Jogo ou Show? Como os Americanos Transformam Eventos Esportivos em Entretenimento

Uma coisa que os Americanos são muitos bons é: entretenimento! E o esporte não fica fora disso.

Logo que mudei para os Estados Unidos eu nunca tinha assistido uma partida de futebol americano ou beisebol e muito menos ido à um estádio. Confesso que no começo não via muita graça e achava cansativo ficar no campo por 4 horas. Além disso, ainda não entendia direito como o jogo funcionava e nem sabia das regras.

Passado 2 anos e meio posso dizer que isso mudou. É realmente impressionante a capacidade que eles têm de transformar tudo em atração, como se fosse um show. A temporada de beisebol praticamente acabou e a de futebol americano acabou de começar e aí os dias de domingo dos Americanos ficam reservados para assistir TV, comer pipoca e tomar cerveja, muita cerveja.

Na semana retrasada eu fui no jogo de beisebol do time profissional aqui de Reno, os Aces. O time não é lá aquelas coisas mas valeu a pena só pelo fato de curtir com os amigos e apoiar a cidade.

Fachada do Aces Ballpark em Reno, Nevada, um pouco antes do jogo começar.
Fachada do Aces Ballpark em Reno, Nevada, um pouco antes do jogo começar.

Reno tem quase 300,00 mil habitantes mas se for parar pra pensar, o número de torcedores que compareceram ao jogo foi relativamente grande.

Visão do campo do ponto de vista da primeira base. E o medo de ser acertada por uma bola?!
Visão do campo do ponto de vista da primeira base. E o medo de ser acertada por uma bola?!

Foram quase 4 horas de jogo! Praticamente o dobro comparado com o futebol no Brasil. O jogo em si não é tão demorado, mas de 10 a 15 minutos eles param o jogo para fazer sorteios, homenagear pessoas importantes na cidade, fazer desafios para ganhar brindes, ou para apresentação das chefes de torcida. No jogo que eu fui tiveram dois desafios. Um era pra ver quem terminava de comer o hambúrguer primeiro (dá pra entender as altas taxas de obesidade do país) e o outro era pra ver quem desdobrava mais rápido uma camiseta que estava congelada. Loucura ou não, sem sentido ou não, são coisas como essas que mantém os torcedores entretidos. Aliás, muitas pessoas vão as partidas apenas pela parte social do evento. Comida, bebida, música, camisetas de graça, enfim, pela diversão em si.

O time da cidade nem é tão bom assim, mas olha as coisas que os caras fazem! Em todas as partidas que acontecem nas sextas-feiras eles fazem um show de fogos de artifício depois do jogo. Dá uma olhada no vídeo abaixo:

Aces Game

Esse arsenal todo não acontece só nos jogos profissionais. Pelo o contrário. O esporte universitário, principalmente o futebol americano, acaba sendo mais popular que o profissional pelo fato de Reno ser uma cidade pequena em que a comunidade apóia muito a faculdade.

Primeiro jogo do Wolf Pack da temporada de futebol americano universitário. A foto foi tirada durante o intervalo onde a banda da faculdade fez uma apresentação.
Primeiro jogo do Wolf Pack da temporada de futebol americano universitário. A foto foi tirada durante o intervalo onde a banda da faculdade fez uma apresentação.

São poucos os estádios de futebol no Brasil que têm um público tão grande como esse num dia de jogo. Acredito que a Confederação Esportiva Brasileira (COB) poderia aprender um pouco com os Americanos em como tornar os eventos esportivos do nosso país mais atrativos para que mais pessoas possam comparecer aos estádios, quadras e piscinas. Torcida é uma forma de apoio importantíssima para os atletas além de ajudar a promover o esporte, e também a incentivar crianças e adolescentes a começar a pratica esportiva, sendo ela competitiva ou não.

Por isso pessoal, apoie os times locais da sua cidade, principalmente de esportes menos conhecidos no Brasil, você causará um impacto maior do que imagina!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

               por Luiza Vieira.

 

 

 

 

 

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados