Vinho branco – 10 curiosidades

Foto: divulgação
Foto: divulgação

De cor dourada e sabor leve e frutado, o vinho branco é geralmente servido em temperatura mais baixa e, por isso, diferentemente do tinto, é mais apreciado durante os meses quentes do ano.

O Uva Bar tem diversas opções de vinho branco, vale a pena conferir (http://www.uvabar.com.br/site/). Além disso, quem acompanha o Estevam Pelo Mundo tem desconto especial.

Para provar que, mesmo no calor, a bebida não sai da mesa, compilamos algumas características do vinho branco:

1. O vinho branco, assim como o tinto e o rosé, também traz benefícios à saúde, ligados ao fato de a bebida ter baixo teor calórico, alta taxa de polifenóis e ação antioxidante.

2. Para fazer uma garrafa de vinho branco, é utilizado 1,2 kg de uva aproximadamente.

Foto: Simon Mills/Corbis
Foto: Simon Mills/Corbis

3. Os tipos de vinho branco são divididos em: seco, demi-sec (seco levemente adoçado), suave (seco adoçado artificialmente), licoroso (muito adoçado) e espumantes e frisantes (a diferença entre os dois últimos é que o frisante é um espumante com menos pressão).

4. A classificação do vinho em seco ou doce está ligada diretamente a seu tempo de fermentação – quanto mais tempo, maior a transformação do açúcar em álcool etílico e, portanto, mais seco o vinho.

5. Os vinhos brancos são servidos em temperatura mais baixa do que os outros vinhos, variando de 8 a 10ºC. Quanto mais baixa a temperatura do vinho branco, mais frutado será seu sabor.

6. Em todos os casos, a taça deve ser segurada pela haste, não pelo corpo, evitando assim o aquecimento do vinho e permitindo a visualização de sua limpidez. É importante lembrar que, ao servir, o vinho não pode ultrapassar a metade da taça, a qual, no caso do vinho branco, costuma ser mais baixa e menos larga que as demais.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

7. O vinho branco também pode ser produzido com uvas tintas, isso porque o que dá cor à bebida é a casca da uva, não a polpa. Assim, na produção do vinho branco, a casca é descartada.

8. Os vinhos brancos produzidos a partir de uvas brancas são chamados “blanc de blancs”, enquanto aqueles que são produzidos a partir de uvas tintas são chamados “blanc de noir”.

9. A uva branca mais difundida no mundo é a chardonnay, a partir da qual os vinhos produzidos geralmente são mais encorpados e cujo sabor pode variar do mais delicado ao mais intenso.

10. Tradicionalmente, o vinho branco é excelente para acompanhar pratos baseados em peixes e frutos do mar, mas também saladas e sobremesas, por ser um vinho mais leve.

Foto: Tammy Hanratty/Corbis
Foto: Tammy Hanratty/Corbis

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados