Voando barato na Europa – Ryanair, Easy Jet e Low Cost

Então você que clicou neste postou achou que iria encontrar dicas pra viajar pagando super barato em passagens aéreas, confere??? SIM! É isso mesmo ARNALDOOO!!! O Estevam Pelo Mundo sabe que tem horas que PRECISAMOS viajar, mas nosso cheque especial PRECISA ficar fora dessa. Então, neste caso, todo sacrifício é bem-vindo, correto???

Bom, se a resposta foi SIM (pelo menos pra mim SEMPRE será  SIM!) neste post  vou contar as melhores companhias para viajar gastando pouco (muito pouco) e não estou falando de promoção relâmpago, mas sim das Low Fare, ou Low Budget Airlines que são um sucesso na Europa. Esqueça tudo que você sabe sobre espaço para pernas, conforto e serviço de bordo de QUALQUER companhia aérea. Aqui nós te levamos até o destino final e PONTO. Sim, PONTO FINAL.

“Mas assim Estevam, quais são as companhias mais baratas pra voar na Europa e conta pra mim como é?”  Seu desejo é uma ORDEM, caro leitor low budget:

Ryanair Review Bus Airport

– RYANAIR: Onde o abuso e o bom-senso se encontram num latão com asas. O famoso canhão alado, leva estudantes, estagiários, e aqueles viajantes que não estão podendo ostentar para todos os cantos da Europa.

Pra você ter ideia do quão irritante pode ser um voo na Ryanair, não existem lugares marcados, e é bem aí que começa a batalha entre viajantes desconhecidos por um assento que nem mesmo um mísero botão de reclinar tem!

Quer mais? Tem a raspadinha do desesperado! Onde uma infeliz CORNETA anuncia a venda de raspadinhas, cigarros eletrônicos, Perfumes, Pokémons e muito mais, enquanto bem provavelmente algum estagiário pilota o possível avião tripulado.

Flying Ryanair

O conforto é TAMANHO que os bancos não reclinam, nem mesmo a ÁGUA é gratuita e já cogitaram cobrar o uso dos sanitário (projeto VETADO – obviamente – no início do século por ir contra as necessidades fisiológicas do ser humano).

A última tentativa frustrada da companhia que trata seus passageiros como CARGO foi a infeliz ideia de criar “assentos” sem poltrona. Oi? Isso mesmo! Imagina só ir de Portugal até a Polônia de Pé? GRAZADEUS que esse também foi um projeto vetado!

Ryanair Seats SpaceUma das coisas que MAIS me deixa louco quando voo com eles é a INEXISTÊNCIA de BONS aeroportos pra Ryanair pousar seu latão alado. Todos os aeroportos são longe. Tem aeroportos TÃO LONGE que uma vez comprei um voo da Finlandia para Frankfurt e fui descobrir que o aeroporto de Frankfurt operado pela companhia Low Budget ficava a 200kms do aeroporto oficial da cidade de onde eu tomaria outro voo.

Mas vamos falar de coisa boa! Não, não vamos falar de coisa boa, afinal, se fôssemos falar de coisa boa eu estaria escrevendo um post sobre a Emirates ou Qatar Airways. Mas como o tema do dia é LOW BUDGET AIRLINES, vamos voltar pra realidade e falar sobre BAGAGEM!

Ryanair Fit Luggage

A Ryanair pode ser agraciada com o prêmio chata dos ares. Você acredita que a companhia OBRIGA cada passageiro a LITERALMENTE socar sua bagagem de mão em uma caixa metálica para provar que a bagagem cabe tranquilamente nos compartimentos superiores da cabine? E como se não fosse o bastante, ainda pesam a mala que não pode passar de 10kg. Se você tem o azar que tive de ter uma mala mais pesada, tem que pagar a bagatela de 40 Euros para despachá-la e ainda ficar sem nenhuma bagagem de mão.

Ryanair check in airport mad complain

Mas espera!!! Eu estou AMANDO escrever este post, pois me pego pensando em TUDO que já fiz pra Ryanair ganhar dinheiro, como uma outra modalidade em que já participei: IMPRESSÃO DE CARTÕES DE EMBARQUE. Aqui nesta empresa amiga do viajante, se o viajante esquece de imprimir seu cartão de embarque, ou simplesmente quer salvar o planeta usando um QR Code em seu smart phone, esta proesa pode custar 40 Euros, já que por normas da companhia, só embarcam os passageiros com passagens impressas em papel. Pergunta se em meu primeiro voo eu sabia disso?

Outro detalhe ÚNICO da Ryanair são suas aeromoças. Deixo uma foto abaixo e cada um pode pensar o que quiser.

Ryanair

Por incrível que pareça, quando se fala em companhias de baixo custo europeias, a Ryanair detem mais da metade do mercado de Share of Voice, sendo seguida pela Easy Jet (que também não impressiona muito com seus serviços).

Airlines Share of Voice Ryanair and Easy jet

– Easy Jet: Não fica nada atrás de sua concorrente Irlandesa. Aliás, o tratamento, serviço precário e falta de simpatia das aeromoças torna a competição entre ambas extremamente acirrada. Eu ainda prefiro as cores da cabine desta companhia ao azulão com amarelo de sua principal concorrente.

A Easy Jet também não toca uma corneta ao chegar no destino, como é o caso da sempre inoportuna, Ryanair.

Ryanair and Easy Jet planes

– German Wings: UFA! Achamos uma companhia com um custo-benefício honesto, diga-se de passagem. Os trechos são baratos pelo serviço oferecido, modernidade das aeronaves e sorrisos das aeromoças.

German Wings Flight

Ok, ok ok! Minha review está chegando ao fim e nem pense em chorar, porque depois de tanta notícia boa, aposto que você NÃO vê a hora de fazer as malas e pegar altos voos com estas companhias, não é mesmo:

Brincadeiras a parte, acredito MESMO que o mais importante é viajar. Voo, voei e sigo voando nestas companhias sempre que acho um preço bacana para um destino interesssante. Afinal, eu te garanto que as poucas horas “enlatado” nos ares, passam despercebidas ao final de qualquer viagem.

Por Lucas Estevam

 

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados