Recife – Roteiro da capital pernambucana

Recife é um dos destinos mais procurados do Brasil durante o carnaval. Mas a capital do estado de Pernambuco vale a visita mesmo fora de temporada. Com 1.608.488 habitantes, segundo o último censo do IBGE, é a metrópole mais rica do norte e do nordeste do país.

Em Recife, não se pode deixar de visitar o Instituto Ricardo Brennand, eleito um dos melhores museus do mundo em 2014. Da mesma família de Ricardo Brennand, Francisco Brennand é considerado o maior escultor vivo do Brasil e suas obras podem ser apreciadas na Oficina de Cerâmica que leva seu nome – as obras ficam expostas em galpões e num imenso jardim, mas há também uma oficina em funcionamento, por onde circula inclusive o próprio artista.

Foto: Isadora Cipola
Foto: Isadora Cipola
Foto: Isadora Cipola
Foto: Isadora Cipola

Não importa em que ponto da cidade você se hospede, conhecer o bairro Recife Antigo é passeio obrigatório. Trata-se de um lugar que abriga a rica cultura da cidade, do estado e – por que não? – do país, em museus, igrejas, casas antigas e galerias de arte. A dica é, sem dúvida, andar a pé pela calçada e pelas ruas de paralelepípedos. Na Rua do Bom Jesus, ponto de referência do bairro, fica a Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda, espaço construído para permitir que os tradicionais bonecos de Olinda possam ser contemplados durante o ano inteiro, não apenas durante o carnaval.

Foto: Isadora Cipola
Foto: Isadora Cipola
Foto: Isadora Cipola
Foto: Isadora Cipola

O passeio no Recife Antigo pode acabar no Marco Zero da cidade, à beira do Rio Capibaribe. A paisagem recifense é toda cortada por rios, canais e dezenas de pontes que ligam um bairro a outro, e há passeios diários de catamarã que permitem desfrutar das belezas naturais do principal trecho do Rio Capibaribe.

Foto: Júlia Pereira
Foto: Júlia Pereira
Foto: Isadora Cipola
Foto: Isadora Cipola

Outro lugar que não pode ficar de fora do roteiro é a Casa de Cultura de Pernambuco, onde antes funcionava um antigo presídio e hoje abriga um centro de artesanato – cada antiga cela é uma lojinha com um artesão diferente, com variedade de roupas, rendas, cerâmicas, bordados, bijuterias, artesanatos em geral.

Foto: Júlia Pereira
Foto: Júlia Pereira

Em Pernambuco, há o famoso bolo de rolo, uma espécie de rocambole de goiabada coberto com açúcar. Para se ter uma ideia, em 2007, foi aprovada uma lei que considera o doce um patrimônio imaterial do estado. Não dá para ir embora de Recife sem experimentar – a Casa dos Frios é o lugar mais recomendado.

A Carvalheira é uma fábrica de cachaça que permite um tour pelo ambiente, com explicações sobre a produção da bebida. Para os gringos – e brasileiros -, há uma aula sobre como preparar a típica caipirinha. No final do passeio, os visitantes têm direito a uma degustação e acesso à loja de produtos próprios da fábrica. O lugar também comporta eventos de todos os tipos.

Foto: Isadora Cipola
Foto: Isadora Cipola

No quesito “praias”, a de Boa Viagem é a mais famosa e a mais visitada pelos turistas na cidade, já que possui uma infraestrutura completa, com quiosques, barracas, um calçadão movimentado e a proximidade com os hotéis. Sobre o risco de ataques de tubarão: há. No entanto, placas pela praia informam sobre o risco e alertam até onde os banhistas devem ir, qual o horário, etc. Seguindo as recomendações, não há o que temer.

Foto: Isadora Cipola
Foto: Isadora Cipola

Mesmo assim, a maior parte dos recifenses deixa a capital nos finais de semana e segue rumo a outras praias, como Porto de Galinhas, no litoral sul do estado – o lugar é tão incrível que merece ser explorado em outro post, com mais exclusividade.

Foto: Isadora Cipola
Foto: Isadora Cipola

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados