Conheça o Aeroporto Internacional King Fahd, na Arábia Saudita

Há quem passe pelos aeroportos sempre correndo, atrasado, quase perdendo o voo. Há quem apenas passe, sem notar qualquer pedaço da construção daquele lugar ou da infraestrutura que cabe ali. Mas também há quem passa e nota cada detalhe. Em qual perfil você se encaixa?

No texto de hoje eu vou falar sobre um aeroporto que eu tenho quase certeza que você provavelmente nunca ouviu falar na vida. Ele fica entre as cidades de Qatif e Dammam, na Arábia Saudita, e tem cerca de 780 km quadrados. Mas se você não é muito ligado em proporção, isso é o tamanho da porção de terra da cidade de Nova York, nos Estados Unidos!

aeroporto-internacional-king-fahd
Foto: Boyette A/Divulgação

Hoje, o aeroporto é responsável por atender às demandas de toda a região leste da Arábia Saudita. Possui 6 andares, mas apenas 3 são utilizados pelos passageiros, sendo que o terceiro andar é para chegadas, o quarto é para embarque e o sexto é para partidas.

Pioneirismo

O KFIA foi o primeiro aeroporto internacional da Arábia Saudita a adotar espaço para as lojas Duty Free (aquelas em que há isenção ou redução de impostos sobre os produtos vendidos).

Hoje em dia, já foi superado no quesito movimentação de passageiros por outros dois aeroportos do país: o Aeroporto Internacional Rei Khalid, que fica a 35 quilômetros de Riade, a capital e maio centro urbano do país; e o Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz, localizado ao corte da cidade de Gidá.

aeroporto-internacional-king-fahd
Terminal de passageiros do Aeroporto Internacional King Fahd

Serve principalmente a Região Leste da Arábia Saudita, um complexo urbano de cerca de 3 milhões de pessoas. Essa região é composta pelas cidades de Dammam, Khobar, Dhahran, Ras Tanura, Qatif, Al-Thugbah, Jubail, Hofuf e Al-Mubarraz.

Estatísticas

CONTRATE O SEU SEGURO VIAGEM AQUI PELO MELHOR PREÇO. AJUDE O BLOG A CONTINUAR CRESCENDO!

As estatísticas mais recentes, de 2016, indicam que naquele ano, o Aeroporto Internacional teve quase 10 milhões de passeiros e uma circulação de pouco mais de 90 mil aeronaves. Além disso, quase 139 mil toneladas de carga foram transportadas para ou a partir dele.

Os destinos que recebem o maior números de  voos a partir do KFIA ficam todos na Ásia: Confira (na ordem):

  • Dubai (Emirados Árabes Unidos) – 70 voos semanais
  • Cairo (Egito) – 34
  • Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – 28
  • Bahrain – 28
  • Delhi (Índia) – 21
  • Sharjah (Emirados Árabes Unidos) – 18
  • Mascate (Omã) – 16
  • Munbai (Índia) – 14
  • Istambul (Turquia) – 14

As únicas companhia aéreas não asiáticas que atuam nesse aeroporto são a KLM, a Lufthansa, a British Airways e a Air France, essa última apenas no transporte de carga.

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará contribuindo para que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

 

Posts Relacionados