Eleitor viajante – Saiba como justificar sua ausência nestas eleições

Foto: Craig James/Flickr
Foto: Craig James/Flickr

Se você é brasileiro e está fora do país neste período de eleições, este post foi feito especialmente para você.

Há duas possibilidades em relação ao voto neste caso: votar ou justificar a ausência. Aqueles que pretendiam votar, deveriam ter procurado a Justiça Eleitoral até o dia 07 de maio. Portanto, se você não se inclui nesta categoria, deverá justificar a ausência.

Para justificar, basta preencher um formulário, disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e entregar ao Juiz Eleitoral no exterior (até 60 dias após as eleições) ou ao Tribunal Regional Eleitoral no Brasil (até 30 dias após o retorno).

O pedido deve conter nome, data de nascimento, filiação, número do título de eleitor e endereço atual, além do motivo da ausência à votação. A ausência pode ser comprovada por meio de cópia do passaporte carimbado, bilhete de passagem aérea com a data de retorno, contrato de trabalho ou certificado de matrícula no país estrangeiro.

Lembre-se: mesmo no exterior, você é obrigado a votar ou justificar sua ausência. Se não fizer nenhuma das duas coisas, você estará em débito com a Justiça Eleitoral, e isso gera uma série de empecilhos na sua vida. Além disso, em caso de 03 ausências consecutivas e não justificadas, o título é cancelado.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados