerciantes decretaram que esta data seria uma oportunidade de promover o consumo.
Na África Central, o Dia das Crianças é celebrado no dia 25 de dezembro, na mesma data em que é comemorado o Natal Cristão, com o intuito de homenagear todas as crianças do mundo.
Na Argentina, a data é comemorada sempre no segundo domingo de agosto. Além da troca de presentes, bem parecida com a do Brasil, são realizadas atividades em todo o país, tais como oficinas, peças de teatros, exposições, tudo para entreter as crianças.
No Chile, não há feriado no “Día del Niño”. No entanto, no segundos domingo do mês de agosto, as famílias comemoram com brincadeiras com as crianças e aproveitam para lembrar os direitos estabelecidos pela Declaração dos Direitos da Criança.
Na Índia, o primeiro-ministro Pandit Jawaharlal Nehru tinha adoração por crianças e era sempre fotografado com elas, que inclusive o apelidaram de “tio Nehru”. A data de nascimento de Nehru, 14 de novembro, foi então escolhida para comemorar o Dia das Crianças.
No Japão, diferentemente dos outros países, há o Dia das Meninas, comemorado em 3 de março, e o Dia dos Meninos, em 5 de maio. Nas duas datas, são realizadas atividades especiais, dedicadas às crianças, mas com algumas distinções. Na primeira, há uma tradicional festa de bonecas, na segunda, as famílias expõem seus capacetes de guerra para incentivar as crianças a crescerem fortes e saudáveis.
Na Noruega, o dia 17 de maio, além de ser o Dia das Crianças, é também Dia da Noruega, um feriado nacional, em que as crianças participam de desfiles e carregam pequenas bandeiras do país.
No Paraguai, o Dia das Crianças é tristemente lembrado no dia 16 de agosto, feriado nacional, data escolhida por ter sido o dia em que soldados brasileiros massacraram um exército paraguaio, formado por crianças guaranis de 6 a 15 anos, na Guerra do Paraguai.
Na Tailândia, o Dia das Crianças é comemorado no segundo sábado de janeiro e o primeiro-ministro batiza a data com um tema específico todos os anos.
Na Turquia, o Dia das Crianças é comemorado em 23 de abril, junto com o Dia da Soberania Nacional. Nesta data, o governo organiza um festival, estudantes saem às ruas marchando e tocando instrumentos, realizando diversas apresentações culturais. Mas o mais impressionante é: neste dia, todas as crianças vão à capital Ancara e assumem o lugar dos membros da Grande Assembleia Nacional, “governando” o país por um dia, e há discussões sobre políticas públicas para crianças e adolescentes.
Vale ressaltar que a razão principal do Dia das Crianças é a afirmação contínua dos direitos delas, que devem ser respeitados, assim como todos os outros. Feliz dia das crianças!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Jessica Renesto

2 Respostas para “Como é comemorado o Dia das Crianças em diferentes países”

Deixe um comentário