Você nunca fez intercâmbio? 5 motivos para fazer!

Foto: reprodução
Foto: reprodução

 

Você com certeza já escutou alguém falando que fazer intercâmbio é maravilhoso, que todo mundo precisa passar por essa experiência pelo menos uma vez na vida, que conhecer outros países, outras culturas e outras pessoas enriquece o caráter, etc etc etc.

É fácil entender tudo isso quando você já foi intercambista alguma vez, mesmo que por um mês ou menos. Mas se você nunca tirou os pés daqui, pode ser difícil compreender de verdade, não é?

É pra você que escrevo este texto! Pra você que nunca fez intercâmbio. Pra você que nunca teve acesso a uma lista que enumerasse algumas das vantagens e das delícias de fazê-lo. Pra que você acredite que tudo isso é realmente incrível.

(Mas é também pra você que já teve essa experiência uma ou mais vezes, pra confirmar que todas as sensações que você experimentou sozinho são compartilhadas por muitas, muitas, muitas outras pessoas).

Sendo assim, aqui estão os 5 motivos (entre tantos) para fazer intercâmbio:

1. Você descobre que mímicas são universais

Eu nunca tinha pensado nisso, mas a mímica é realmente uma linguagem universal. Foi assim que uma suíça que conheci começou a se comunicar antes de aprender espanhol. Você pode facilmente fazer com que os outros compreendam que está com sede, fome ou cansado – ou seja, ponto positivo no quesito sobrevivência!

2. Você conhece novas pessoas

Não existe a possibilidade de fazer um intercâmbio e não conhecer ninguém. Talvez a maior delícia do intercâmbio seja conhecer pessoas que, se você estivesse em casa, não teria a mínima chance de encontrar.

3. Você conhece novos lugares

Parece óbvio, mas vai dizer que não é animador pensar nos lugares inacreditáveis em que você pode ter a chance de estar? Que o Brasil é bonito por natureza, a gente sabe. Mas o mundo inteiro tem belezas inimagináveis. Uma vida só não é suficiente pra ver tudo.

4. Você aprende novos idiomas

Tá aí a parte mais profissional e talvez a razão pela qual a grande maioria das pessoas decide fazer intercâmbio. Pode parecer assustador à primeira vista – você chega num lugar que nunca viu, com pessoas que não conhece, que falam uma língua que você (ainda) não sabe. Mas calma! Isso é super normal, e no final você vai rir de tudo o que inventou disse antes de aprender a língua de verdade. Aliás, lembre-se do primeiro tópico: mímicas são universais. Morrer de fome, garanto que você não vai.

5. Você fica independente

Muito importante: durante o intercâmbio é você quem toma conta de você mesmo. Você é completamente responsável pelos seus atos e, inclusive, pela forma como vai lembrar desta experiência depois de alguns anos. Por isso, divirta-se muuuito, aprenda muito e não tenha medo do novo, não hesite em conhecer o desconhecido. Mas não deixe de lado os valores que são sua maior bagagem e que vão te acompanhar onde quer que você vá.

PS: Estes são os 5 tópicos que compilei como os mais importantes, mas é claro que não para por aí. Existem milhares de outros motivos para fazer intercâmbio! Quem já fez sabe. E quem nunca fez, por que não descobri-los?

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

 

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados