Campinas – O que fazer na Cidade das Andorinhas

Município do interior do estado de São Paulo, Campinas é o 3º mais populoso do estado e o 14º de todo o país. Se você planeja passar alguns dias, ou ao menos um final de semana, na chamada “Cidade das Andorinhas”, este post é pra você.

Uma das maiores insatisfações do campineiro é a falta do que fazer, já que, como dizem, Campinas não tem praia. Os substitutos para muita gente, neste caso, são os shoppings. As opções mais procuradas são: Galleria, Iguatemi Campinas, Parque Dom Pedro, que já foi considerado o maior shopping da América Latina, e Parque das Bandeiras, inaugurado recentemente. Diversidade de lojas e preços é o que não falta.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Durante o dia, uma boa dica é o Parque Portugal, mais conhecido como Lagoa do Taquaral, que permite passeio ao ar livre, caminhada, corrida, andar de bicicleta, ou simplesmente passear em volta da lagoa. Inclusive, há alguns dias, foi reaberta a réplica da caravela Anunciação de Pedro Álvares Cabral, que levou 6 anos para ser restaurada, mas já pode receber visitas e a entrada é gratuita.

Foto: Campinas com crianças/Divulgação
Foto: Campinas com crianças/Divulgação

Um outro cartão-postal da cidade de Campinas é a Pedreira do Chapadão, uma área de cerca de 130 mil metros quadrados, que foi revitalizada recentemente e ganhou novos espaços e atividades, como o mirante de 30 metros de altura. O local funciona diariamente e permite a prática de esportes, tem um estacionamento com capacidade para 60 veículos, banheiros novos e um palco recuperado, onde são realizados shows.

Foto: Edson Reis/Flickr
Foto: Edson Reis/Flickr

Apesar das divergências, a terra do maestro Carlos Gomes tem diversos espaços culturais. Entre eles, teatros como José de Castro Mendes – recentemente reformado -, Brasil Kirin e Amil. Há também cinemas espalhados pelos shoppings da cidade – e, se você pretende assistir a filmes que estão fora do circuito hollywoodiano, prefira o Topázio Cinemas, localizado no Parque Prado.

Foto: Natal Forcelli/Flickr
Foto: Natal Forcelli/Flickr

Alguns dos principais pontos de referência da cidade de Campinas, segundo o TripAdvisor, são a Torre do Castelo, a Escola de Cadetes e a Estação Cultura. Mas há outros passeios interessantes, como uma visita ao Mercado Municipal, chamado pelos campineiros de “Mercadão”, à Catedral Metropolitana ou ao Centro de Convivência, no qual é realizada a famosa “Feira Hippie” todos os finais de semana, no período da manhã.

Foto: Natal Forcelli/Flickr
Foto: Natal Forcelli/Flickr

Campinas é também a cidade dos universitários, além de ser um importante pólo industrial. O município abriga a Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, uma das principais instituições de ensino superior da América Latina.

No que diz respeito à gastronomia, Campinas tem inúmeras opções de bares e restaurantes, com todos os tipos de comidas que você pode imaginar – italiana, japonesa, mexicana, tailandesa, chinesa, brasileira, portuguesa e várias outras. A dica fica por conta dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, que são constituídos por ruas de paralelepípedos, casas de arquitetura antiga, com portas e janelas que dão direto para a calçada, e restaurantes típicos.

A vida noturna na cidade também é bastante movimentada, com opções de bares e baladas. No entanto, a maior concentração de bares está localizada no bairro Cambuí, que possui, em especial, duas ruas paralelas tomadas por vários deles, basta passar por ali e escolher o que parece mais animado – ou mais calmo, a depender do gosto de cada um.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Há também shows, espetáculos, peças de teatro e exibição de filmes, basta ficar atento às atrações da semana e você não vai parar em casa. Um site interessante para acompanhar as novidades é o campinas.com.br, um portal de turismo e lazer de Campinas e região.

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados